Ciência e Meio Ambiente
AMEA agora é uma entidade de utilidade pública
Título foi concedido pelo prefeito de Sinop, Roberto Dorner
Geral | 21 de Maio de 2021 as 12h 38min
Fonte: Jamerson Miléski

A AMEA (Associação Mato-grossense de Educação Ambiental), passa a ser considerada uma entidade de utilidade pública no município de Sinop. O título foi concedido pelo prefeito de Sinop, Roberto Dorner, através do decreto 130/2021. A promoção é uma resposta ao pleito feito pelos vereadores Célio Garcia e Juventino Silva, que levantaram a necessidade através de uma indicação.
Embora exista desde 1999, a AMAE ganhou destaque recente com sua mobilização de pesquisadores e cientistas para desenvolver uma solução de prevenção e combate das queimadas no Pantanal de Mato Grosso. Através dos seus esforços, colaboradores modelaram o que ficou conhecido como “Radar do Fogo”: um conjunto de dispositivos capaz de monitorar remotamente o princípio de incêndios florestais mesmo nas regiões mais distantes, enviando as informações para as brigadas de combate.
Ao ser declarada como Utilidade Pública, a AMEA terá mais facilidade para implementar seu projeto – a grande meta é implantar o Radar do Fogo por todo Pantanal. Isso porque o título dá condições da entidade firmar convênios com o poder público, que deve ser o grande financiador desse projeto. O acesso aos recursos de fundos ambientais também fica facilitado para entidades consideradas de utilidade pública.
Agora a AMEA tenta obter o mesmo reconhecimento em nível estadual. Quem está a frente dessa empreita é o deputado estadual, Dilmar Dal’Bosco (DEM), que tem a sua base eleitoral em Sinop – berço de origem da AMEA.
Enquanto o título estadual não se concretiza, a entidade avança na apresentação do seu projeto para os órgãos ambientais. Nesta quinta-feira (20), a presidente da AMEA, Agnéia Siqueira explanou os detalhes do Radar do Fogo em uma reunião na Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente).
Para cobrir todo o Pantanal com os aparelhos de monitoramento e montar uma rede de comunicação instantânea das informações, a AMEA estima um investimento na ordem de R$ 3 milhões – quantia ínfima se considerados os 2,3 milhões de hectares do bioma pantaneiro que foram consumidos pelas chamas no ano passado.
Notícias dos Poderes
CNJ anula edital do TJ e proíbe contratações temporárias de oficiais de justiça em MT
03 de Julho de 2025 as 18h55Seplag disponibiliza sistema para servidores solicitarem verificação de consignados
Sistema vai permitir verificação da existência de operação e de contrato, autorização e também eventuais ofensas aos direitos do consumidor
04 de Julho de 2025 as 06h53Os 50 carros mais vendidos do Brasil no primeiro semestre de 2025
Fiat Strada superou Volkswagen Polo ao emplacar mais de 62 mil veículos no país; veja ranking
03 de Julho de 2025 as 16h18Oito cidades de Mato Grosso terão provas do CNU; salários chegam a R$ 9,3 mil
Segunda edição do CPNU tem inscrições abertas até 20 de julho; estado pode ter vagas no INSS, MDA e Agência de Mineração
03 de Julho de 2025 as 16h06Toyota Hilux 2026 tem novo design vazado; o que esperar?
Novidades surgiram na Ásia, onde a Toyota (e a Hilux) são fortíssimas
03 de Julho de 2025 as 15h44STF valida tomada de bens sem ordem judicial em caso de inadimplência
Maioria dos ministros votou a favor do Marco Legal das Garantias, que permite que bancos e credores peguem imóveis e veículos
03 de Julho de 2025 as 12h23Soldado maranhense tem perna amputada ao pisar em mina na guerra da Ucrânia
03 de Julho de 2025 as 11h28Os 10 carros com as peças mais baratas do Brasil em 2025
Valor da cesta de peças deve ser levado em consideração na hora da compra de um carro; veja as que têm menor custo no Brasil
03 de Julho de 2025 as 11h14