Cuiabá
Ambulante oferece caneta preta e azul no local de prova do Enem
Candidatos só podem usar preta no exame.
Geral | 04 de Novembro de 2019 as 10h 39min
Fonte: G1

O vendedor ambulante Silvério Joaquim dos Santos está vendendo caneta nas cores preta e azul na porta de local de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Cuiabá, neste domingo (3), apesar de que os candidatos só podem usar preta no exame.
Ele disse que levou a cor proibida porque tinha no estoque e então resolveu colocá-las à venda também.
“Eu trouxe só por trazer mesmo, eu tinha no estoque. Assisti no jornal que estava proibido, só caneta preta não pode nenhuma outra cor. Antigamente podia caneta azul e preta, a campeã de venda minha era azul”, disse.
Tem quatro anos que ele trabalha na porta das escolas durante o Enem.
A restrição ao uso apenas da caneta preta virou até meme, por causa da música "Caneta Azul", criada pelo vigilante Manoel Gomes. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) permite apenas o uso de canetas pretas, com tubo transparente, e alertou em suas redes sociais os estudantes com uma brincadeira.
A letra "Caneta azul, azul caneta, caneta azul tá marcada com minha letra" teve sua versão alterada pelo Inep para “caneta preta, preta caneta, caneta preta para marcar qual é a letra”.
Abertura dos portões
Os portões dos locais de provas para quem vai fazer o exame abrem às 11h (12h horário de Brasília) e fecham às 12h (13h no horário de Brasília).
As provas iniciam às 12h30. A partir das 14h30 os alunos podem sair do local de provas, sem o caderno de questões e às 17h30 os candidatos podem sair do local de provas, com o caderno de questões.
O que pode levar para a prova do Enem 2019?
Há dois itens OBRIGATÓRIOS para que o candidato possa fazer a prova, e uma lista de objetos que são permitidos, dependendo de uma série de situações. Veja abaixo quais são:
OBRIGATÓRIO: A caneta deve ser esferográfica, de tinta preta, fabricada em material transparente.
OBRIGATÓRIO: O acesso à sala de provas só será permitido mediante a apresentação de um documento de identificação original e com foto, como: identidade, carteira de registro nacional migratório, carteira de trabalho, certificado de reservista, passaporte e carteira de motorista (CNH).
Caso o documento tenha sido roubado ou furtado antes do exame, o candidato deverá apresentar o boletim de ocorrência expedido por um órgão policial há, no máximo, 90 dias. Também deverá passar por uma coleta de dados biométricos e assinar um formulário especial.
Candidatos que apresentem documentos permitidos e originais, mas danificados ou com foto infantil, poderão fazer a prova, desde que se submetam a uma identificação especial.
Participantes que solicitaram atendimento especializado para cegueira, surdocegueira, baixa visão e visão monocular podem utilizar os seguintes materiais: máquina Perkins, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária e tábuas de apoio. Também podem ser acompanhados por cão guia. Todos esses recursos serão vistoriados pelo aplicador do exame.
Artigos religiosos, como quipá, são permitidos, mas devem ser verificados por um funcionário.
O cartão de confirmação de inscrição, embora não seja obrigatório, traz dados importantes, como o endereço de aplicação da prova.
O que NÃO pode levar para a prova do Enem 2019?
Documentos como certidão de nascimento ou de casamento, título eleitoral, CNH anterior a 1997, carteirinha de estudante, crachás, vias digitais ou cópias autenticadas não serão aceitos.
Telefones celulares e quaisquer equipamentos eletrônicos devem ser desligados e guardados em um envelope lacrado, que permanecerá debaixo da carteira. Entram na lista: calculadoras, agendas eletrônicas, tablets, ipods, gravadores, pen drive, relógio, chaves com alarme, fones de ouvido e gravadores.
Durante a aplicação do exame, se algum aparelho, mesmo que devidamente guardado, emitir som, o candidato será eliminado.
Lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, régua, corretivo, livros, manuais e anotações são proibidos – devem ficar guardados no envelope.
Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens é vetado.
Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros não são permitidos.
Notícias dos Poderes
Caminhões com eixos suspensos vão passar por conferência
Modalidade autorizada pela ANTT leva em consideração informações do MDF-e
02 de Maio de 2025 as 18h57PF investiga movimentação de R$ 2 bilhões de lobista de MT envolvido em venda de sentenças
02 de Maio de 2025 as 14h10Acordo entre Unimed e Oncomed levanta suspeitas sobre favorecimento e conflito de interesses
02 de Maio de 2025 as 13h58Empreendedoras de Sinop apostam no mercado da ‘fofura’
Itens de papelaria que conquistam pelo designe e diversão são o foco desse novo negócio
02 de Maio de 2025 as 13h11Fim de semana será de calor com risco de temporal em MT, alerta Inmet
02 de Maio de 2025 as 11h27Idoso toma Tadalafila, sofre mal súbito e morre durante festa de santo no interior de MT
Segundo um amigo da vítima, idoso tinha marca-passo e tomou remédio para disfunção erétil antes de ir par ao evento
02 de Maio de 2025 as 11h09Maluf propõe seminário sobre políticas públicas para infância e adolescência
A iniciativa considerou os resultados de levantamento referente à Fiscalização Nacional Coordenada Projeto Infância Segura
02 de Maio de 2025 as 11h03TJ nega manobra de empresa para 'grilar' parque em MT
Organização tenta ficar com áreas no extremo norte
02 de Maio de 2025 as 08h54