Geral
Água mineral ou filtrada, qual é melhor?
Entenda os riscos e benefícios na hora de beber água
Saúde | 23 de Novembro de 2021 as 09h 35min
Fonte: Redação

Todos os dias, pelos menos 2 litros de água potável. É o que recomenda a OMS (Organização Mundial da Saúde). Quem faz exercício físico ou tem uma atividade que exija esforço, pode chegar a precisar 4 litros por dia. Embora chás, sucos, isotônicos e frutas suculentas ajudem a chegar nesse volume, a recomendação médica em geral é beber água. Mas qual água? Ou melhor: água é tudo igual?
A resposta é: depende! Se a água for limpa, filtrada e passou por um tratamento prévio, ela cumprirá o papel de hidratar o corpo humano. Em Sinop, e alguns municípios da região, a água que chega pela rede de abastecimento é extraída do subsolo. Mesmo assim, passa por um processo de tratamento físico e químico, removendo partículas da água (boas e ruins), e recebendo a adição de cloro e flúor. Essa água sai do reservatório segura para o consumo. Mas está longe de ser a melhor água.
O processo de tratamento remove da água alguns minerais que são importantes para o organismo. Além disso, a adição de cloro, essencial para esterilizar a água, em grandes quantidade pode ser prejudicial – ou quando muito afetar o cheiro e o sabor. Soma-se a isso o fato de que a água passa pelas tubulações da casa e fica armazenada em uma caixa. A falta de limpeza periódica dessa rede doméstica pode afetar a segurança e a qualidade da água.
Para se precaver, muitas pessoas recorrem aos filtros. Desde o clássico de barro até aqueles acoplados à torneira da cozinha. Esses dispositivos são eficazes em conter partículas, mas também estão sujeitos à falta de manutenção. Filtros sujos ou utilizados por longos períodos acabam perdendo a capacidade de filtrar a água.
A água mineral, vendida em garrafas ou galões, é, por definição, natural. A água mineral é extraída diretamente de uma fonte e envazada para consumo. Não há adição de substâncias ou processos de tratamento. É a água no seu estado natural.
O que assegura a qualidade da água mineral é o processo de monitoramento e a preservação da fonte de onde é extraída. No Norte de Mato Grosso, a maior fonte de água mineral está instalada no município de Ipiranga do Norte. A “Fonte Azul”, implantada pela empresa Lebrinha em 2019, está no centro de uma área com mais de mil hectares de mata preservada. É uma fonte de água natural que verte naturalmente do solo, no meio da Floresta Amazônica. É água boa e em grande volume. A bica da Lebrinha em meio à floresta tem uma capacidade de vazão de 300 mil litros de água mineral por hora. A água é extraída do subsolo, percorre uma tubulação de inox até dentro da indústria de envase, vertendo direto para as garrafas e galões. “A água passa por testes diários de qualidade no laboratório da empresa, além de análises de 3 em 3 meses em uma laboratório de Sinop e duas análises por ano, mais completas, em um laboratório em Santa Catarina”, explica o gerente industrial da Lebrinha, Fonte Azul, Humberto de Almeida.
O monitoramento de qualidade é parte importe no processo de produção da Água Lebrinha. A empresa possui certificação NSF – instituição que é uma referência mundial em segurança alimentar. A combinação de uma fonte rica e singular com processos de produção testados e aprovados fazem da Lebrinha um produto de referência no mercado de água mineral.
Como a água mineral não passa por nenhum tratamento ou filtragem, os minerais dispostos no líquido continuam lá – por isso o nome “água mineral”. Esses minerais cumprem funções no organismo, do esqueleto ao cérebro. Mesmo sendo uma água mineral, a Lebrinha é leve e com sabor puro, já que sua fonte é um afloramento que brota naturalmente da terra.
Para quem está convencido a deixar o filtro em segundo plano e incorporar a água mineral no seu hábito diário, fica a dica: leia o rótulo e saiba de qual fonte vem sua água. Afinal, a água que você irá beber estará do jeito que ela saiu da fonte.
Conheça mais sobre a Lebrinha: www.lebrinha.com.br
Notícias dos Poderes
Corpo de Bombeiros abre processo seletivo para contratação de 180 brigadistas florestais
Interessados podem realizar as inscrições de forma gratuita, de 28 a 30 de junho, nas unidades dos 29 municípios do Estado
27 de Junho de 2022 as 16h49Piloto de motocross morre em queda ao saltar rampa em campeonato
Acidente foi registrando durante transmissão ao vivo
27 de Junho de 2022 as 16h20Motociclista morre em acidente com carreta na BR-070
Condutor do veículo de carga não se feriu e recusou atendimento médico
27 de Junho de 2022 as 16h14Procon Sinop migra para sistema ProConsumidor
Plataforma traz mais agilidade nos atendimentos
27 de Junho de 2022 as 11h27Estrada Claudete é levantada e recuperada com avanço do Programa Arranca Safra
27 de Junho de 2022 as 11h18Sorriso: trabalhador morre após ser atingido por carregamento de tijolos
Acidente de trabalho ocorreu em uma obra no bairro Alphaville
26 de Junho de 2022 as 19h31Politec alerta estudantes que irão prestar provas do IFMT sobre prazo para emissão de RG
Atualmente, prazo de confecção do documento é de 30 a 40 dias; Carteira de identidade é indispensável no processo seletivo
25 de Junho de 2022 as 13h53Vai faltar água em alguns bairros de Sinop
A interrupção irá acontecer no domingo das 8:00h às 20:00h
24 de Junho de 2022 as 18h28