Sinop
Adoções de animais aumenta 33% em relação ao ano passado
Em contrapartida os resgates também aumentaram e as castrações diminuíram
Geral | 25 de Outubro de 2022 as 16h 52min
Fonte: João Silvestri Klein

Segundo a Associação Protetora dos Animais do Município de Sinop (APAMS), de janeiro a setembro de 2022, a ONG teve um aumento de 33% de adoções em relação ao mesmo período do ano de 2021.
Os resgates também aumentaram, em 2021 foram feitos 301 resgates de animais em situação de risco, já em 2022 esse número aumentou para 322.
Em contrapartida houve uma diminuição no número de castrações. De 2021 para cá houve uma queda de 38,72% no total de castrações realizadas. Segundo a ONG, as pessoas acabam marcando a cirurgia, mas não comparecem no dia, o que acaba atrasando a demanda.
A APAMS realiza castrações de todos animais abrigados e que serão doados, com exceção dos filhotes, que devido a idade não podem ser castrados. Mas no ato de adoção, o futuro adotante se compromete a castrá-lo quando o mesmo atingir a idade necessária para a cirurgia.
Segundo a presidente da instituição, Luciani Prante Chiarello, nos 17 anos de abrigo, a APAMS observa que houveram mudanças, mas muito aquém do que é necessário “O que consideramos como saldo positivo foi a Lei Sansão que nos possibilitou exercer melhor os direitos dos animais, com ela conseguimos prisões de vários criminosos nas questões animais”, ressalta.
A entidade vem sofrendo com o problema de lotação já há algum tempo. Em 2022 a ONG se mudou para um novo local, localizado no Bairro Cidade Alta, mas o problema de lotação persiste. Segundo Luciani, a compra é mais comum que a adoção, o que superlota os abrigos e estimula a exploração dos animais como meio de vida, através da comercialização “Nosso repúdio em especial a criação de fundo de quintal, como é conhecida, onde animais são explorados em sucessivas crias, sem condições de higiene, alimentação e cuidados veterinários”, finaliza.
Mais baias estão sendo construídas no local para abrigar os animais, com o intuito de aumentar o número de abrigados, que atualmente é de 260 animais, distribuídos em baias, internamentos, gatil e até mesmo soltos pelo lote.
A associação não consegue suprir a demanda de uma cidade desse porte e como se sabe, em Sinop não há centro de zoonoses que abrigue os animais. O que temos são os protetores individuais –Pessoas que cedem o espaço da própria casa para cuidar dos animais,e a APAMS.
A entidade salienta que o aumento de animais na rua é um problema de saúde pública. Além do aumento de doenças, também aumenta o risco de quem transita, seja em veículos ou pedestres.
Sobre a APAMS
A APAMS, é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 29 de agosto do ano de 2005, que tem como princípio a preservação da Vida. É formada por pessoas que se dedicam para a proteção e bem-estar dos animais, vítimas de maus tratos e/ou abandono.
O objetivo primordial da APAMS é tirar os animais das ruas, dar-lhes condições dignas de se recuperarem de enfermidades, tratá-los, vacinar, castrar e reintegrá-los à sociedade através do processo de adoção.
As adoções dos animais são realizadas somente, após o animal ter sido tratado, vacinado e castrado, quando a APAMS faz a verificação em loco da pessoa interessada em assumir a responsabilidade pelo animal desejado, constatando que este tem condições, que incluem: um lugar adequado e preparo psicológico para ter um animal, faz-se à documentação da adoção e registra-se com imagens fotográficas, ou seja, trabalhamos para que este animal não volte mais às ruas e principalmente que não volte a procriar.
Mais informações (66) 99911-1177
Notícias dos Poderes
PF investiga movimentação de R$ 2 bilhões de lobista de MT envolvido em venda de sentenças
02 de Maio de 2025 as 14h10Acordo entre Unimed e Oncomed levanta suspeitas sobre favorecimento e conflito de interesses
02 de Maio de 2025 as 13h58Empreendedoras de Sinop apostam no mercado da ‘fofura’
Itens de papelaria que conquistam pelo designe e diversão são o foco desse novo negócio
02 de Maio de 2025 as 13h11Fim de semana será de calor com risco de temporal em MT, alerta Inmet
02 de Maio de 2025 as 11h27Idoso toma Tadalafila, sofre mal súbito e morre durante festa de santo no interior de MT
Segundo um amigo da vítima, idoso tinha marca-passo e tomou remédio para disfunção erétil antes de ir par ao evento
02 de Maio de 2025 as 11h09Maluf propõe seminário sobre políticas públicas para infância e adolescência
A iniciativa considerou os resultados de levantamento referente à Fiscalização Nacional Coordenada Projeto Infância Segura
02 de Maio de 2025 as 11h03TJ nega manobra de empresa para 'grilar' parque em MT
Organização tenta ficar com áreas no extremo norte
02 de Maio de 2025 as 08h54Armas, lobby e assassinato: a investigação sobre corrupção no STJ
PF já chegou às primeiras provas de pagamento de propina a um assessor do tribunal e revelou movimentação financeira bilionária
02 de Maio de 2025 as 10h47