Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 24 de Setembro de 2025

Menu

Sinop

Atualização do Plano Diretor permitiu a verticalização e o fomento à economia de Sinop

Geral | 24 de Setembro de 2025 as 15h 48min
Fonte: Assecom

Foto: Divulgação

O município de Sinop vive um novo momento de estruturação, passando de edificações de um pavimento, para construções prediais, inclusive, de arranha-céus. A transformação do horizonte da área urbana da cidade se deve a atualização do Plano Diretor da cidade. A Lei Complementar 218, que institui o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana foi sancionada ano passado (2024), como um presente de aniversário, que busca planejar as próximas  cinco décadas de existência da cidade.
 
O processo de revisão do plano, iniciou em 2021, no primeiro ano de gestão do prefeito Roberto Dorner, que explica que a expansão urbana e o melhor aproveitamento do solo, era uma das prioridades da Administração Pública. “Quando a gente assumiu a Prefeitura em 2021, a gente já veio com uma proposta diferenciada: verticalizar a cidade. A verticalização contribui com o crescimento populacional, trazendo pessoas de fora porque gera mais emprego, mais renda e, também, deixa a cidade mais uniforme, uma cidade com cara de metrópole”, comentou ele.
 
A atualização do Plano Diretor permite, hoje, que no quadrilátero central da cidade, compreendida pelas avenidas das Palmeiras, Tarumãs, Jacarandás e Ingás, os prédios alcancem a altura que o terreno suporte, sem limitação de altura. Inclusive, de acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, a cidade já possui um prédio em construção com 48 pavimentos.
 
“Hoje nós temos um zoneamento que permite a verticalização de forma ampla no município. Nas avenidas principais, que são conhecidas como arteriais, no Plano Diretor ela está em vermelho bordô, não tem limite para pavimentos, inclusive, temos um edifício em andamento no município com 48 andares. Já no Plano Diretor as regiões denominadas como Zom-03, Zom-02, que são os laranjas mais escuro e laranja mais claro, temos uma altura de verticalização de aproximadamente 70 metros, o que equivale em média de 28 andares de construção. Então é um avanço muito grande para o município de Sinop e toda região, porque Sinop é considerada uma grande metrópole de prestador de serviço e recebe pessoas até do estado do Pará”, comentou a secretária da pasta, Scheila Pedroso.
 
É só andar pela cidade, que logo se percebe que a verticalização recebeu um boom nesses últimos anos. Já são inúmeros prédios e arranha-céus novos e um número ainda maior em fase de construção. Dados da secretaria revela que há, no momento, 28 edifícios em construção em toda cidade. “Nos últimos quatro anos, de 2021 à 2025, nós já temos 28 edifícios aprovados no município com alvará de construção - em andamento já essas obras -, e mais 11 aqui tramitando em nosso setor de urbanismo. Então isso é bastante interessante, por que uma cidade nova como Sinop, 51 anos, e já possui um volume populacional tão significante”, comentou Scheila.
 
O desenvolvimento e crescimento de Sinop, também no setor de habitação e urbanismo, é feito com planejamento. Scheila explica que a verticalização não ocorre somente nas áreas particulares, mas também nas públicas, como é o caso da construção da nova sede da Prefeitura de Sinop, que é vertical, e a habitação de interesse social, como é o caso do Residencial Nico Baracat que abriga 1.440 famílias.
 
“Dentro desse processo de verticalização, o urbanismo ele busca que a gente esteja próximos de equipamentos públicos já existentes, isso melhora qualidade de vida das pessoas e o acesso aos serviços públicos. Então a gente vem fortalecendo a verticalização não somente de forma privada, mas também das de interesse social, onde a gente busca essa verticalização em espaços já consolidados, onde a pessoa fica próxima ao local de trabalho e ela tem acesso aos serviços públicos e, proporciona uma melhor mobilidade no trânsito, pois não precisam se deslocar em grandes espaços para chegar ao trabalho ou aos serviços públicos”, comentou ela.
 
Fomento à Economia
 
O prefeito Roberto Dorner explica que atualizar o plano, permitindo a construção de arranha-céus, é investir, também, na economia local, pois a edificação de novos empreendimentos atrai empresas e fomenta a geração de emprego e renda à população, consolidando o município como uma cidade de oportunidades. “Sinop já é uma metrópole, devido ao seu tamanho e pujança, e com a verticalização, teremos um visual melhor para cidade. Essa nova fase atrai novos empresários, e eles vindo, investindo na verticalização, proporciona mais renda, mais emprego na nossa cidade, onde a gente pode afirmar: a cidade de Sinop ta faltando gente para trabalhar”, justificou.
 
A SPL Egenharia é uma dessas empresas que veio para Sinop após a atualização do Plano Diretor. O coordenador Comercial da empresa, Aluizio Neto, explica que a construtora possui 43 anos de mercado, é de Belo Horizonte-MG, e que tem interesse em investir no estado, porém, escolheu a cidade de Sinop para iniciar esses investimentos em Mato Grosso.
 
“Já estamos aqui em Sinop com o terceiro lançamento, todos com sucesso. A cidade tem abraçado a nossa empresa e temos objetivo de contribuir com o crescimento dessa cidade. Sinop pulsa crescimento, a gente consegue perceber,  e a SPL tem outros empreendimentos ainda para lançar nos próximos anos. Nós já temos essas áreas garantidas. O Plano Diretor hoje, da nossa Prefeitura, ele realmente traz transformação e ajuda as empresas a investir na verticalização e contribuir com o crescimento de Sinop”, disse ele.
 
A Muller Empreendimentos está em Sinop há 15 anos, e começou o ramo de atuação com residências de um pavimento e se especializou nas construções verticais. Atualmente possui sete prédios entregues, um em fase final de construção e o nono em fase inicial. O gerente, Alan de Deus, ressalta que a atualização do Plano Diretor era de extrema necessidade. “O plano diretor precisava passar por uma atualização, porque o que nós tínhamos não representava mais o que Sinop é, e essa atualização vai provocar um adensamento natural da cidade”, comentou.
 
Alan confirma que a empresa possui projeto para investimentos nos próximos anos. “Falando um pouco de passado, presente, futuro, nós já entregamos sete empreendimentos; no ano que vem faremos a entrega do oitavo, e já estamos com a obra do nono empreendimento em andamento na cidade e temos previsão de lançar mais no ano que vem, 2026. Todo nosso desenvolvimento acontece aqui e continuará acontecendo neste município. Breve lançaremos mais novidades em Sinop, sempre com responsabilidade para entregar uma moradia de qualidade para nossos clientes”, finalizou.