Remendo
Águas de Sinop quer aumentar em 33% a vazão da Estação de Esgoto
Alteração aumentaria em 1,7 milhão de litros/dia o volume de efluentes lançados no Rio Curupy
Geral | 20 de Outubro de 2021 as 11h 14min
Fonte: Redação com assessoria

Enquanto não inicia a construção das suas novas estações de tratamento de esgoto, a Águas de Sinop tenta dilatar a capacidade da única unidade do tipo, instalada em 2016. A empresa que detém a concessão dos serviços de água e esgoto no município está pleiteando junto a SEMA (Secretaria Estadual de Meio Ambiente), uma alteração dos licenciamentos ambientais referentes à operação da ETE Curupy.
A pretensão da Águas de Sinop é ampliar o lançamento de efluentes dos atuais 60 litros por segundo para 80 litros por segundo. Efluente é como se chama o resíduo líquido que será lançado no rio, resultado do tratamento do esgoto. O curso d’água que recebe essa carga é o Rio Curupy.
Além da estação de esgoto, atualmente o córrego também recebe uma carga de efluentes de um frigorífico. Caso a Sema ateste a alteração no licenciamento, o Curupy receberia por dia um “extra” de 1,7 milhão de litros de efluentes.
Nesta semana, a equipe técnica da SEMA realizou uma vistoria nas instalações da Estação de Tratamento. A ETE Curupy está em uma área de aproximadamente 9,6 mil metros quadrados de construção. O pedido de ampliação da capacidade visa atender ao crescimento populacional. “Nesta primeira fiscalização, a SEMA se mostrou aberta para ajustar e aumentar a vazão, conforme solicitado e, assim realizar as devidas alterações no sistema de licença de operação. Sabemos o quanto isso será benéfico para toda comunidade e estamos ansiosos para melhorar os processos de tratamento, mantendo a destinação correta”, pontuou o diretor-presidente da Águas de Sinop, Eduardo Lopes.
A ETE Curupy trata do esgoto dos bairros Cidade Jardim, Residencial Norte (parte), Jardim Primaveras, Industrial Norte (parte), Orquídeas, Jardim das Palmeiras (parte), Jardim das Violetas (parte), Parque das Araras, Jardim das Oliveiras I e II, Daury Riva, Jardim dos Cravos (parte), Maria Carolina, Califórnia, Veneza, Caribe e Copacabana.
Notícias dos Poderes
Após atropelar e matar homem, mulher bota culpa em sapatos de luxo
Segundo amigos próximos, suspeita fazia o uso de drogas regularmente
21 de Outubro de 2025 as 20h53Motociclista morre em colisão com carro na MT-140 em Sinop
21 de Outubro de 2025 as 20h45Presidente do TCE propõe união dos municípios e mesa técnica para fim dos lixões em MT
21 de Outubro de 2025 as 20h35Mosquitos são vistos pela primeira vez na Islândia: 'A fortaleza caiu'
Agora, só a Antártica permanece livre desses insetos transmissores de várias doenças
22 de Outubro de 2025 as 07h00Mais de 150 ganhadores do Nota MT ainda não informaram dados bancários e podem perder o prêmio
Prazo para atualização cadastral termina no dia 27 de outubro
21 de Outubro de 2025 as 16h48Exposição fotográfica celebra a identidade e as histórias de moradores da cidade
A mostra itinerante e gratuita é um convite à democratização da arte, propondo uma experiência afetiva ao criar um acervo cultural de retratos que eternizam moradores da cidade
21 de Outubro de 2025 as 15h12MT investiga suspeita de 2º caso de intoxicação por metanol em MT
Este é o segundo caso sob investigação em Mato Grosso. Na semana anterior, um jovem de 24 anos está internado no HMC, em Cuiabá
21 de Outubro de 2025 as 15h02Esmeralda de R$ 2 bilhões é guardada em bunker em SP enquanto aguarda leilão
Negociação foi aberta em 18 de setembro e, por enquanto, não há interessados pela canga
21 de Outubro de 2025 as 10h43