Depois de 41 dias
Após fim da greve dos professores, aulas da UFMT são retomadas nesta segunda-feira (8)
A previsão é que o novo calendário acadêmico seja repassado para análise e decisão do Consepe, no final de julho
Geral | 08 de Julho de 2024 as 09h 42min
Fonte: Redação G1-MT

Estudantes da Universidade de Mato Grosso (UFMT) voltam às aulas nesta segunda-feira (8). Depois de 41 dias de greve, os professores decidiram no dia 1º de junho pelo fim da paralisação da categoria e pelo retorno aos campi.
Segundo o pró-reitor de ensino e graduação da UFMT, Adelmo Carvalho da Silva, será dada continuidade ao primeiro semestre, que deve cumprir 100 dias letivos. O calendário acadêmico será reorganizado e propostas de datas estão sendo elaboradas junto a professores, alunos e coordenadores.
A previsão é que o novo calendário seja repassado para análise e decisão do Conselho Superior de Ensino (Consepe), no final de julho.
De acordo com o comunicado de 3 de julho da Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat), os professores da instituição definiram, ao final da assembleia geral, o calendário que mantém as férias de 15 dias em setembro para este ano e que prevê férias em janeiro e julho para 2025.
Ainda não está definido como será feita a reposição dos 41 dias de greve.
No dia 8 de abril, os funcionários técnico-administrativos de 14 campi do IFMT entraram em greve por tempo indeterminado. Há 10 dias, os professores da UFMT se juntaram aos servidores do instituto e divulgaram a suspensão das atividades dentro da universidade, também sem previsão de término. Já os docentes da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) anunciaram a aprovação da greve, com início a partir de 3 de junho.
A categoria reivindicou:
-
Reestruturação de carreira
-
Recomposição salarial e orçamentária
-
Revogação de normas aprovadas nos governos Temer e Bolsonaro
Dentre os pontos principais da proposta do Governo Federal estão:
-
Reajustes salariais
-
Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC)
-
Piso de referência
-
Incentivo à Qualificação
-
Plano de capacitação
-
Racionalização de cargos
-
Reposicionamento de aposentados
Notícias dos Poderes
Medida tardia revela omissão e mantém alerta, aponta MPMT
20 de Outubro de 2025 as 23h05TCE-MT integra acordo interinstitucional em defesa da integridade e transparência na gestão pública
20 de Outubro de 2025 as 16h48Zampieri sacou mais de R$ 12 milhões em espécie com lobista
Andreson Gonçalves usava doleiro de São Paulo para movimentar valores e ocultar origem ilícita
20 de Outubro de 2025 as 16h43Semana tem alerta de tempestades e mínima chega a 19ºC em Mato Grosso
20 de Outubro de 2025 as 15h08Jovem internado no HMC por suspeita de intoxicação com metanol corre risco de ficar cego
Paciente passou por avaliação oftalmológica que identificou neurite óptica bilateral, ou seja, inflamação que causa dor nos olhos e pode ocorrer perda da visão.
20 de Outubro de 2025 as 14h56PF aponta 41 vínculos de empresário e rede para manipular ações
Grupo é suspeito de usar a Fource como fachada para burlar credores e interferir em decisões do STJ
20 de Outubro de 2025 as 14h46Sucuri se enrola no focinho de onça durante ataque no Pantanal
Fotógrafo capturou o momento em que a onça Amber vence a disputa contra a cobra em meio à vegetação alagada
20 de Outubro de 2025 as 10h37Jovem morre afogado ao tentar atravessar rio
Vítima deixa esposa grávida.
20 de Outubro de 2025 as 10h28