Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 23 de Julho de 2024

Menu

Assistência social

Aulas práticas do programa Qualifica Sinop beneficiam famílias atendidas pela Lei de Assistência Técnica

Geral | 11 de Abril de 2024 as 16h 30min
Fonte: Mylene Dias - Assecom

Foto: Assecom

Nos cursos do Qualifica Sinop, os alunos têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos aprendidos dentro de sala de aula. A turma de Assentador de Revestimento Cerâmico, por exemplo, está, desde o começo deste mês, instalando o piso na casa de uma beneficiária do programa Lei de Assistência Técnica. Essa é uma ação que une dois projetos da Prefeitura e beneficia tanto os alunos, quanto a família, que vai receber de forma gratuita o revestimento na casa.

Todo o processo da prática é feito com orientação do professor, que acompanha de perto o trabalho e desenvolvimento dos alunos. “Nós fizemos toda a parte teórica lá no Senai, onde eles aprenderam algumas partes técnicas e aí encontramos essa casa junto com a Prefeitura, em que a moradora tem a necessidade de estar assentando o piso. Foi feita a aquisição do piso com o Senai e trouxemos toda a equipe para cá. Nós ensinamos a eles desde o alinhamento do piso até a tirar o esquadro da casa. Eles vão sair preparados e com o diploma para enfrentar o mercado de trabalho”, considerou o professor e engenheiro civil, Tiago Bastos.

Francisco Silva do Nascimento é um dos alunos e conta que, apesar de trabalhar com construção civil, chegou a perder uma oportunidade de emprego por não ter qualificação profissional certificada. “Para mim o curso está sendo excelente, para gente ter uma melhor qualificação. Fizemos o curso teórico em duas semanas e meia e agora começamos a prática. Eu realmente entrei para ter um conhecimento mais teórico com os professores e engenheiros para elevar mais meu conhecimento em função do mercado de trabalho”, relatou.

A casa escolhida para receber o revestimento cerâmico é da dona Maria Viana, ela conseguiu, gratuitamente, por meio do programa Lei de Assistência Técnica, da secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, o projeto e alvará de construção da sua residência. “Estou ansiosa para ver como vai ficar depois que terminar. O projeto foi feito do jeito que eu sonhei, dois quartos, o quarto da minha mãe com um banheiro. É uma emoção muito grande, porque o meu sonho era construir a minha casa e deu tudo certo”, detalhou a moradora.

A Lei Municipal de Assistência Técnica Pública e Gratuita (nº 2.832/2020) foi criada para facilitar o acesso de famílias de baixa renda à construção da casa própria. O programa prevê a elaboração de projetos arquitetônicos de até 64m² e possibilita ampliações de mais 16m² posteriormente. Tudo isso ocorre com a isenção de taxas de emissão de alvarás de construção, para famílias com renda de até 3 (três) salários mínimos.

O programa Qualifica Sinop é uma iniciativa da Prefeitura de Sinop em parceria com o Senai, que oferta cursos de qualificação profissional gratuitos nas áreas tecnológicas, construção civil, eletroeletrônica, metalmecânica, alimentos e bebidas, vestuário, automotiva, tecnologia da informação, logística e gestão.