Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 23 de Fevereiro de 2024

Menu

Festival de praia

Amanhã (9) tem Festival de Praia com atrações culturais, segurança e acessibilidade com o banho assistido

A programação do Festival de Praia foi aberta nesta quinta-feira (7), reunindo mais de 8 mil pessoas, e continuará nos dias 9 e 10

Geral | 08 de Setembro de 2023 as 17h 30min
Fonte: Mylene Dias - Assecom

Foto: Divulgação

A programação do Festival de Praia foi aberta nesta quinta-feira (7), reunindo mais de 8 mil pessoas, e continuará nos dias  9 e 10. A mobilização feita pela secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, junto à Associação dos Deficientes Físicos (ADEFIS) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), levará os integrantes e alunos até a praia do Cortado, neste sábado (9) pela manhã, para aproveitar o banho assistido, ação preparada para contemplar as pessoas com deficiência física do município durante o Festival de Praia. 

Nos três dias de Festival a população poderá curtir um dia inteiro de lazer acompanhada da família e dos amigos com segurança e tranquilidade, além de atrações culturais e esportivas. Para as pessoas com deficiência física que desejam participar do banho assistido, especialmente no dia 9, a Prefeitura viabilizou um ônibus adaptado, que fará a condução até a praia do cortado. O ponto de saída será na ADEFIS, às 7h, e o retorno às 11h. Já o público da APAE irá com veículo próprio da instituição. 

Os idosos atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social também serão contemplados com lazer e diversão no  Festival de Praia, durante o sábado de manhã. Cada um dos quatro CRAS (Boa Esperança, Menino Jesus, Palmeiras e Paulista), bem como Centro de Convivência, levará o público idoso que participa dos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos. Haverá ônibus saindo das unidades às 7h, para os conduzir até a praia do cortado, já o retorno está programado para 11h. 

Para o banho assistido serão usadas três cadeiras de banho anfíbias, totalmente adaptadas para a atividade, que também ficarão disponíveis no domingo (10). A ação contará ainda com a contribuição dos profissionais e estudantes dos cursos de enfermagem, fisioterapia e educação física da faculdade Unifasipe, que prestará todo suporte aos participantes no segundo dia do festival. Além disso, os acadêmicos cadeirantes também participarão da ação. “Estamos trabalhando para garantir que o acesso ao lazer seja amplo e contemple todos os públicos. Será a primeira edição com inclusão social, é um verdadeiro avanço”, destacou a secretária de Assistência Social, Scheila Pedroso.

Além da inclusão social, a segurança da população e dos visitantes também é um compromisso da Prefeitura. Seguindo o exemplo do ano passado, nesta edição do Festival de Praia os portões serão abertos ao público às 7h e o fechamento será às 17 horas. Mas atenção, no dia 10 (domingo), os portões vão ser fechados mais cedo e ficarão abertos das 07h às 16h, devido ao show nacional com a cantora Joelma. Haverá ainda comboios organizados pelas forças de segurança nos dias de evento para garantir tranquilidade durante o retorno à cidade.  Entre as forças de segurança parceiras, estão a Marinha do Brasil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, além do auxílio da Guarda Civil Municipal. 

O Festeja Sinop é uma realização da Prefeitura de Sinop, com patrocínio do Grupo Sinop, MB Engenharia e Meio Ambiente, Shopping Sinop, Energize-C Eletropostos e apoio da Câmara Municipal de Vereadores.