Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Segunda Feira 27 de Junho de 2022

Menu

Geral

Águas de Sinop quer aumentar em 33% a vazão da Estação de Esgoto

Alteração aumentaria em 1,7 milhão de litros/dia o volume de efluentes lançados no Rio Curupy

Remendo | 20 de Outubro de 2021 as 11h 14min
Fonte: Redação com assessoria

Foto: Assessoria

Enquanto não inicia a construção das suas novas estações de tratamento de esgoto, a Águas de Sinop tenta dilatar a capacidade da única unidade do tipo, instalada em 2016. A empresa que detém a concessão dos serviços de água e esgoto no município está pleiteando junto a SEMA (Secretaria Estadual de Meio Ambiente), uma alteração dos licenciamentos ambientais referentes à operação da ETE Curupy.

A pretensão da Águas de Sinop é ampliar o lançamento de efluentes dos atuais 60 litros por segundo para 80 litros por segundo. Efluente é como se chama o resíduo líquido que será lançado no rio, resultado do tratamento do esgoto. O curso d’água que recebe essa carga é o Rio Curupy.

Além da estação de esgoto, atualmente o córrego também recebe uma carga de efluentes de um frigorífico. Caso a Sema ateste a alteração no licenciamento, o Curupy receberia por dia um “extra” de 1,7 milhão de litros de efluentes.

Nesta semana, a equipe técnica da SEMA realizou uma vistoria nas instalações da Estação de Tratamento. A ETE Curupy está em uma área de aproximadamente 9,6 mil metros quadrados de construção. O pedido de ampliação da capacidade visa atender ao crescimento populacional. “Nesta primeira fiscalização, a SEMA se mostrou aberta para ajustar e aumentar a vazão, conforme solicitado e, assim realizar as devidas alterações no sistema de licença de operação. Sabemos o quanto isso será benéfico para toda comunidade e estamos ansiosos para melhorar os processos de tratamento, mantendo a destinação correta”, pontuou o diretor-presidente da Águas de Sinop, Eduardo Lopes.

A ETE Curupy trata do esgoto dos bairros Cidade Jardim, Residencial Norte (parte), Jardim Primaveras, Industrial Norte (parte), Orquídeas, Jardim das Palmeiras (parte), Jardim das Violetas (parte), Parque das Araras, Jardim das Oliveiras I e II, Daury Riva, Jardim dos Cravos (parte), Maria Carolina, Califórnia, Veneza, Caribe e Copacabana.