OAB
Após encontro de Doria com Santa Cruz, advogados lançam manifesto contra politização da OAB
Manifesto expõe racha na diretoria da OAB nacional
Geral | 29 de Abril de 2021 as 08h 28min
Fonte: Gazeta do Povo

Um manifesto contra a politização partidária na diretoria nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi lançado por integrantes do Movimento em Defesa da Advocacia nesta quarta-feira (28). O texto não cita nomes, mas é uma reação à postura adotada pelo atual presidente da entidade, Felipe Santa Cruz. No início do mês, ele foi convidado pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), para sair candidato ao governo do Rio de Janeiro nas eleições de 2022. Anteriormente, Santa Cruz já havia cogitado a possibilidade de sair candidato a um cargo no Executivo ou no Legislativo.
Um dos advogados que apoiam o manifesto é Luiz Viana Queiroz, vice-presidente da OAB nacional e conselheiro federal da entidade pela Bahia. Em entrevista à Gazeta do Povo, ele ressaltou que não se trata de críticas pessoais a Santa Cruz, mas sim de uma preocupação quanto aos danos que essa possível candidatura podem representar para a OAB.
O texto divulgado não está assinado, pois a ideia é que o movimento ganhe apoio e capilaridade entre os advogados. Mas ele também expõe o racha na cúpula da OAB nacional, já que três dos cinco integrantes da atual diretoria apoiam o manifesto. Além de Queiroz, Ary Raghiant Neto, secretário-geral adjunto da OAB, e José Augusto Araújo de Noronha, diretor-tesoureiro da entidade, estão à frente do Movimento em Defesa da Advocacia.
“O movimento demonstra que há dissidência na diretoria em relação ao presidente da OAB. Três dos cinco diretores [integram o movimento]. Não é um movimento contra o Felipe [Santa Cruz]. Mas é claro que a gente discorda de muita coisa. Não é uma crítica pessoal ao Felipe. A questão central é afastar a OAB da política partidária”, afirmou Queiroz.
O documento tem sido divulgado pelas redes sociais. De acordo com Queiroz, a ação tem recebido centenas de apoios e algumas críticas. Mesmo sem saber ao certo o número de posicionamentos favoráveis ao manifesto, o vice-presidente da OAB afirma que a repercussão deixa claro que essa é uma preocupação de muitos advogados país afora.
“Temos orgulho da história e da tradição de lutas da Ordem dos Advogados do Brasil, ao longo de seus 90 anos, mas é preciso que façamos uma correção de rumos que nos afaste das disputas político-partidárias e recupere sua credibilidade e eficiência, outrora inquestionáveis. Sua independência como voz abalizada da sociedade civil foi capaz de negociar o que é negociável, como a paradigmática atuação de Raimundo Faoro para o retorno do habeas corpus, e, ao mesmo tempo, enfrentar com altivez as ameaças e violações do que é inegociável como é o caso de nossas prerrogativas”, diz um dos trechos do manifesto.
Notícias dos Poderes
Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada
04 de Julho de 2025 as 16h14Justiça Federal de Sinop tem 2,4 mil processos esperando sentença há mais de 30 dias
Destes, 587 estão prontos para receber a sentença do juiz há mais de 180 dias
04 de Julho de 2025 as 16h05Motociclista italiano é morto por ursa após tirar selfie com os animais em famosa estrada da Romênia
Omar Farang Zin foi arrastado por mais de 55 metros de uma ravina íngreme e não resistiu aos ferimentos
04 de Julho de 2025 as 14h44Energisa explica como vai funcionar a Nova Tarifa social
Mais famílias poderão ser beneficiadas com descontos nas contas que podem chegar a 100% do consumo de energia
04 de Julho de 2025 as 14h34Evermat recebe Licença Ambiental para instalação de sua 1º unidade em Mato Grosso
04 de Julho de 2025 as 11h14CNJ anula edital do TJ e proíbe contratações temporárias de oficiais de justiça em MT
03 de Julho de 2025 as 18h55Seplag disponibiliza sistema para servidores solicitarem verificação de consignados
Sistema vai permitir verificação da existência de operação e de contrato, autorização e também eventuais ofensas aos direitos do consumidor
04 de Julho de 2025 as 06h53Os 50 carros mais vendidos do Brasil no primeiro semestre de 2025
Fiat Strada superou Volkswagen Polo ao emplacar mais de 62 mil veículos no país; veja ranking
03 de Julho de 2025 as 16h18