Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Segunda Feira 19 de Maio de 2025

Menu

Sinop

Aeroporto está habilitado para operar voos com até 189 passageiros

ANAC sobe classificação do aeroporto de Sinop para categoria de aeronaves 3C'

Geral | 05 de Março de 2021 as 11h 48min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: Divulgação

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), elevou a categoria operacional do Aeroporto de Sinop. Na avaliação da agência, a estrutura existente no aeródromo é suficiente para proceder com pousos e decolagens de aeronaves classificadas como “3C” ou inferiores. A decisão está na portaria 4.387, publicada no diário oficial da União desta sexta-feira (5).

A lista de aeronaves inclui os modelos mais utilizados pela aviação civil no país, como o Boeing 737-600 e o Airbus A-319. As maiores aeronaves classificadas como 3C tem capacidade para 189 passageiros e peso de decolagem de 79 toneladas.

A elevação de categoria dá ao aeroporto de Sinop condições de receber voos das principais empresas aéreas do mercado nacional.

A portaria também referenda a instrumentalização dos pousos e decolagens, inclusive para voos noturnos. Dessa forma, o Aeroporto de Sinop passa a ser classificado como “VFR/IFR Não-precisão (NPA)”. Ou seja, operação das aeronaves segundo as regras de voo visual (VFR) e também pelas regras de voo por instrumentos (IFR). O termo “não precisão” remete ao fato de que os instrumentos geram informações laterais de aproximação. Nesse caso, os equipamentos do aeroporto são considerados uma ferramenta de orientação extra para o piloto, ficando a aterrissagem sempre condicionada às condições visuais.

No quesito estrutura de combate a incêndio, a portaria classifica o aeroporto de Sinop na categoria 5 – em uma escala que vai de 1 a 10.