Saúde
Água mineral ou filtrada, qual é melhor?
Entenda os riscos e benefícios na hora de beber água
Geral | 23 de Novembro de 2021 as 09h 35min
Fonte: Redação

Todos os dias, pelos menos 2 litros de água potável. É o que recomenda a OMS (Organização Mundial da Saúde). Quem faz exercício físico ou tem uma atividade que exija esforço, pode chegar a precisar 4 litros por dia. Embora chás, sucos, isotônicos e frutas suculentas ajudem a chegar nesse volume, a recomendação médica em geral é beber água. Mas qual água? Ou melhor: água é tudo igual?
A resposta é: depende! Se a água for limpa, filtrada e passou por um tratamento prévio, ela cumprirá o papel de hidratar o corpo humano. Em Sinop, e alguns municípios da região, a água que chega pela rede de abastecimento é extraída do subsolo. Mesmo assim, passa por um processo de tratamento físico e químico, removendo partículas da água (boas e ruins), e recebendo a adição de cloro e flúor. Essa água sai do reservatório segura para o consumo. Mas está longe de ser a melhor água.
O processo de tratamento remove da água alguns minerais que são importantes para o organismo. Além disso, a adição de cloro, essencial para esterilizar a água, em grandes quantidade pode ser prejudicial – ou quando muito afetar o cheiro e o sabor. Soma-se a isso o fato de que a água passa pelas tubulações da casa e fica armazenada em uma caixa. A falta de limpeza periódica dessa rede doméstica pode afetar a segurança e a qualidade da água.
Para se precaver, muitas pessoas recorrem aos filtros. Desde o clássico de barro até aqueles acoplados à torneira da cozinha. Esses dispositivos são eficazes em conter partículas, mas também estão sujeitos à falta de manutenção. Filtros sujos ou utilizados por longos períodos acabam perdendo a capacidade de filtrar a água.
A água mineral, vendida em garrafas ou galões, é, por definição, natural. A água mineral é extraída diretamente de uma fonte e envazada para consumo. Não há adição de substâncias ou processos de tratamento. É a água no seu estado natural.
O que assegura a qualidade da água mineral é o processo de monitoramento e a preservação da fonte de onde é extraída. No Norte de Mato Grosso, a maior fonte de água mineral está instalada no município de Ipiranga do Norte. A “Fonte Azul”, implantada pela empresa Lebrinha em 2019, está no centro de uma área com mais de mil hectares de mata preservada. É uma fonte de água natural que verte naturalmente do solo, no meio da Floresta Amazônica. É água boa e em grande volume. A bica da Lebrinha em meio à floresta tem uma capacidade de vazão de 300 mil litros de água mineral por hora. A água é extraída do subsolo, percorre uma tubulação de inox até dentro da indústria de envase, vertendo direto para as garrafas e galões. “A água passa por testes diários de qualidade no laboratório da empresa, além de análises de 3 em 3 meses em uma laboratório de Sinop e duas análises por ano, mais completas, em um laboratório em Santa Catarina”, explica o gerente industrial da Lebrinha, Fonte Azul, Humberto de Almeida.
O monitoramento de qualidade é parte importe no processo de produção da Água Lebrinha. A empresa possui certificação NSF – instituição que é uma referência mundial em segurança alimentar. A combinação de uma fonte rica e singular com processos de produção testados e aprovados fazem da Lebrinha um produto de referência no mercado de água mineral.
Como a água mineral não passa por nenhum tratamento ou filtragem, os minerais dispostos no líquido continuam lá – por isso o nome “água mineral”. Esses minerais cumprem funções no organismo, do esqueleto ao cérebro. Mesmo sendo uma água mineral, a Lebrinha é leve e com sabor puro, já que sua fonte é um afloramento que brota naturalmente da terra.
Para quem está convencido a deixar o filtro em segundo plano e incorporar a água mineral no seu hábito diário, fica a dica: leia o rótulo e saiba de qual fonte vem sua água. Afinal, a água que você irá beber estará do jeito que ela saiu da fonte.
Conheça mais sobre a Lebrinha: www.lebrinha.com.br
Notícias dos Poderes
TCE-MT integra acordo interinstitucional em defesa da integridade e transparência na gestão pública
20 de Outubro de 2025 as 16h48Zampieri sacou mais de R$ 12 milhões em espécie com lobista
Andreson Gonçalves usava doleiro de São Paulo para movimentar valores e ocultar origem ilícita
20 de Outubro de 2025 as 16h43Semana tem alerta de tempestades e mínima chega a 19ºC em Mato Grosso
20 de Outubro de 2025 as 15h08Jovem internado no HMC por suspeita de intoxicação com metanol corre risco de ficar cego
Paciente passou por avaliação oftalmológica que identificou neurite óptica bilateral, ou seja, inflamação que causa dor nos olhos e pode ocorrer perda da visão.
20 de Outubro de 2025 as 14h56PF aponta 41 vínculos de empresário e rede para manipular ações
Grupo é suspeito de usar a Fource como fachada para burlar credores e interferir em decisões do STJ
20 de Outubro de 2025 as 14h46Sucuri se enrola no focinho de onça durante ataque no Pantanal
Fotógrafo capturou o momento em que a onça Amber vence a disputa contra a cobra em meio à vegetação alagada
20 de Outubro de 2025 as 10h37Jovem morre afogado ao tentar atravessar rio
Vítima deixa esposa grávida.
20 de Outubro de 2025 as 10h28Ônibus é destruído por incêndio na MT-270
Os bombeiros conseguiram conter as chamas e realizar o rescaldo, garantindo que não houvesse reignição
20 de Outubro de 2025 as 10h25