Sinop
Advogado consegue suspender licitação de Taques para amarrar o Hospital por mais 5 anos
No apagar das luzes, licitação definiria os próximos 5 anos do Hospital Regional de Sinop
Geral | 08 de Novembro de 2018 as 14h 48min
Fonte: Jamerson Miléski

Uma ação popular, movida e defendida por um advogado de Sinop, afastou a ameaça do atual Governo escolher como será a gestão do Hospital Regional de Sinop nos próximos 5 anos. Guilherme Melgar, no exercício da sua cidadania, entrou como uma Ação Popular contra o Governo do Estado de Mato Grosso, pedindo a suspensão do concurso de projeto 003/SES/MT/2018. O advogado que representou a si mesmo, conseguiu uma liminar expedida pelo juiz da 6ª vara da comarca de Sinop, Mirko Gianotte, suspendendo o certame.
Como informou em primeira mão o GC Notícias (clique aqui para ver), o concurso de projeto foi lançado no dia 11 de outubro, apenas 4 dias após Pedro Taques (PSDB), ser sumariamente derrotado nas eleições. Esse processo licitatório tinha como objetivo contratar a próxima gestão do Hospital Regional de Sinop. O edital construído pela equipe de Taques estabelecia quais seriam os procedimentos, as especialidades, os quantitativos e demais detalhes desse contrato de gestão que teria validade de 5 anos – transcenderia todo o próximo governo.
O curso normal desse chamamento era abrir as primeiras propostas na próxima terça-feira (13). Vislumbrando uma possível ameaça a saúde pública de Sinop e a interferência desse governo no próximo, Guilherme ingressou com uma ação popular, pedindo a impugnação da licitação. O advogado citou na sua argumentação os contratos de gestão sucessivamente renovados com dispensa de licitação, as inúmeras denúncias de má prestação no serviço público ao longo do atual governo e o fato de que só faltam 2 meses para o encerramento do mandato – o que significa que o próximo governador teria que pagar a conta.
As alegações foram acolhidas pelo juiz Mirko Gianotte. O magistrado concedeu, na tarde desta quinta-feira (8), uma decisão liminar suspendendo o processo licitatório de chamamento público.
Guilherme Melgar, advogado e autor da ação
Mirko citou em sua decisão a Lei de Responsabilidade Fiscal e a norma legal de que os chefes dos poderes executivos não podem fazer despesas nos últimos 8 meses do seu mandato que terão que ser pagas pelos seus sucessores. “O atual gestor deve evitar que sejam legadas obrigações ao futuro gestor, de modo a comprometer a implementação de suas próprias políticas públicas”, ressaltou o juiz.
O magistrado acrescentou que o Estado não agiu buscando o equilíbrio das contas públicas, sendo que deveria tomar cuidados para que o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas.
A ação popular também foi direcionada para o conhecimento do Ministério Público. O governo do Estado e a secretaria de Saúde poderão recorrer. Até lá, o processo de licitação deve ser suspenso.
Notícias dos Poderes
Investimentos bilionários podem impulsionar produção de etanol de milho em 50% até 2027
28 de Agosto de 2025 as 21h53Justiça recupera R$ 5,7 milhões em multas ambientais para Mato Grosso
29 de Agosto de 2025 as 07h27Metanol importado para empresas de MT era desviado e adulterado em SP
Investigações apontam que metanol importado para empresas de MT era desviado
28 de Agosto de 2025 as 16h23Brasil tem 15 cidades com mais de 1 milhão de habitantes
Apenas Guarulhos e Campinas não são capitais
28 de Agosto de 2025 as 15h16Preso por esquema bilionário em SP tem fazenda de R$ 17 milhões em MT
Propriedade está em Chapada dos Guimarães
28 de Agosto de 2025 as 15h14Inscrições para Torneio de Pesca encerram no domingo (31)
28 de Agosto de 2025 as 13h45Festeja Sinop: banho na Praia do Cortado será permitido apenas nos dias do Festival de Praia
Banho não será autorizado durante a Romaria Fluvial e o Torneio de Pesca
28 de Agosto de 2025 as 13h23Show do Padre Reginaldo Manzotti e abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, será domingo (31) às 19h30
O show nacional será logo após a cerimônia de abertura dos 33º Jogos Olímpicos e 2º Jogos Paralímpicos
28 de Agosto de 2025 as 13h21