Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quarta Feira 05 de Novembro de 2025

Menu

Tragédia

Avião cargueiro de grande porte cai e mata 7 pessoas

Causas do acidente estão sendo investigadas

Geral | 05 de Novembro de 2025 as 14h 20min
Fonte: Power Mix

Foto: Reprodução

Um avião de carga da empresa UPS caiu na manhã desta terça-feira (4) no Aeroporto Internacional Muhammad Ali, em Louisville, Kentucky, deixando sete mortos — três tripulantes e quatro pessoas que estavam em solo. Outras 11 pessoas ficaram feridas, segundo o governador do estado.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram que, durante a decolagem, a asa esquerda da aeronave pegou fogo, formando uma extensa trilha de fumaça. O avião ainda chegou a se elevar alguns metros, mas perdeu sustentação e explodiu ao atingir uma área industrial próxima à pista.

A aeronave era um McDonnell Douglas MD-11, modelo usado em operações de transporte de grande porte. Segundo a Agência Federal de Aviação (FAA), o voo partiria de Louisville com destino a Honolulu, no Havaí.

O aeroporto abriga o Worldport, centro global de logística aérea da UPS e maior complexo de triagem de encomendas da companhia. O acidente provocou um incêndio de grandes proporções, alimentado pelo combustível da aeronave, atingindo prédios próximos e gerando uma coluna de fumaça visível a quilômetros de distância.

As causas da queda ainda estão sendo investigadas pelo Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (NTSB).

O governador do Kentucky, Andy Beshear, afirmou que o número de vítimas pode aumentar, já que parte dos feridos permanece em estado grave.

Com o acidente, todas as decolagens no Aeroporto Internacional Muhammad Ali foram suspensas na noite desta terça-feira (4). A expectativa é que as operações sejam retomadas na manhã de quarta-feira (5), caso as equipes concluam o rescaldo e a avaliação de segurança da área afetada.

As autoridades de Louisville também emitiram um alerta para que moradores evitem circular em um raio de aproximadamente 7,5 km ao redor do aeroporto, devido à fumaça tóxica gerada pela queima de combustível e aos riscos de novos focos de incêndio.

Por serem projetadas para transportar grandes cargas, aeronaves cargueiras costumam operar com tanques de combustível mais cheios do que aviões comerciais de passageiros — especialmente em rotas longas, como o trajeto que seria realizado entre Louisville e Honolulu. Essa característica pode ter contribuído para a intensidade das chamas e para o incêndio de grandes proporções registrado na região após a queda do MD-11.

O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) e a FAA estão conduzindo a investigação para determinar a causa do acidente.