Reforma tributária
Após reunião com Mauro Mendes, presidente da Câmara Federal decide ouvir todos os governadores
Arthur Lira marcou encontro para esta quinta-feira (22.06)
Geral | 20 de Junho de 2023 as 14h 30min
Fonte: Lucas Rodrigues | Secom-MT

Após reunião com o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira, decidiu marcar um encontro com todos os governadores do país para tratar da Reforma Tributária.
A conversa com Mauro ocorreu na manhã desta terça-feira (20.06). Já a agenda com os demais governadores ficou marcada para esta quinta (22), a partir das 10h.
Durante a agenda, o governador relatou a importância da reforma para o país, mas sugeriu mudanças no modelo em discussão para evitar prejuízos não só a Mato Grosso, mas a outros estados e cadeias econômicas.
"Viemos não para criticar, mas para contribuir. É preciso fazer alguns ajustes para que as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste continuem sendo competitivas, em especial na pequena e média indústria. Também precisamos pensar nas empresas menores do setor do comércio regional, que podem ser ainda mais prejudicadas pelo comércio eletrônico", afirmou o governador.
Para Arthur Lira, as sugestões trazidas pelo governador precisam ser colocadas na mesa, assim como as possíveis contribuições dos demais governadores.
"Estamos confiantes na aprovação desse projeto, porque é uma medida necessária para destravar o país. Temos ouvido todos os agentes políticos e segmentos econômicos. Tratar isso com os governadores vai enriquecer o debate e ajudar a encontrar soluções em comum", afirmou Lira.
Também participaram da reunião: o ministro dss Relações Institucionais, Alexandre Padilha; a senadora Margareth Buzzetti; o deputado federal Fábio Garcia; e os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil) e Rogério Gallo (Fazenda).
As sugestões
Entre os pontos sugeridos por Mauro Mendes está a inclusão de um crédito outorgado de 5% para as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, no intuito de preservar o desenvolvimento industrial dessas regiões - tendo em vista que a reforma prevê a extinção dos incentivos fiscais.
De acordo com o governador, o modelo que está sendo pensado na reforma é benéfico apenas para as grandes indústrias, mas pode prejudicar milhares de pequenas e médias empresas que vivem da atividade industrial.
Mauro Mendes também recomendou alterações na transição da tributação; instituição de um seguro receita; instituição de contribuição para infraestrutura e habitação em substituição aos fundos já existentes em alguns estados; e vedação da tributação do Simples Nacional pelas plataformas nas operações e prestações interestaduais.
Notícias dos Poderes
Sinop: Colisão entre carros deixa homem morto na avenida das Itaubas
Vítima morreu no local do acidente
10 de Dezembro de 2023 as 16h03Motociclista morre após colisão frontal com carreta na BR-163 em Sinop
Vítima morreu no local
10 de Dezembro de 2023 as 06h32Sinop: Tora de madeira descarrilha e atinge perna de trabalhador
Vítima foi socorrida inconsciente
09 de Dezembro de 2023 as 19h35MPE-MT compra 2 blindados por quase R$ 1 mi
Veículos ficarão a disposição de procuradores e promotores de Justiça
09 de Dezembro de 2023 as 13h02Dois morrem após caminhonete colidir em árvore na MT-423 entre Sinop e Cláudia
Vítimas ficaram presas às ferragens
09 de Dezembro de 2023 as 12h26Motoristas das categorias C, D e E com exame toxicológico vencido têm até o dia 28 para regularização
A renovação do exame é obrigatória a cada dois anos e seis meses
08 de Dezembro de 2023 as 15h32PIX automático e gratuito estará disponível em outubro de 2024
Ferramenta permitirá pagamentos recorrentes e até mesadas
08 de Dezembro de 2023 as 12h09Provas do processo seletivo da Educação serão neste domingo (10)
Os candidatos deverão ficar atentos quanto ao horário do fechamento dos portões, que ocorrerá pontualmente às 7h45
08 de Dezembro de 2023 as 11h48