Período proibitivo
Apresentado Comitê de Prevenção e Combate aos Incêndios
O objetivo é fiscalizar e punir responsáveis por queimadas
Geral | 03 de Agosto de 2022 as 17h 18min
Fonte: Everton Medeiros - Assecom

Foi apresentado na manhã de hoje (03), na sede do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, o Comitê Temporário de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Queimadas Ilegais, formado por representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Civil. O Comitê vai atuar durante o período proibitivo das queimadas, que já está vigente, desde o dia 1 de julho e segue até 30 de outubro, com ações de prevenção, fiscalização e punição dos responsáveis, nas ocorrências de incêndios ilegais.
A atuação do Comitê será realizada com a participação dos órgãos ambientais e forças de segurança em tarefas subdivididas. A PRF cuidará da comunicação de ocorrência e registro das queimadas às margens da BR-163 e da propagação do fogo em sua jurisdição; A Polícia Militar terá atuação nos bairros, com apoio aos registros e contenção de crimes ambientais; As secretarias municipal e estadual de Meio Ambiente, atuarão com a fiscalização após as ocorrências de fogo e penalização dos infratores; o Corpo de Bombeiros atuará desde o primeiro contato, na operacionalização e combate aos incêndios. Além disso, também há a atuação da Defesa Civil Municipal.
Conforme a secretária de Meio Ambiente, Ivete Malmann, “estamos em um período crítico, com baixa umidade do ar, ventos constantes e propagação do fogo com mais facilidade. Então formamos esse comitê de enfrentamento nesse período, principalmente na área urbana, mas também na área rural. Essa é uma preocupação constante do município, que gera impactos ambientais, econômicos, assim como grandes impactos na saúde pública, com as doenças respiratórias. O prefeito Roberto Dorner também tem dado todo o apoio a ação para fazermos esse trabalho preventivo, evitando assim a propagação do fogo”, pontuou.
Segundo o Ten. Cel. Jean, comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, essa é uma ação primordial no que tange o combate a incêndios urbanos e florestais. “Nesse ano a gente entrou com formato diferente. Nos anos anteriores trabalhávamos com Brigadistas Civis contratados, porém, agora, por meio da nova Lei Municipal, otimizamos o número de militares disponíveis para atividade de prevenção e combate a incêndios, por meio da jornada delegada. Desse modo, ampliamos nosso contingente, em que nos anos anteriores tínhamos apenas uma estrutura, agora temos duas bases fixas e quatro estruturas de combate, sendo que uma delas tem atribuição de fazer rondas em chácaras com maior incidência”, explicou.
O comandante também explicou sobre o trabalho do comitê. “O comitê tem como objetivo integrar as informações de todos os órgãos de segurança, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente. Estamos realizando reuniões ordinárias constantes para compilar todas as informações, planejar as operações integradas e executar as operações de responsabilização. O foco do comitê é principalmente responsabilizar os responsáveis pelas áreas atingidas pelas queimadas ilegais”, pontuou.
O monitoramento dos focos de incêndios nas áreas urbanas e rurais permanece constante pelas equipes integradas. As denúncias e atendimentos serão concentrados no Corpo de Bombeiros, através do número 193.
Notícias dos Poderes
Condutor de carro morre ao colidir contra carreta na BR-163 em Sinop
05 de Julho de 2025 as 14h30Corpo de Bombeiros combate suspeita de incêndio criminoso em residência
Militares impediram que o fogo se alastrasse por toda a edificação; ninguém ficou ferido
05 de Julho de 2025 as 14h19Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada
04 de Julho de 2025 as 16h14Justiça Federal de Sinop tem 2,4 mil processos esperando sentença há mais de 30 dias
Destes, 587 estão prontos para receber a sentença do juiz há mais de 180 dias
04 de Julho de 2025 as 16h05Motociclista italiano é morto por ursa após tirar selfie com os animais em famosa estrada da Romênia
Omar Farang Zin foi arrastado por mais de 55 metros de uma ravina íngreme e não resistiu aos ferimentos
04 de Julho de 2025 as 14h44Energisa explica como vai funcionar a Nova Tarifa social
Mais famílias poderão ser beneficiadas com descontos nas contas que podem chegar a 100% do consumo de energia
04 de Julho de 2025 as 14h34