Especial Aniversário de Sinop
Anos 90, Sinop atinge a maioridade sem os pais fundadores
Na década de 90 a rede elétrica chega e a cidade “desmama” da Colonizadora Sinop
Geral | 13 de Setembro de 2025 as 00h 13min
Fonte: Jamerson Miléski

Os anos 90 são marcados pelo processo de construção da identidade própria de Sinop, que se descola da empresa que a criou, se tornando uma cidade autônoma, com seus próprios líderes políticos articulando as conquistas. Foi também uma década onde os alicerces do ensino superior são estabelecidos, enquanto no campo uma revolução tecnológica aumentava drasticamente a produção de comida.
No ano de 1990 a Unemat (Universidade Estadual de Mato Grosso), abre seu primeiro núcleo fora da sua sede, que fica em Cáceres, se estabelecendo em Sinop. Os primeiros cursos superiores implantados na cidade foram Pedagogia, Matemática e Letras. O objetivo era graduar professores, um déficit que Sinop tinha nesse momento.
No mesmo ano a TV Kayabi é fundada, bem a tempo de transmitir o primeiro título de campeão Estadual do Sinop F.C. A campanha contou com o goleiro Rogério Ceni, na época com 17 anos, que acabou se tornando ídolo do São Paulo F.C e o arqueiro artilheiro, com maior número de gols já marcados por alguém em sua posição.
Na parte de infraestrutura urbana a cidade avança com obras de drenagem e pavimentação asfáltica, ainda restritas a área central. A prefeitura desapropria um grande imóvel onde implanta o “Lixão Municipal”, passando a fazer a coleta dos resíduos domiciliares e destinando para o local.
Em 1991 o Governo Federal atualiza a contagem populacional, posicionando Sinop com 38.327 mil habitantes – um aumento de 213% em um intervalo de 11 anos, deixando evidente o impacto que a pavimentação da BR-163 gerou, bem como o êxodo das famílias impactadas pelas desastrosas políticas econômicas da segunda metade dos anos 80.
Na Sinop de 1991, obras grandes eram erguidas, como a sede própria do Fórum da Comarca e a Praça Plínio Callegaro. No terceiro setor, era implantada a AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil), que abriu escolinhas esportivas para a população, além da consolidação e início das atividades do Hospital Santo Antônio, o primeiro filantrópico da cidade e até então única unidade hospitalar dedicada a atender pacientes SUS. No mesmo ano toma posse o primeiro deputado estadual de Sinop, o médico Jorge Yanai, pioneiro do município e que terá uma longeva carreira política.
O grande feito do ano de 1992 foi a implantação do Instituto Universitário do Norte Mato-grossense, o primeiro tijolo na implementação do Campus da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), em Sinop, que passou a operar em fevereiro de 1994 com os cursos de Ciências Contábeis.
Ainda em 1992, outras organizações socais são fundadas. É o caso da Comunidade Brígida e do Aeroclube de Sinop – o primeiro do Estado. Nesse ano, que era eleitoral, Sinop elege Antônio Contini para prefeito, dando-lhe uma vitória fácil, com mais de 70% dos votos. A aceitação derivava da aprovação da gestão anterior, entregue por Adenir Barbosa. Contini foi secretário de Obras e como tal esteve à frente das principais realizações da administração de Adenir. A cidade também elege a primeira vereadora, Terezinha Tomelin Bogo.
Em 1993, quando Contini assume, Sinop já está com 46 mil habitantes. Com uma obra que demorou 3 meses para ser concluída, o prefeito constrói a nova arena esportiva da cidade, o Estádio Gigante do Norte, que anos mais tarde foi rebatizado para Massami Uriu, em homenagem a liderança esportiva e ex-técnico do Sinop F.C. No mesmo ano uma segunda emissora de televisão privada inicia suas atividades, a TV Regional, transmitindo o sinal do SBT; e a ACES (Associação Comercial e Empresarial de Sinop), é fundada.
Assim como no Brasil 1994 foi o ano em que tudo aconteceu, em Sinop o período foi emblemático. O município volta a receber a visita de um presidente da República. Itamar Franco, que assumiu após o impeachment de Fernando Collor, vem até a cidade para inaugurar a subestação e a linha de transmissão de energia entre Cuiabá e Sinop. Nesse momento os velhos geradores a diesel são aposentados e o município passa a ter eletricidade em grande quantidade, 24 horas por dia.
Conhecido como “prefeito das obras”, Contini implementa em 1994 novas creches, constrói o Centro de saúde e fisioterapia Dom Aquino, a sede do Tiro de Guerra e o CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente). Como forma de ascender a autoestima da população local, o gestor dá início ao movimento que começa a chamar Sinop de “A Capital do Nortão”.
O mote é amplamente adotado. No mesmo ano a TV Capital inicia suas operações, usando o antigo sinal da Rádio Brás, sendo uma afiliada Record. Também chega na casa dos sinopenses o sinal da Rede Globo de Televisão, através da implantação da TV Centro América.
Em 1994 Sinop contava com mais de 550 indústrias madeireiras registradas, que serravam em média 1,5 mil metros cúbicos por mês. A produção industrial demandava muita mão de obra, o que impulsionava o crescimento populacional. Para abrigar essas pessoas, surgiram os primeiros loteamentos urbanos fora do plano traçado pela Colonizadora Sinop em 1977. Eram os primeiros lotes urbanos que estavam sendo vendidos não pela fundadora, mas por terceiros.
Na política, Sinop emplaca dois deputados estaduais na eleição de 1994: Jorge Abreu e Ricarte de Freitas. No campo, começavam a chegar no município as primeiras sementes da promissora variedade de arroz desenvolvida pela Embrapa: o BRS Primavera, que mudou o cenário da cultura ao produzir um grão que despertava alto interesse para a indústria.
No ano de 1995 inicia a construção da Catedral Sagrado Coração de Jesus, com o aterro da área central sendo realizado, já com o comando do novo bispo da diocese, Dom Gentil de Lazari. Entre as obras públicas começa a ser construída a sede da Unemat. Na iniciativa privada, o ex-prefeito Geraldino Dal Maso empreende grande, iniciando a construção do primeiro edifício da cidade, um prédio com 13 pavimentos na Avenida dos Jacarandás.
É na metade da década de 90 que Sinop se despede dos seus pais fundadores. No dia 16 de junho de 1995, aos 85 anos de idade, morre João Pedro Moreira de Carvalho. Seu amigo e sócio em toda a empreita de Sinop, Ênio Pipino, viaja até Bebedouro (SP), para participar do funeral e instantes após o sepultamento é acometido por um infarto, que também encerra sua vida, aos 78 anos de idade.
Durante todos os anos, Ênio foi uma figura muito presente na cidade de Sinop, estimulando as pessoas a investirem e prosperarem, sendo parceiro em negócios, oferecendo ajuda nas gestões públicas e entidades, dando seus palpites na política e também em como as coisas poderiam ser feitas na cidade. Sua morte foi muito sentida pelos pioneiros, que ainda hoje evocam sua memória.
No campo, uma forte crise atinge novamente a agricultura. Organizados pelo Sindicato Rural, produtores marcham para Brasília em protesto, reivindicando o alongamento das dívidas e o aumento do crédito para financiar a safra.
Em 1996 Sinop passa a marca dos 60 mil habitantes, se posicionando como o principal polo de serviços da região, que embora tenha a cidade média por perto, ainda é muito dependente da capital Cuiabá. O município volta a receber a visita de um presidente da República. Dessa vez foi Fernando Henrique Cardoso e consta na agenda oficial do presidente que sua viagem foi para inaugurar o linha de energia elétrica de 230kv, o mesmo que havia sido inaugurado por Itamar Franco dois anos antes. A propósito, Fernando Henrique estava na visita realizada em 1994. Em Sinop, o presidente fez um discurso apregoando o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento social, enaltece o Plano Real a quem atribui o controle da inflação e por consequência, o aumento da quantidade de comida na mesa dos mais pobres. “Não há desenvolvimento econômico sólido senão quando existe, também, desenvolvimento social. Não há desenvolvimento social possível sem desenvolvimento econômico. Pensar o contrário é fazer demagogia. Os que dizem que deve ser tudo para o social se esquecem do econômico. Os que só pensam no econômico se esquecem do social. E, nos dois casos, estão errados e o Brasil não avança. Mas me apraz dizer a vocês todos que, apesar de que o governo nunca teve receio de tomar medidas que parecem impopulares, mas que são necessárias, e que mais adiante provam que são justas, o governo não vai descuidar do controle da inflação, porque o grande avanço do povo mais humilde é o Real, é a possibilidade de ter o seu salário que não é consumido pela inflação. Aqueles que estão com a barriga cheia se esquecem, muitas vezes, de que um pouquinho mais de frango, de carne, de feijão e de arroz que o Real propicia para cada família mais pobre, é o que permite a essa família, realmente, ter a esperança do dia seguinte”, relata trecho do discurso armazenado na biblioteca presidencial.
A visita presidencial teve contornos de campanha eleitoral fora de época. Na praça onde foi realizado o comício haviam faixas e cartazes exaltando a autoridade. Entre os dizeres comuns estampados estava a seguinte frase: “FHC2: a Fórmula Ideal para o Brasil” – uma referência a um segundo mandato do presidente, que só se tornou possível porque o país mudou a legislação eleitoral permitindo a reeleição. Nesse dia, Fernando Henrique também discursa prometendo a pavimentação da BR-163 até Santarém, um sonho da população local que ainda demoraria mais 10 anos e dois governos para começar a se concretizar.
Ainda em 1996, Sinop realizou sua 4ª eleição municipal, elegendo o médico Adenir Alves Barbosa para seu segundo mandato. Foi o primeiro gestor ao voltar ao posto antes do dispositivo da reeleição. Também ingressava na política em 1996 Nilson Leitão, eleito vereador, sendo uma liderança jovem em ascensão e expoente de um novo grupo político que se formava em torno do PSDB.
No ano de 1997, Sinop atrai para si os serviços de saneamento básico, criando o SAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto). Até então esses serviços eram realizados pela autarquia estadual Sanemat.
Em 1998 Sinop recebe sua primeira instituição de ensino superior privado, a Unic (Universidade de Cuiabá). A prefeitura implanta a primeira Biblioteca Pública Digitalizada e também instala os primeiros semáforos na cidade, reorganizando o trânsito central. Após mais de duas décadas de atividade madeireira, o Governo do Estado implanta em Sinop o Batalhão do Corpo dos Bombeiros, em parceria com a prefeitura e o Sindusmad.
Enquanto isso o Sinop F.C conquista seu segundo campeonato estadual, dessa vez protagonizado pelo jogador Marcelinho Boiadeiro. Além de alegria, a cidade também se comoveu em tristeza com a morte do deputado estadual e expoente político Jorge Abreu. Pioneiro do município, Jorge morreu em um incidente aéreo durante a sua campanha eleitoral, quando o avião em que estava caiu. Naquele pleito, Nilson Leitão se licencia da vereança e disputa uma vaga de deputado estadual, sendo eleito. Já Ricarte de Freitas, que foi deputado estadual nos 4 anos anteriores, tem sua campanha para Câmara Federal vitoriosa, se tornando o primeiro deputado federal eleito por Sinop.
E o Galo do Norte mantém o título em 1999. Sob a artilharia de Tatau, o Sinop F.C ergue sua terceira taça de campeão estadual. O time faz uma participação na Copa do Brasil, recebendo a equipe do Santos em casa. Acaba perdendo de 1x0 e desclassificado no jogo de volta, com um elástico placar de 6 x 0 para o alvinegro praiano, encerrando sua década de ouro.
Na junção da BR-163 com o prolongamento da Avenida Júlio Campos, a principal de Sinop, começa a ser construído o primeiro viaduto da cidade, que se tornaria um marco da entrada do município, abrindo Sinop para os anos 2000.
Clique aqui para ver a História Antiga de Sinop e a década de 70.
Notícias dos Poderes
De 2010 até agora, o que aconteceu com Sinop?
Na história recente Sinop se consolida com um exemplo nacional de desenvolvimento e faz as pazes com o passado, reencontrando sua vocação para produzir combustível
13 de Setembro de 2025 as 00h15Nos anos 2000, Sinop emerge do pó
Na primeira década do novo milênio a cidade acompanha o declínio do setor madeireiro e a centelha de uma nova economia
13 de Setembro de 2025 as 00h14Anos 80: exercitando a democracia e a civilidade
Na década de 80 Sinop fez política, viu a comunicação chegar e o sonho do etanol evaporar
13 de Setembro de 2025 as 00h12O início de tudo e a primeira década de Sinop
Nesse primeiro texto da série vamos abordar o passado antigo da região e os primeiros anos da nova cidade
13 de Setembro de 2025 as 00h11Prefeito e governador participam do pré-lançamento de indústria de Etanol de Milho em Sinop
12 de Setembro de 2025 as 16h18Prazo para inscrições dos Jogos Olímpicos da rede estadual encerra nesta sexta-feira (12)
Para participar, os estudantes devem obrigatoriamente comprovar 80% de frequência escolar
12 de Setembro de 2025 as 15h28Pai e filho bebê mortos e mãe presa às ferragens em acidente no PR: casal passou oito anos tentando engravidar
Informação é de amiga da família. Cleverson Luis Lemes tinha 31 anos e o filho, três meses e meio de idade. Nesta sexta (12), Daniele permanece internada em UTI
12 de Setembro de 2025 as 15h21