Mato Grosso
Aumento da demanda de avaliações judiciais atrai corretores para a profissão de perito avaliador
Em MT são 700 pessoas aptas a realizar avaliação de imóveis, porém apenas 308 realizaram o cadastro no BANPAC, e poderão atuar nos processos do poder judiciário.
Geral | 02 de Setembro de 2021 as 17h 31min
Fonte: Cristiane Guerreiro- Assessoria CRECI-MT

Se antes era mais comum apenas a procura pelo corretor para realizar transações como compra, venda e locação, hoje isso mudou! O mercado imobiliário oferece muitas oportunidades, como a avaliação de imóveis que é um serviço cada vez mais procurado.
A demanda do mercado expandiu o campo de atuação profissional. Hoje o Estado de Mato Grosso registra 700 corretores de imóveis que ingressaram na profissão de avaliador imobiliário. Esse levantamento é do Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI).
Segundo o vice-presidente de avaliação imobiliária do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, Luiz Barcellos, os corretores de imóveis obtiveram grande conquista com o reconhecimento da habilitação legal do corretor para avaliações, essa conquista é uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), via agravo Nº 708.474, de que a perícia em avaliação de imóveis é de competência do corretor de imóveis.
“Mesmo com o número expressivo de pessoas atuando na profissão, ainda faltam profissionais capacitados e certificados para atuar como avaliador imobiliário e como perito avaliador. Para atuar na área é necessário ser corretor de imóveis e ter cadastro de avaliadores (CNAI), realizado e mantido pelo Conselho Federal. E para atuar como perito avaliador, no âmbito do poder judiciário, é necessário realizar o cadastro no Banco de Peritos Judiciais e Corretores Públicos (BANPAC). O avaliador imobiliário e o perito avaliador são os profissionais aptos a realizarem serviços mais elaborados, como a emissão do Parecer Técnico de Avaliação Imobiliária (PTAM)”, destacou.
Presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso, 19ª Região, Benedito Odário, ressalta que o poder judiciário frequentemente requisita profissionais com CNAI para realizar trabalho como peritos judiciais. “Por essa razão, o CRECI firmou convênio com o Tribunal de Justiça e Tribunal Regional do Trabalho para ampliar a atuação desses profissionais”, disse.
Segundo o presidente, no Estado de MT foi criado através do convênio, o Banco de Peritos Judiciais e Corretores Públicos (BANPAC), no qual os profissionais precisam se cadastrar. O BANPAC reúne os dados dos corretores públicos e peritos avaliadores para a seleção e escolha dos profissionais. Hoje são 308 profissionais cadastrados e aptos a atuar em processos do poder judiciário.
“Realizamos um convênio inédito, que hoje é implantado em outros Estados. O convênio traz benefício ao corretor, pois habilita ser escolhido pelos juízes a atuar como perito judicial e corretor público. Os convênios permitem aos corretores fazerem avaliações para locação dos prédios dos cartórios e a atuarem com alienações nos processos da justiça do trabalho. Foi aberto um ‘leque’ de possibilidades que agregará muito profissionalmente”, concluiu o presidente.
Das 700 pessoas aptas a realizar avaliação de imóveis, apenas 308 realizaram o cadastro no BANPAC, e poderão atuar nos processos do poder judiciário.
Notícias dos Poderes
Acrinorte empossa nova diretoria e reafirma protagonismo do setor produtivo rural em Sinop
22 de Setembro de 2025 as 15h50Pista irregular, excesso de velocidade e circulação proibida: laudo aponta causas de acidente que deixou 11 mortos em MT
Documento elaborado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi divulgado nesta segunda-feira (22). Além dos mortos, o acidente deixou 46 feridos.
22 de Setembro de 2025 as 15h16Ex-deputado é condenado a devolver R$ 1,2 milhão por desvios na Assembleia Legislativa de MT
22 de Setembro de 2025 as 15h04OAB define lista sêxtupla para a vaga de desembargador do TJMT no dia 10
Vinte e dois advogados se inscreveram para a disputa
22 de Setembro de 2025 as 12h31Primavera começa com tempestades e alerta de clima instável em MT
22 de Setembro de 2025 as 12h11Caminhoneiro distraído com pornografia no celular mata pai de dois em rodovia
Segundos antes da colisão, o motorista visualizava fotos de nudez no celular; ele acessou apps e usou o aparelho 'de forma recorrente' durante as três horas de viagem.
22 de Setembro de 2025 as 08h25Horário de verão pode voltar este ano? Veja o que o governo diz
Ministério de Minas e Energia afirma que por enquanto medida não deve ser retomada
22 de Setembro de 2025 as 08h19Motociclistas ficam feridos após atropelarem capivara
Animal morreu
22 de Setembro de 2025 as 08h06