Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Terça Feira 17 de Maio de 2022

Menu

Geral

Aegea implanta complexo de usinas solares

Estação com 200 hectares terá capacidade de gerar 200 MWh/mês

Sol e água | 07 de Abril de 2022 as 10h 09min
Fonte: Redação

Foto: Assessoria

A conta de energia elétrica é uma das principais despesas fixas mensais das empresas que operam os serviços de água e esgoto em Mato Grosso. Em Sinop, onde a água que abastece a rede é extraída do subsolo, a energia move as bombas dos poços e também do sistema de distribuição. É com eletricidade que se movimentam as estações elevatórias de esgoto.

Para mitigar um pouco dessa conta – e de quebra utilizar um recurso mais “limpo” – o Grupo Aegea implantou um complexo de usinas solares com 200 hectares de extensão. A planta fotovoltaica fica na estrada da Guia, próximo de Cuiabá e terá capacidade de geração de 200MWh/mês – o suficiente para abastecer 1,3 mil residências.

A usina solar suprirá 15% do consumo energético das concessionárias de água e esgoto de Sinop, Campo Verde, Poconé e Primavera do Leste, todas pertencentes ao grupo Aegea.

O complexo de geração foi implantado em parceria com a Brasol Soluções Energéticos, empresa do grupo Siemens, e Oeste Solar Energia. “A empresa [Aegea] tem avançado em sólidas parcerias e já possui cerca de 50MWp de projetos de Geração Distribuída em operação/implementação em nove diferentes estados do Brasil”, destaca o gerente de Gestão de Energia e Eficiência Energética da Aegea Saneamento, Emerson Santana Rocha.