Infecção generalizada
Adolescente sofre infecção generalizada ao tentar impressionar o namorado com vape
'Disseram-me que, se eu tivesse chegado ao hospital algumas horas depois naquele dia, teria morrido', contou Isabelle Troncao, de 16 anos
Geral | 17 de Abril de 2025 as 11h 45min
Fonte: Extra Globo

Isabelle Troncao, de 16 anos, foi apresentada ao vape (cigarro eletrônico) pelo novo namorado. Para impressioná-lo no início do relacionamento resolveu também usar o dispositivo de nicotina.
"Era uma atividade social e para impressionar o cara com quem eu estava", relatou a moradora de Las Vegas (Nevada, EUA).
Porém, sete dias depois, Isabelle começou a se sentir mal.
Inicialmente, a estudante achou se tratar de uma simples dor de garganta. O médico disse que se tratava de uma gripe e que a adolescente deveria fazer repouso.
"O vape fazia a minha garganta arder", contou.
Porém, em poucos dias, a situação degringolou. Isabelle não conseguia andar, nem ficar acordada, e sentia um peso esmagador no peito.
"Eu estava com tanta dor que parecia que eu queria respirar, mas não conseguia inspirar profundamente. Eu não conseguia me levantar para ir ao banheiro e não conseguia ficar acordada", contou ela.
Levada à emergência de um hospital em Henderson (Nevada), Isabelle foi diagnosticada com Síndrome de Lemierre, um tipo raro de infecção bacteriana na garganta. De acordo com os médicos, o uso do cigarro eletrônico contribuiu para o acúmulo de bactérias no seu corpo.
Com sepse (infecção generalizada), Isabelle passou por cirurgia para drenar um litro de líquido do pulmão e ficou internada por um mês devido a coágulos sanguíneos na garganta, no pulmão e no braço esquerdo.
"Foi horrível, eu estava com ela todas as noites no hospital. A pior sensação era ouvir alguém dizer que não sabia se ela ia sobreviver, foi muito difícil", recordou a mãe, Francesca Lombardo, de 44 anos.
O incidente ocorreu no fim de 2023 e agora foi revelado como um sinal de alerta para outros adolescentes que lidam com pressões para "impressionar" outros.
Isabelle, que não namora mais o rapaz que tentava impressionar, está incentivando as pessoas a pararem de usar cigarros eletrônicos para evitar o mesmo destino.
"Disseram-me que, se eu tivesse chegado ao hospital algumas horas depois naquele dia, teria morrido. Ninguém deveria usar cigarros eletrônicos, estão deixando muitas pessoas doentes", afirmou ela.
Notícias dos Poderes
Governo de MT prorroga incentivos fiscais para o comércio e garante competitividade
Empresas varejistas e atacadistas, bares, restaurantes, lanchonetes e contribuintes de outros segmentos poderão usufruir da redução
30 de Abril de 2025 as 17h44OAB Sinop alerta advocacia para aumento de casos do Golpe do Falso Advogado
Ordem lançou plataforma de verificação contra a prática criminosa
30 de Abril de 2025 as 15h22Nova autorização prevê desapropriação de 95 mil m² às margens da BR
Rota do Oeste afirma que área efetiva da construção será de 34 mil metros quadrados
30 de Abril de 2025 as 15h00Homem resgatado do Monte Fuji retorna à montanha dias depois — e pede resgate de novo
O caso do estudante gerou discussões nas redes sociais, com muitos pedindo que ele fosse responsabilizado, especialmente por seu segundo pedido de resgate
30 de Abril de 2025 as 14h22Criança danifica quadro de Rothko avaliado em R$ 318 milhões durante visita a museu na Holanda
Obra foi tirada de exibição em Roterdã
30 de Abril de 2025 as 14h20Encerra em 30 dias prazo para municípios conseguirem doações de maquinários
30 de Abril de 2025 as 14h00UFMT de Sinop já formou mais de 300 médicos
Cerca de 60% dos médicos formados pela instituição acabam atuando no município
30 de Abril de 2025 as 11h24Homenagem ao trabalho do bem: pedreiro que ficou famoso no Brasil, entrega novas casas em Cuiabá
Até agora foram construídas 16 casas em dez anos. Nova parceira do projeto, Energisa garante fiação, padrões de energia e eletrodomésticos para famílias
30 de Abril de 2025 as 11h09