Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Terça Feira 06 de Maio de 2025

Menu

Homenagem

AMM celebra 42 anos de liderança na defesa dos municípios de Mato Grosso

Geral | 06 de Maio de 2025 as 13h 24min
Fonte: Assessoria AMM

Foto: Divulgação AMM

Representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário participaram nesta segunda-feira (5) de uma homenagem à Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), que celebra 42 anos de fundação e de protagonismo na defesa dos municípios de Mato Grosso. O evento comemorativo, realizado na sede da instituição, contou com a presença de membros da diretoria, colaboradores e parceiros, que celebraram juntos essa importante data para o municipalismo do estado.

A homenagem foi realizada durante o tradicional Momento de Oração, promovido semanalmente, e que nesta edição especial contou com a participação do padre Tony Moreira e do pastor José Fernandes.

O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, que assumiu a liderança da associação há pouco mais de um ano, destacou a importância do trabalho desenvolvido pela instituição. “Aprendi a amar a AMM e a ajudar os municípios do nosso estado. É um privilégio estar na liderança da associação, pois temos a possibilidade de transformar vidas e contribuir para o progresso de Mato Grosso. Agradeço as autoridades, parceiros e colaboradores por estarem conosco nesta data especial para celebrar 42 anos de desafios, mas sobretudo de conquistas e vitórias da nossa instituição”, frisou, destacando a importância da parceria dos prefeitos para definir diretrizes e conduzir os trabalhos diários.

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT), Sérgio Ricardo, destacou que celebrar os 42 anos da AMM é reconhecer sua importância na construção de uma gestão pública mais forte, representativa e comprometida com o cidadão. “O TCE e a AMM são parceiros incondicionais dos gestores, porque acreditamos que a transformação do estado e do país começa nos municípios”, ressaltou.

A deputada estadual Janaína Riva, que representou a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), destacou a evolução do trabalho desenvolvido pela associação, que aperfeiçoou serviços, melhorou indicadores e ampliou os resultados entregues aos municípios. “Que a AMM continue sendo respeitada e que contribua muito mais para o nosso estado”, assinalou.

A representante do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, também destacou a relevância da associação no contexto estadual. “A AMM dobrou o número de projetos, dobrou o número de ações. Parabéns AMM, parabéns ao presidente Leonardo. Mato Grosso precisa de bons líderes”, destacou.

O procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Rodrigo Fonseca, frisou que a AMM e os colaboradores têm uma importante missão na construção de municípios fortes e autônomos. “O grande patrimônio das instituições públicas são as pessoas, que trabalham em favor da sociedade. Parabenizo a AMM e os colaboradores. Que a associação cresça cada vez mais e entenda cada vez mais o seu papel”, ressaltou, destacando a parceria do Ministério Público com a instituição e os municípios.

A solenidade também contou com a participação do deputado estadual Dr. João, da representante do vice-governador Otaviano Pivetta, Adriana Rodrigues, da secretária-geral da AMM, Janailza Taveira, entre outros.

 

Homenagem especial

A solenidade também reservou um momento especial para homenagear a funcionária Lisibete Santiago, que há 39 anos trabalha na instituição. Lisibete passou a integrar a equipe técnica da AMM em outubro de 1985, na gestão do ex-presidente Darcy Capistrano, participando da história da associação há quase quatro décadas. Atualmente é gerente técnica operacional, sendo responsável pelo monitoramento da arrecadação municipal, projeções financeiras, elaboração de relatórios gerenciais, entre outras atividades.

Histórico

Fundada em 4 de maio de 1983, a AMM surgiu da necessidade de se criar no estado uma entidade que congregasse os municípios e representasse o poder público municipal junto às demais esferas de governo. Com apenas nove funcionários, a primeira sede foi inaugurada no Edifício Milão, no Centro de Cuiabá, onde funcionou até 1988, quando a entidade foi instalada no atual prédio, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça. Entre os objetivos da associação estão os seguintes: congregar e defender os interesses dos municípios; liderar as lutas municipalistas; prestar assistência técnica, jurídica, administrativa e educativa; ajudar a elaborar planos, programas e projetos de desenvolvimento dos municípios associados, entre outras ações.