Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Segunda Feira 27 de Setembro de 2021

Geral

Aluno morto pelo Covid antes de apresentar teste de mestrado, recebe homenagem da UFMT

Dimas da Silva Marques faleceu em decorrência da Covid-19 no final de abril, antes de apresentar a versão final do trabalho concluso

Luto | 01 de Julho de 2021 as 15h 45min
Fonte: Redação com assessoria

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizou nesta terça-feira (29) a defesa póstuma da dissertação de Dimas da Silva Marques, pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Tecnologia da Informação e da Comunicação na Educação (LêTECE), que faleceu em decorrência da covid-19 no final de abril, antes de apresentar a versão final do trabalho concluso.

A homenagem foi realizada pela família de Dimas e pelos colegas e professores do PPGE, com apoio da Pró-reitoria de Pós-graduação (PROPG) da UFMT, como forma de honrar a memória do mestrando, aos anos dedicados à pesquisa, bem como os recursos investidos no trabalho que tem relevância para o desenvolvimento da educação e da ciência brasileira.

"A importância dessa defesa póstuma é primeiramente a de publicar o esforço que Dimas teve em sua trajetória acadêmica, possibilitando que a comunidade científica e a sociedade tenham acesso a esse conhecimento", afirmou o orientador, professor Alexandre Martins dos Anjos.

O trabalho, intitulado "Educação Física à Distância: Propostas de mediação pedagógica em contextos de aquisição de habilidades sensório-motoras", apresenta contribuições relacionadas à Educação a Distância (EaD), aos processos de aquisição de Habilidades Sensório-Motoras e à mediação pedagógica e tecnológica no contexto de cursos de Educação Física ofertados a Distância.

"Não podíamos pegar dois anos de pesquisa, concluída, e simplesmente arquivar. Dimas graduou-se em Educação Física aqui na UFMT e desde 2007 atua na rede pública de ensino, então sua trajetória profissional está muito ligada à educação e esse trabalho concilia sua formação com sua atuação como professor", completa o orientador.

A diretora do Instituto de Educação, professora Tatiane Lebre Dias falou sobre a importância do evento. "Esse é um momento difícil em nossas vidas, mas agradecemos a contribuição que Dimas deixa pra gente. Um profissional da educação que deixa seu legado. Agora, esperamos por dias melhores em nossa sociedade", pontuou.

A professora Kátia Morosov Alonso, coordenadora do LêTECE,  por sua vez, afirmou que Dimas foi uma pessoa querida e competente. "Essa é uma singela homenagem, mas é o que podemos traduzir em termos de nosso sentimento e de nossa dor", disse, lembrando também de Evandro Birello de Lima, outro pesquisador do grupo que morreu em decorrência da covid-19, em 2020.

A banca examinadora foi formada pelos professores Alexandre Martins dos Anjos, Cristiano Maciel, Débora Erileia Pedrotti Mansilla e Glauce Viana de Souza Torres.