Após divulgações
Após vídeos durante atos de 8 de janeiro, Gonçalves Dias pede demissão do GSI
Imagens mostram ministro no Palácio do Planalto durante atos criminosos de 8 de janeiro
Geral | 19 de Abril de 2023 as 17h 22min
Fonte: Tainá Falcão - CNN

Após imagens reveladas que mostram o coronel Gonçalves Dias, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), no Palácio do Planalto durante os ataques criminosos contra os Três Poderes, o ministro pediu demissão nesta quarta-feira (19).
Ele havia se reunido nesta quarta-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pouco antes da CNN confirmar seu pedido de demissão. Dias era tido como um militar próximo do presidente, por ter atuado em sua segurança pessoal durante os primeiros mandatos, de 2003 a 2009, e também durante a campanha de Lula para as eleições de 2022.
O governo federal publicou uma nota sobre o envolvimento de militares no 8 de janeiro, mas não falou explicitamente sobre a demissão do coronel Gonçalves Dias.
Veja a nota na íntegra:
“A violência terrorista que se instalou no dia 8 de janeiro contra os Três Poderes da República alcançou um governo recém-empossado, portanto, com muitas equipes ainda remanescentes da gestão anterior, inclusive no Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que foram afastados nos dias subsequentes ao episódio.
As imagens do dia 8 de janeiro estão em poder da Polícia Federal, que tem desde então investigado e realizado prisões de acordo com ordens judiciais.
No dia 17 de fevereiro, a Polícia Federal pediu autorização para investigar militares e, a partir do dia 27 de fevereiro, com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), tem realizado tais investigações, inclusive com a realização de prisões.
Dessa forma, todos os militares envolvidos no dia 8 de janeiro já estão sendo identificados e investigados no âmbito do referido inquérito. Já foram ouvidos 81 militares, inclusive do GSI.
O governo tem tomado todas as medidas que lhe cabem na investigação do episódio.
E reafirma que todos os envolvidos em atos criminosos no dia 8 de janeiro, civis ou militares, estão sendo identificados pela Polícia Federal e apresentados ao Ministério Público e ao Poder Judiciário.
A orientação do governo permanece a mesma: não haverá impunidade para os envolvidos nos atos criminosos de 8 de janeiro”.
CPMI deve ser instalada no Congresso
Antes da confirmação do pedido de demissão, aliados do presidente Lula já avaliavam que a permanência de Gonçalves Dias no cargo iria fragilizar muito a posição do governo federal, tentava evitar a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) no Congresso para investigar os atos criminosos de 8 de janeiro.
Para a base do governo, a revelação das imagens nesta quarta tornou a instauração de uma CPMI praticamente inevitável. Mesmo que pareça clara a responsabilidade pessoal de Gonçalves Dias em estar presente durante os atos criminosos, institucionalmente fica difícil negar a omissão do Gabinete de Segurança Institucional, que já vinha sendo investigado pela Polícia Federal (PF).
No Twitter, a deputada federal e presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, endossou as afirmações presentes na nota divulgada pelo governo federal e disse que os “agentes filmados colaborando com invasores do Planalto eram do governo Bolsonaro, do GSI [comandado por] do general Heleno, que ainda não haviam sido substituídos”.
Notícias dos Poderes
Casos de estupro de vulnerável têm aumento de 69% em MT
Segundo o Ipea, apenas 10% dos casos de estupro são reportados
07 de Dezembro de 2023 as 13h26Sábado tem pesagem obrigatória do Bolsa Família: confira os locais
Até o momento, 87% dos 9.399 beneficiários já realizaram o acompanhamento
07 de Dezembro de 2023 as 13h16Secretaria de Saúde inaugura o primeiro banco de leite humano no Norte de MT
Banco de leite é imprescindível para manter bebês prematuros vivos e saudáveis
07 de Dezembro de 2023 as 07h10TCE/MT acata denúncias e vai investigar irregularidades em 3 contratos feitos pela Prefeitura
06 de Dezembro de 2023 as 19h11Posto da PRF em Sinop muda de lugar e tem aumento no preço
Obra ficou mais longe da cidade, mais cara e vai demorar um ano a mais para ser entregue
06 de Dezembro de 2023 as 18h22Governador atende pedido de setores produtivos e resolve não aumentar ICMS
Compromisso foi feito por Mauro Mendes após pleito da Fecomércio
06 de Dezembro de 2023 as 16h43Energisa oferece mais de 200 vagas para Mato Grosso
As oportunidades são para auxiliar de eletricista e as inscrições são feitas online.
06 de Dezembro de 2023 as 16h16Empresas de telefonia e internet são orientadas sobre normas de cabeamento em postes
Prazo para regularização é definido
06 de Dezembro de 2023 as 13h37