Sinop
Após perder o filho, mãe mobiliza MP e garante revitalização de praça em Sinop
Geral | 25 de Novembro de 2025 as 15h 59min
Fonte: MPMT

“A minha perda é irreversível, mas eu não queria que outras famílias passassem pelo que eu passei.” A declaração é de Márcia dos Santos, mãe, de uma criança de 7 anos, vítima de atropelamento por um motociclista embriagado, sem habilitação e que realizava manobra perigosa, em frente à praça do bairro Jardim São Paulo, em Sinop.
Após a morte do filho, Márcia foi acolhida pelo Núcleo de Defesa da Vida (NDV) de Sinop, que ofereceu atendimento jurídico, psicológico e social. Além de acompanhar a denúncia criminal, o NDV buscou compreender os impactos da tragédia na comunidade local.
Segundo o promotor de Justiça Herbert Dias Ferreira, a análise do caso revelou um problema maior. “Identificamos também uma consequência social que atingiu os moradores do bairro. A insegurança no trânsito era uma preocupação antiga, com demanda por redutores de velocidade. E após o crime, a praça estava abandonada porque os pais decidiram não deixar mais as crianças frequentarem o local.”
Foi então que a mãe do menino solicitou a revitalização da praça. “Eu disse ao promotor que a minha perda era irreversível. Ele me ouviu e respondeu como ser humano: ‘Márcia, eu vou cobrar.’ Sou grata por essa atitude”, relembrou.
Dois anos depois, após várias intervenções, a praça foi completamente revitalizada graças à mediação da 1ª Promotoria de Justiça Criminal, que articulou órgãos públicos, entidades e iniciativa privada para devolver segurança e lazer aos moradores. "Quando recebemos a informação, entendemos a amplitude negativa da consequência do crime. Nosso papel é também prevenir e proteger a coletividade”, destacou o promotor.
A força-tarefa contou com órgãos municipais e parceiros. O espaço ganhou arborização, quadras esportivas, academia para a terceira idade e a instalação de quebra-molas e sinalização adequada nas ruas próximas ao local do acidente.
O promotor ainda explicou que a iniciativa só foi possível devido a união de esforços. “O Ministério Público, o poder público local, a sociedade civil organizada e parceiros como a Colonizadora Sinop e a Floresta Urbana se mobilizaram para que a praça voltasse a ser um espaço de convivência, lazer e segurança para as famílias, especialmente para as crianças”, disse.
Notícias dos Poderes
Idoso morre durante valsa em comemoração de bodas de ouro em SC
Heinz Meier, de 70 anos, teria passado mal no decorrer da primeira música da cerimônia; caso aconteceu no último sábado (22), em Jaraguá do Sul
26 de Novembro de 2025 as 08h10Empresário preso pela PF em Cuiabá é sócio de filho de senador
Humberto estaria se escondendo na capital mato-grossense; suspeita é de desvios de R$ 22 milhões
25 de Novembro de 2025 as 20h08Gruta da Lagoa Azul: após mais de 20 anos fechada, MT licita empresa para reformar parque e retomar visitas
Ainda não há previsão para o término das reformas, que devem começar após a assinatura do contrato entre o governo e a empresa vencedora.
25 de Novembro de 2025 as 19h27Justiça aponta falhas e mantém assembleia na Unimed cancelada
A assembleia estava marcada para ocorrer hoje (25); decisão do juiz Yale Mendes foi confirmada pelo TJ
25 de Novembro de 2025 as 17h36Moraes determina que Bolsonaro cumpra pena na Superintendência da PF
Ex-presidente foi condenado por tentativa de golpes de estado pelo STF
25 de Novembro de 2025 as 16h11Estado tem aumento de casos e óbitos de intoxicação por metanol
Comunicado de risco alerta para um surto de intoxicação exógena por metanol, com casos confirmados e em investigação
25 de Novembro de 2025 as 15h58