Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Guerra de tinta

Artista restaura grafite de Greta no viaduto do São Cristóvão

Com os próprios recursos, artista local apagou pichação do painel

Geral | 03 de Outubro de 2019 as 11h 40min
Fonte: Jamerson Miléski

Os vereadores de Sinop prometeram comprar tinta e ir eles mesmos apagar o grafite de Greta Thunberg, feito no último final de semana, no viaduto do São Cristóvão. Mas quem cumpriu a promessa foi a população.

O desenho com o rosto da ativista de 16 anos foi feito no domingo (29), pelo artista Matias Souza, como parte do Encontro Internacional de Graffiti promovido pela CUFA Sinop (Central Única das Favelas). Na segunda-feira (30), a noite o desenho foi pichado com pelos menos 3 camadas de tinta. Uma delas com a inscrição “O Lula tá preso babaca”.

O terceiro round dessa guerra de tinta foi protagonizado pelo artista Zety Reis. Com seus recursos e a autonomia da arte de rua, Zety tratou de restaurar o painel, apagando as pichações e refazendo a parte danificada, com seus traços e limitação de material. Em sua rede social Zety postou: “Arte não se apaga.. arte se restaura... O viaduto é um cartão postal do São Cristóvão .. E todos querem a arte lá. Ninguém irá nos diminuir. O tema é fauna e flora, e é isso que a Greta representa”.

O autor da imagem original aplaudiu a iniciativa. Matias comentou a iniciativa de Zety em sua página no Facebook. “Eu não conheço o responsável pela restauração, mas me emociona saber que enquanto alguns destroem, há pessoas que entendem a importância da arte para a sociedade”, postou.

Ontem, quarta-feira (2), o artista, membro da Cufa e idealizador do encontro de grafiteiros, Thiago Sampaio, declarou que os artistas não irão remover a imagem do painel e cobri-la com o desenho de uma arara Canindé. Esse teria sido o acordo da reunião realizada na manhã de terça-feira entre os artistas e a coordenadoria de cultura do município. Segundo Daniel Coutinho, diretor de Cultura, na reunião os grafiteiros disseram estar dispostos a “ajustar” o painel.

Essa não é mais a posição externada por Sampaio. Segundo ele, o projeto foi executado de forma independente, com artistas viajando por sua conta própria, sem o financiamento público. O material utilizado também foi bancado pelos grafiteiros. A única contribuição do poder público, na obra do São Cristóvão, teria sido algumas latas de tinta que já haviam sido compradas pela secretaria de Obras.

Sampaio também disse que os grafiteiros estão sofrendo pressão e ameaças, o que tornou qualquer tentativa de trabalho no local perigosa.

 

O que a prefeitura vai fazer?

Segundo Coutinho, a posição da prefeitura continua a mesma: o grafite de Greta deve ser removido. “Como não foi possível chegar a um acordo com os artistas – porque alguns não querem e outros não se sentem seguros para trabalhar no local – o que vai acontecer é que a secretaria de obras irá cobrir com uma tinta o desenho com o rosto da Greta. Futuramente talvez uma imagem seja feita para compor o painel”, comentou.

A intervenção da secretaria de obras na intervenção urbana deve ocorrer ainda esta semana.