Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 24 de Julho de 2025

Menu

Prevenção

Águas de Sinop alerta para o perigo de ataques de cães

Animais domésticos podem causar problemas durante a leitura do consumo

Geral | 14 de Abril de 2023 as 11h 33min
Fonte: Assessoria Aegea MT

Foto: Assessoria

Para prevenir acidentes envolvendo ataques de cães aos leituristas, a Águas de Sinop retorna com a ação “Enquanto o leiturista faz a medição, deixe seu amiCão longe do portão”, que tem o objetivo de conscientizar os tutores sobre a importância de cuidar dos seus animais de estimação. A concessionária explica que os ataques dos animais aos leituristas são recorrentes e por isso há uma preocupação em proporcionar um ambiente seguro para os colaboradores. Com a volta da conscientização, a Águas demonstra sua preocupação por estes animais, que estão apenas protegendo seu território, mas reforça que os tutores devem ter cuidado para que eles não ataquem na hora da medição.

Assim como em 2022, nos três primeiros meses deste ano já foram registrados ataques caninos aos leituristas e as mordidas muitas vezes causam sérias lesões físicas aos profissionais. A coordenadora Regional da Águas de Sinop, Dammylly Moniky, pontua que geralmente é em um momento de descuido que o ataque acontece. “Normalmente quando os leituristas chegam, os animais começam a latir e os moradores abrem o portão, é nesse momento que eles se soltam e acabam atacando”.

Por conta dos riscos, a Águas de Sinop já tomou algumas medidas a fim de preparar os leituristas para lidar com os ataques. Uma delas foi um treinamento para os colaboradores com especialista em comportamento canino. Na ocasião, eles aprenderam sobre como agir caso se sintam ameaçados pelo animal ou sejam atacados, porém o cuidado dos moradores ainda é a principal maneira de evitar que os acidentes aconteçam. Para assegurar o trabalho dos leituristas, a concessionária recomenda alguns cuidados essenciais, como:

- Instalar o hidrômetro na caixa padrão, do lado externo da residência;

- Sinalizar a casa com placas do tipo “Cuidado! Cão bravo”;

- Manter o portão fechado na hora da medição;

- Se certificar de que o portão está bem trancado ao sair.

Outra medida para colocar em prática é ficar atento à data da leitura, informação que sempre aparece na conta do mês anterior, e neste dia deixar o cão preso ou evitar que o animal escape.

Vale lembrar que, caso essas recomendações não sejam cumpridas e o ataque aconteça, o tutor do animal é responsabilizado com uma notificação da concessionária. A coordenadora regional explica que é dever dos moradores proporcionar a segurança dos leituristas na hora da medição. “Além de proporcionar o acesso aos medidores de consumo de água, em local seguro e acessível, o cuidado com os animais domésticos é responsabilidade dos tutores no momento da leitura do medidor”, enfatiza Dammylly.