Caso Internacional
Americano é diagnosticado com peste negra após levar picada de pulga enquanto acampava
Geral | 27 de Agosto de 2025 as 07h 25min
Fonte: Revista Planeta

Um morador de South Lake Tahoe, na Califórnia (EUA), testou positivo para a peste negra, anunciaram as autoridades americanas nesta terça-feira, 19. Conforme um comunicado divulgado por agentes de saúde do condado de El Dorado, o paciente está em recuperação em casa sob os cuidados de um profissional médico. As autoridades acreditam que o homem foi infectado pela picada de uma pulga enquanto acampava na região. As informações são do “The Guardian”.
“A peste está naturalmente presente em muitas partes da Califórnia”, afirmou Kyle Fliflet, diretor interino de saúde pública do condado de El Dorado. A autoridade recomenda que moradores tomem cuidado ao fazerem caminhadas, trilhas ou acampamentos em locais com roedores selvagens. Medidas de precaução também devem ser tomadas com os animais de estimação.
Conforme o comunicado, o paciente deve ter sido picado por uma pulga durante o período em que acampou em South Lake Tahoe, uma área popular de recreação nas montanhas da Califórnia.
A peste negra é causada pela infecção da bactéria Yersinia pestis, transmitida por picadas de pulgas que entram em contato com o patógeno por meio de esquilos e outros roedores selvagens. Cachorros e gatos também podem levar as pulgas infectadas para dentro das residências.
Apesar de casos de peste negra em humanos serem raros atualmente, os sintomas podem ser sérios. Duas semanas após a exposição a bactéria, um paciente pode desenvolver febre, náusea, fraqueza e inchaço dos gânglios linfáticos. A doença, se diagnosticada precocemente, é tratada com antibióticos.
Entre 2021 e 2024, autoridades de vigilância do condado de El Dorado identificaram 41 roedores que apresentaram sinais de exposição à peste. Em 2025, quatro animais testaram positivo para a doença, todos na bacia do lago Tahoe.
O último caso em humanos identificado no condado de El Dorado ocorreu em 2020. Na ocasião, o paciente infectado também foi ligado a cidade de South Lake Tahoe. Antes disso, duas pessoas testaram positivo para a infecção em 2015 após serem expostas à doença no Parque Nacional de Yosemite. Em todas as ocorrências os indivíduos foram tratados e se recuperaram.
O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA) estima que hajam em média sete casos por ano de peste negra no país, a maioria deles na região oeste.
Notícias dos Poderes
SES articula ações de promoção à saúde mental no Setembro Amarelo
Campanha tem o objetivo de mobilizar a sociedade na prevenção ao suicídio; encontro intersetorial será no dia 17 no TCE-MT
04 de Setembro de 2025 as 07h39Se você nasceu após 1939, provavelmente não viverá até os 100 anos; veja o que diz estudo
Para aqueles nascidos entre 1939 e 2000, pesquisa revela que os ganhos em expectativa de vida diminuirão cerca de dois meses e meio ou três meses e meio a cada nova geração
03 de Setembro de 2025 as 13h08Mato Grosso entra novamente em alerta de baixa umidade e risco à saúde
A condição aumenta o risco de problemas respiratórios e pode agravar doenças preexistentes
03 de Setembro de 2025 as 08h26Casos de dengue e chikungunya custaram R$ 1,2 bi ao sistema de saúde
Levantamento se refere a casos registrados no país entre 2015 e 2024
02 de Setembro de 2025 as 08h24SES alerta para baixa cobertura vacinal contra Covid-19 em Mato Grosso
Postos de saúde dos 142 municípios já receberam mais de 291 mil doses, mas a cobertura vacinal de bebês de até um ano está longe da ideal, que seria de 95%
02 de Setembro de 2025 as 07h13Ministério da Saúde debate regionalização da Saúde e Mais Médicos Especialistas em Mato Grosso
02 de Setembro de 2025 as 07h30Hospital Regional de Sinop atende 53 vítimas de violência em dois anos
Sala de acolhimento garante atendimento humanizado, multiprofissional, sigiloso e integrado às vítimas de violência
01 de Setembro de 2025 as 07h47