Reconhecimento
AMEA recebe título estadual de utilidade pública
Associação com sede em Sinop desenvolveu dispositivos para combater queimadas no Pantanal
Geral | 20 de Outubro de 2021 as 17h 07min
Fonte: Jamerson Miléski

A AMEA (Associação Mato-grossense de Educação Ambiental), acaba de ser oficialmente reconhecida como uma entidade de utilidade pública pelo Governo de Mato Grosso. A lei 11.530 que confere o status para associação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (20).
O título de utilidade pública foi proposto pelo deputado estadual Dilmar Dal’Bosco – que assim como a AMEA possui sua base em Sinop. A propositura do deputado recebeu a aprovação da Assembleia Legislativa e no dia 19 de outubro o projeto recebeu a sanção legal do Governo do Estado.
A AMEA já havia sido reconhecida como sendo de utilidade pública em maio desse ano pela prefeitura de Sinop.
Embora exista desde 1999, a AMAE ganhou destaque recente com sua mobilização de pesquisadores e cientistas para desenvolver uma solução de prevenção e combate das queimadas no Pantanal de Mato Grosso. Através dos seus esforços, colaboradores modelaram o que ficou conhecido como “Radar do Fogo”: um conjunto de dispositivos capaz de monitorar remotamente o princípio de incêndios florestais mesmo nas regiões mais distantes, enviando as informações para as brigadas de combate.
Ao ser declarada como Utilidade Pública, a AMEA terá mais facilidade para implementar seu projeto – a grande meta é implantar o Radar do Fogo por todo Pantanal. Isso porque o título dá condições da entidade firmar convênios com o poder público, que deve ser o grande financiador desse projeto. O acesso aos recursos de fundos ambientais também fica facilitado para entidades consideradas de utilidade pública.
Para cobrir todo o Pantanal com os aparelhos de monitoramento e montar uma rede de comunicação instantânea das informações, a AMEA estima um investimento na ordem de R$ 3 milhões – quantia ínfima se considerados os 2,3 milhões de hectares do bioma pantaneiro que foram consumidos pelas chamas no ano passado.
Notícias dos Poderes
OAB-MT barra inscrição de advogada, um desiste e 22 seguem na disputa; veja
18 de Setembro de 2025 as 18h45O que mudou em 11 anos de Águas de Sinop?
Empresa lista obras na rede, investimentos e projetos sociais nesses 11 anos de concessão
18 de Setembro de 2025 as 16h31Horário de verão vai voltar? Veja o que diz o governo
Ministério de Minas e Energia diz que tema é sempre avaliado pela pasta, mas medida não deve ser retomada este ano
18 de Setembro de 2025 as 15h56