Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sábado 02 de Dezembro de 2023

Menu

Cronograma

Avanços na aprovação do Aeroporto do Condomínio Premier

O documento prevê a regulamentação das operações aéreas no aeródromo e visa

Geral | 21 de Julho de 2023 as 09h 52min
Fonte: Assessoria

Foto: Divulgação

Os trabalhos nas aprovações relacionadas ao Condomínio Premier estão acontecendo dentro do cronograma esperado. Saiu no Diário Oficial da União a publicação da liberação do Plano de Proteção do Aeródromo, a portaria que permite a liberação do Plano Básico de Proteção de Aeródromo (PBZPA).

A publicação da portaria, já em vigor, é um grande avanço prévio ao início das obras das instalações pista de pousos e decolagens do aeroporto privativo do Condomínio Premier. O documento prevê a regulamentação das operações aéreas no aeródromo e visa, prioritariamente, a segurança dos voos.

Fonte: Diário Oficial da União / Ministério da Defesa / Comando da Aeronáutica / Departamento de Controle do Espaço Aéreo

 

Esse documento é um estudo do conjunto de superfícies limitadoras de todos os obstáculos relevantes em seu entorno, ditando assim o melhor aproveitamento das propriedades do aeródromo, mantendo padrões de operações que não colocam em risco pilotos, aeronaves, passageiros e propriedades próximas ao local.

O piloto para pousar e decolar deve estar atento a uma série de fatores ligados à navegação aérea, dentro de limites de segurança que se encontram em seus locais de operação. Sendo assim o PBZPA mantém sua função delimitando áreas de segurança em um raio de 360 graus da pista, sem contar também com áreas de maior comprimento de segurança nos eixos das cabeceiras da pista as chamadas Clearways, ou “áreas limpas”.

Esses planos são exigências internacionais e sua obrigatoriedade no Brasil está prevista conforme Art. 44 da Lei número 7.565 de 9 de dezembro de 1986, um dos pilares da legislação civil aérea, o Código Brasileiro de Aeronáutica.

O aeroporto privativo do Condomínio Premier será um avanço setor aeroviário do Norte do Estado, que é comprovadamente o maior mercado de aviação do estado de MT, alçando recorrentemente recordes de passageiros, impulsionado principalmente pelo segmento doméstico e da aviação executiva.

Imagem Ilustrativa

 

O Condomínio Premier trará inúmeros benefícios ao setor, proporcionando a criação de novos negócios como serviços ligados ao atendimento de aeronaves, formação de novos pilotos dentre outros, gerando assim novos empregos e mais renda para a população.

Quer conhecer mais sobre os diferenciais inéditos deste condomínio fechado de alto padrão, conectado ao Rio Teles Pires? CLIQUE AQUI e confira o vídeo.