Descompasso
Advocacia de MT denuncia dificuldade de acessar o Judiciário; TJ rebate apresentando números
De acordo com relatos de advogados, as principais reclamações se referem a dificuldade de falar por telefone em gabinetes; TJ apresenta balanço com números favoráveis ao desempenho do Judiciário
Geral | 10 de Fevereiro de 2022 as 19h 37min
Fonte: Rodrigo Meloni

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) divulgou nesta quarta-feira (09.02) que advogados e advogadas tem utilizado, há uma semana, o canal de atendimento da entidade para registrar problemas em acessar os serviços virtuais disponibilizadas pelo Poder Judiciário.
De acordo com relatos, as principais reclamações se referem a dificuldade de falar por telefone em gabinetes, secretarias e assessorias, para resolver questões relativas a andamento processual. “O telefone toca até cair”, afirmou uma advogada, que recorreu ao canal da OAB-MT.
Outros entraves reportados por advogados dizem respeito a dificuldade para agendar videoconferência, pagamento de precatórios, entre outras necessidades rotineiras do pleno exercício da Advocacia. “Existe uma demora também no proferimento de decisões, em ações urgentes, sem que o advogado possa, presencialmente, requerer a preferência no julgamento, considerando a natureza da matéria, uma vez que por e-mail não consegue retorno.”, destaca material divulgado pela OAB-MT.
Em resposta, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT) apresentou dados e números que revelam o desempenho do Poder Judiciário. “As 79 comarcas estão em pleno funcionamento, desempenhando suas atividades majoritariamente via teletrabalho, com aumento da produtividade de magistrados e servidores em 2022”, destaca o Tribunal.
Ainda de acordo com o documento publicado pelo TJ, a movimentação processual registrada no Processo Judicial Eletrônico (PJe) pelo órgão em fevereiro, em Primeira e Segunda Instâncias, é superior à média registrada em outubro e novembro de 2021, quando a instituição registrava 60% de seus integrantes em trabalho presencial. “Somente no dia 2 de fevereiro, por exemplo, o Judiciário registrou 134 mil movimentos processuais no PJe, enquanto no mesmo dia em 2021 foram 97.504 movimentações”.
O Tribunal de Justiça destaca ainda que tem investido maciçamente em novas tecnologias a fim de acompanhar a crescente demanda de serviços.
“Diversos avanços incorporados à rotina dos cidadãos, como a realização de videoconferências, uso do WhatsApp e serviços como o Balcão Virtual, foram adotados pela instituição”, conclui o órgão.
Selo ouro
O Selo Ouro conquistado pelo Tribunal de Justiça na edição de 2021 no Prêmio CNJ de Qualidade foi comemorado como ‘um marco na história do Judiciário estadual’.
“Além de obter a maior pontuação alcançada na história estadual e a maior pontuação entre os tribunais brasileiros que ganharam o Selo Ouro, o tribunal mato-grossense ficou à frente de tribunais brasileiros de grande porte, que em 2021 ficaram com o Selo Prata”, destacou o TJ.
O resultado foi divulgado no dia 3 de dezembro durante o 15º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça.
Notícias dos Poderes
Médico de Mato Grosso morre em queda de avião monomotor no Pantanal de Mato Grosso do Sul
16 de Setembro de 2025 as 17h05MPMT requer plano de descomissionamento da UHE Colíder
Desde agosto a usina entrou em estado de
16 de Setembro de 2025 as 17h00Preço dos alimentos em Sinop cai pelo 3º mês consecutivo
Cesta básica em queda volta a ter o mesmo custo que em outubro de 2024
16 de Setembro de 2025 as 16h16ChatGPT poderá avisar polícia se adolescente estiver com ideias suicidas, diz OpenAI
Medida faz parte de um pacote de proteção para menores de 18 anos. A empresa também vai implementar verificação de idade e ferramentas de controle parental
16 de Setembro de 2025 as 15h16Cavalaria da Polícia Militar prende homem em flagrante com arma de fogo e tabletes de maconha
Militares flagraram suspeito durante Estágio Supervisionado do 11º Curso de Policiamento Montado no município
16 de Setembro de 2025 as 14h55