Fenômeno
Após repercussão nacional, Corpo Musical da PM registra aumento 300% em apresentações públicas e formaturas militares
O reconhecimento do trabalho realizado pelos integrantes do Corpo Musical atingiu algoritmos significativos nas principais redes sociais do Brasil
Geral | 03 de Agosto de 2021 as 15h 34min
Fonte: Greyce Lima - Secom-MT

De abril até 31 de julho, os policiais militares do Corpo Musical da Polícia Militar de Mato Grosso tiveram um aumento de 300% em apresentações públicas, atos solenes e formaturas militares. A enxurrada de convites para a banda da PM é efeito da repercussão nacional obtida pelos integrantes que conquistaram mais de 63, 2 mil seguidores no Instagram.
A Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional (CCSMI), setor da PM responsável por receber solicitações e agendar as apresentações do Corpo Musical, chega a receber de três a quatro convites para os 59 integrantes tocarem e cantarem em até três eventos por dia.
Além da agenda, os policiais são chamados para os compromissos como atendimento à imprensa em programas locais e nacionais de televisão, rádio, entrevistas e até mesmo atender convites históricos como o pedido do presidente da República, Jair Bolsonaro, que fez questão de conhecer o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis e o famoso Corpo Musical da PMMT, na tarde da última segunda-feira (02.08), no Palácio do Planalto, em Brasília.
O reconhecimento do trabalho realizado pelos integrantes do Corpo Musical atingiu algoritmos significativos nas principais redes sociais do Brasil. O segundo vídeo que viralizou da apresentação dos policiais alcançou mais de 2 milhões de visualizações apenas no perfil do policial da PM que postou o conteúdo no seu perfil do Tik Tok. De quatro mil seguidores na página oficial do Corpo Musical da PMMT no Instagram, a rede social chegou ao algoritmo de mais de 62 mil seguidores. Com vídeo compartilhado e visualizado por tantas pessoas, os policiais tiveram que criar uma conta no Tik Tok que hoje conta com 30 mil seguidores.
Devido a isso, o grupo teve que se readaptar, para dar conta de tantas solicitações e convites, os policiais músicos, já participaram de mais de 20 reportagens e fizeram inúmeras participações ao vivo em programas locais e nacionais. A publicação ganhou a admiração de artistas regionais e nacionais como Pescuma, Edmilson Maciel, a dupla sertaneja Israel e Rodolffo, a apresentadora Ana Maria Braga do Programa Mais Você, o apresentador Siqueira Júnior do Programa Alerta Nacional.
Há 10 anos na Polícia Militar, o vocalista e percussionista do Corpo Musical, soldado Alessandro Viana Lara, de 36 anos, antes de ingressar na PM, ele já era músico da Banda do Exército Brasileiro. O militar conta que teve que o reconhecimento na internet e nas ruas é tudo muito novo para ele. “Essa é uma experiência única, pois recebo centenas de mensagens de carinho e apoio todos os dias. Todo o grupo teve que se readaptar para conciliar os compromissos com os eventos da PMMT e as demandas por conta do sucesso nas redes sociais como entrevistas, lives e a solicitação de clínicas, hospitais, escolas e instituições filantrópicas”, conta o policial.
O que a maioria dos admiradores do Corpo Musical não sabe ou não conhece, é que a breve apresentação na clínica de hemodiálise repercutida no vídeo, já faz parte do calendário de compromissos do dedicado grupo de policiais. Com 128 anos de fundação, o Corpo Musical foi criado em 19 de outubro de 1892, à época chamada de Banda de Música da Polícia Militar, através da música, os policiais promovem a aproximar da instituição junto à sociedade mato-grossense e ditam o tom musical de eventos oficiais do Governo do Estado, formaturas e solenidades militares da corporação.
A orquestra é formada por músicos instrumentistas sendo um oficial, quatro subtenentes e praças, ou seja, sargentos, cabos e soldados. O grupo realiza em média 450 concertos por ano em eventos militares e civis. Recentemente o Corpo Musical foi declarado como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do estado de Mato Grosso. Entre as apresentações nos eventos solenes da PM e de apoio as instituições privadas e filantrópicas, os policiais continuam de prontidão e eles também se depararam com o lado doloroso da Covid-19, com o falecimento dos policiais militares, os integrantes do Corpo Musical também ofereceram a música para consolar a tropa e seus familiares no momento da perda por meio de cerimônias fúnebres.
Na guerra contra a criminalidade e no controle da contaminação do coronavírus, os policiais da banda foram às ruas fazer policiamento, fiscalizar e conscientizar a população sobre a importância de seguir à risca as medidas de biossegurança determinada pelos órgãos públicos de saúde e pelo decreto estadual.
Notícias dos Poderes
Condutor de carro morre ao colidir contra carreta na BR-163 em Sinop
05 de Julho de 2025 as 14h30Corpo de Bombeiros combate suspeita de incêndio criminoso em residência
Militares impediram que o fogo se alastrasse por toda a edificação; ninguém ficou ferido
05 de Julho de 2025 as 14h19Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada
04 de Julho de 2025 as 16h14Justiça Federal de Sinop tem 2,4 mil processos esperando sentença há mais de 30 dias
Destes, 587 estão prontos para receber a sentença do juiz há mais de 180 dias
04 de Julho de 2025 as 16h05Motociclista italiano é morto por ursa após tirar selfie com os animais em famosa estrada da Romênia
Omar Farang Zin foi arrastado por mais de 55 metros de uma ravina íngreme e não resistiu aos ferimentos
04 de Julho de 2025 as 14h44Energisa explica como vai funcionar a Nova Tarifa social
Mais famílias poderão ser beneficiadas com descontos nas contas que podem chegar a 100% do consumo de energia
04 de Julho de 2025 as 14h34