Foi Ordem?
Advogado usa filho para falar sobre eleições da OAB e chama Xênia de ‘fantoche’
Vídeo com criança reverberou como um exemplo de machismo estrutural
Geral | 31 de Maio de 2024 as 12h 05min
Fonte: Jamerson Miléski

Uma criança, de terno e gravata, sentada em um escritório, tecendo suas considerações sobre as eleições na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em Mato Grosso. Segurando o celular e fazendo perguntas está o pai, o advogado Geandre Bucair, que grava o vídeo e depois o compartilha com a comunidade dos operadores de Direito. Demonstrando certa timidez e inquietude, algo esperado para uma criança, o filho do advogado faz críticas a candidata a presidente da OAB/MT, Xênia Guerra, atual presidente da subseção da Ordem em Sinop.
No vídeo, a criança diz que Xênia é “governada por um grupo de pessoas que querem ser donos da OAB”. Em dado momento fala que Xênia não vai governar e sim ser governada, colocando a advogada em uma posição de “fantoche”. O menino faz comentários elogiosos para Gisele [Cardoso], atual presidente da OAB e candidata à reeleição e para Pedro Paulo [da Silva Junior], também candidato a presidente no pleito de 2024. A criança sugere inclusive que Gisela e Pedro Paulo possam trabalhar juntos.
Xênia gravou um vídeo em resposta. Ela considerou a mensagem propagada um exemplo de machismo estrutural, presente na sociedade e infelizmente propagada dentro dos lares. “Em pleno 2024 não é possível que alguém imagine que uma mulher não é capaz de conduzir e liderar um processo eleitoral”, pontuou a advogada. Xênia lembrou que o mesmo argumento, de que ela seria apenas uma marionete a serviço de outros, também surgiu quando foi candidata pela OAB Sinop. Para Xênia, a surpresa é ver alguém usando uma criança para disseminar esse tipo de ataque.
A Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, através da Comissão da Mulher Advogada, se manifestou sobre o assunto, emitindo uma nota de repúdio. Na comunicação, a OAB criticou a iniciativa, também encarada como uma demonstração de machismo. “Foram anos de luta para que as mulheres pudessem estar hoje em condições de igualdade na entidade e agora, justo quando temos duas mulheres como protagonistas neste pleito, temos que assistir episódios de misoginia, usando ainda a imagem de um menor para propagar pensamentos de que uma mulher não pode ter autonomia para estar à frente de um projeto”, diz trecho da nota.
O texto também lembra que a atual presidente da seccional, Gisela Cardoso, também já foi vítima de machismo durante o pleito anterior. “Precisamos, desde já, estancar este tipo de atitude, para evitar que a situação se alastre até o período eleitoral”, sustenta a nota.
No ano de 2021, em um texto de opinião publicado no site Olhar Direto, o advogado Geandre Bucair também usou de uma narrativa em seu esteio familiar para se manifestar sobre a eleição da OAB. Narrando um momento compartilhado no sofá de casa, com seus filhos, o advogado manifesta seu apoio pela candidatura de Gisela.
Notícias dos Poderes
Desmatamento cai 32% no Brasil. Cerrado é o bioma mais devastado
16 de Maio de 2025 as 07h10Por que caso de venda de sentenças do STJ continua sob investigação no STF
Segundo a Polícia Federal, esquema é muito mais sofisticado do que se imaginou inicialmente
15 de Maio de 2025 as 19h21Sindicatos denunciam possíveis irregularidades em consignado no Estado
16 de Maio de 2025 as 07h13Sérgio Ricardo orienta prefeitos sobre gestão de precatórios durante seminário promovido pelo TJMT
15 de Maio de 2025 as 19h01Solenidade de Posse da Diretoria da OAB Sinop (Gestão 2025-2027) será realizada na próxima terça-feira (20)
15 de Maio de 2025 as 16h16Operação da PF mira esquema de contrabando de equipamentos agrícolas em MT
Investigação apontou que os produtos entravam no país sem o pagamento de impostos e eram revendidos no mercado nacional
15 de Maio de 2025 as 12h42