Segurança hídrica
Alta Floresta sediará 1º Encontro Águas da Bacia do Rio Teles Pires; inscrições estão abertas
O evento ocorrerá nos dias 16 e 17 de junho, no auditório do Museu de História Natural de Alta Floresta
Geral | 03 de Junho de 2026 as 14h 48min
Fonte: Renata Prata

O 1º Encontro Águas da Bacia do Rio Teles Pires, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de junho no auditório do Museu de História Natural de Alta Floresta, está com inscrições abertas. O evento tem a parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e será um espaço de diálogo entre instituições públicas, sociedade civil, universidades, representantes dos Comitês de Bacias, comunidades tradicionais e setor produtivo.
Com realização do Comitê de Bacia do Baixo Teles Pires e do Instituto Centro de Vida (ICV) serão apresentados estudos de casos, mesas temáticas e compartilhamento de experiências voltada à gestão integrada dos recursos hídricos, com debate do uso múltiplo das águas, com objetivo de fortalecer conexões e ampliar participação social.
O superintendente de Recursos Hídricos, Luiz Henrique Noquelli, explicou que o evento tem como foco governança e planejamento territorial para a segurança hídrica. “O objetivo desse encontro é fazer a integração do poder público, sociedade civil e usuários para tratar das questões de recursos hídricos, uma integração entre sociedade civil por meio dos comitês com o órgão coordenador gestor. É importante difundir a gestão de recursos hídricos no interior do estado, trabalhar da melhor forma possível preventivamente”.
Entre os palestrantes da Sema estão: Fernando Pires, coordenador de Segurança de Barragem, Ellen Pantoja, que falará sobre a distribuição das outorgas na bacia, Filippe Kestring, que fará uma apresentação sobre os Planos de Bacias e Tania Rosa, com a palestra de unidade de planejamento, gestão territorial e papel dos comitês.
Acesse o link para se inscrever
✅Siga o canal do GC Notícias no WhatsApp.
📷Siga nosso perfil no Instagram.
Notícias dos Poderes
Sorteio do Nota MT será realizado neste sábado (13)
12 de Junho de 2026 as 16h27Relembre a trajetória de Elon Musk, o 1º trilionário da humanidade
Estreia da SpaceX na bolsa dos Estados Unidos elevou fortuna do empresário, que ultrapassa PIB de países
12 de Junho de 2026 as 15h31Flávio Dino homologa acordo e Mato Grosso e Pará têm 30 dias para mapear terras após acordo no STF
Entendimento prevê mapeamento de imóveis e elaboração de plano de trabalho para regularização fundiária; ministro Flávio Dino é o relator do caso
12 de Junho de 2026 as 14h30Justiça cita inconstitucionalidade e derruba proibição de atletas trans em competições de Cuiabá
12 de Junho de 2026 as 14h27Elevador com nove pessoas despenca do 5º andar em Cuiabá
O acidente ocorreu no bairro Ribeirão do Lipa; três vítimas precisaram de atendimento médico
12 de Junho de 2026 as 13h22Redes da Meta sofrem instabilidade global nesta sexta-feira; usuários ironizam queda no Dia dos Namorados
Falha afetou Instagram, Facebook e WhatsApp no fim da manhã; versões web foram as mais prejudicadas e geraram onda de memes no X (antigo Twitter)
12 de Junho de 2026 as 10h52Trabalhador tenta dar água a lagarto e perde parte de dedo em MT
A vítima precisou ser socorrida até uma Unidade de Pronto Atendimento de Rondonópolis
12 de Junho de 2026 as 10h37