Esquema de sentenças
Alvos de operação usavam boletos e dólares para compra de sentenças judiciais; revela STF
Geral | 14 de Maio de 2025 as 07h 30min
Fonte: O documento

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a realização de novas diligências no âmbito da chamada Operação Sisamnes. A decisão foi tomada a partir de pedido da Polícia Federal, com parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR).
A investigação apura o possível envolvimento de servidores do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em um esquema de vazamento de informações sigilosas e favorecimento de partes em processos que tramitam naquela corte.
A medida inclui a realização de buscas e apreensões de celulares, computadores, mídias e outros meios de prova, além de quebra de sigilo de dados telemáticos, inclusive em nuvem.
Medidas cautelares
O ministro Zanin (relator) também determinou medidas cautelares contra os envolvidos como o bloqueio de ativos financeiros, a proibição de contato entre investigados e a vedação de saída do país.
O ministro considerou haver indícios de empréstimos, dívidas e operações comerciais simuladas com o objetivo de viabilizar a devolução disfarçada de valores, caracterizando possível lavagem de dinheiro.
Lavagem de dinheiro
De acordo com as investigações, foi identificada uma estrutura financeira e empresarial usada para ocultar pagamentos de supostas propinas.
Os policiais apontaram quatro modalidades de lavagem de dinheiro: saques e depósitos em espécie, uso de contas de passagem, emissão de boletos sem lastro real e operações de câmbio paralelo por meio de doleiros.
A PF também apresentou registros de transferências financeiras envolvendo servidores investigados, cujos rendimentos oficiais não condizem com o padrão de vida identificado.
As apurações começaram após o assassinato do advogado Roberto Zampieri. O celular apreendido com ele revelou diálogos que indicam acesso indevido a decisões judiciais e possível influência nos resultados dos processos.
Notícias dos Poderes
Bebê de 1 ano morre envenenado após comer açaí; pai é o principal suspeito
13 de Maio de 2025 as 21h57Mulher tenta separar briga de casal e acaba morta com facada no pescoço em MT
13 de Maio de 2025 as 19h09MT é o 3º estado com maior número de apreensões de cocaína pelas forças estaduais
13 de Maio de 2025 as 12h16Homem joga gasolina e tenta atear fogo na ex-mulher em Blumenau, mas fósforos e isqueiro falham
Segundo a Polícia Civil, ao ver que não conseguiria atear fogo, ele manteve a vítima refém. Em seguida, foi preso em flagrante por tentativa de feminicídio e cárcere privado
12 de Maio de 2025 as 21h21Após esfaqueamento, mulher diz que foi estuprada pelo marido da rival
12 de Maio de 2025 as 19h50Suposto mandante da morte de Nery adotou tom debochado durante prisão
13 de Maio de 2025 as 07h41Homem mata outro após vê-lo dando tapa nas nádegas da irmã
Segundo informações levantadas pela Polícia Militar, o autor julgou a cena como imprópria e deu a facada. A mulher é irmã do homem que morreu.
12 de Maio de 2025 as 19h29Hospéde é achado morto, amarrado e com saco na cabeça em hotel de MT
Nenhum suspeito foi preso até o momento
12 de Maio de 2025 as 16h49