Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 05 de Dezembro de 2024

Menu

Choque cardiogênico

Após a morte do cão Joca em voo de SP para MT, governo anuncia diretrizes para transporte de pets

Joca embarcaria para Sinop, onde morava com o tutor, no entanto, foi enviado para Fortaleza–CE. O trajeto, que seria de até 2h30, durou cerca de 8 horas. O pet sofreu uma parada cardíaca por hipertermia

Geral | 30 de Outubro de 2024 as 20h 12min
Fonte: Unica News

Foto: Divulgação

O Governo Federal anunciou nesta quarta-feira (30) regras para aprimorar o transporte de animais no setor aéreo. A medida foi proposta após o caso do cão Joca, que morreu ao sofrer choque cardiogênico durante um voo que saiu de Guarulhos–SP e deveria ter destino a Sinop–MT.

Joca embarcaria em 22 de abril deste ano para Sinop, onde morava com o tutor, João Fantazzini Júnior. No entanto, o Golden foi enviado para Fortaleza–CE. O trajeto, que seria de até 2h30, durou cerca de 8 horas. O pet sofreu uma parada cardíaca por hipertermia (elevação da temperatura corporal) e morreu. O caso causou comoção nacional.

Em setembro, o Ministério Público de São Paulo arquivou o inquérito, alegando falta de provas para uma acusação formal de maus-tratos.

O programa implantado pelo governo, denominado Plano de Melhoria do Transporte Aéreo de Animais (PATA), tem como objetivo padronizar as diretrizes de transporte de pets na aviação comercial brasileira, evitando novos casos como o de Joca.

De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o plano possui padrão internacional e está alinhado às melhores práticas aplicadas em todo mundo. A medida foi elaborada por especialistas do setor em conjunto com entidades de proteção animal, companhias aéreas e toda a sociedade civil.

O programa tem como foco a segurança e bem-estar dos pets, além de prever a implementação de serviços essenciais para a segurança dos viajantes, como a criação de uma medida de rastreabilidade, a disponibilização de profissional veterinário para suporte, criação de canal de comunicação direta com o tutor para tratar sobre as regras de transportes e atualização sobre a situação do voo em que o animal será transportado, entre outras.

 

Saiba Mais: Empresário Joao Nassif Massufero Izar ou Joao Nassif Izar…