Acidentes e afogamentos
Acidentes de trânsito e afogamentos tiram a vida de 42 crianças
Somente da última semana foram registrados o óbito de duas crianças menores de 2 anos
Geral | 15 de Novembro de 2021 as 08h 57min
Fonte: A Gazeta

Entre janeiro e outubro Mato Grosso registrou 42 mortes de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, sendo 15 por afogamentos, 25 em acidentes de trânsito e duas vítimas de homicídios culposos, quando não há intenção de matar.
Somente na última semana, duas crianças com menos de dois anos morreram, uma afogada em uma piscina e outra após ter 80% do corpo queimado em uma explosão durante um churrasco em família. Durante 2020, foram 17 afogamentos, 4 homicídios culposos e 27 vítimas de trânsito nesta faixa etária.
Dados do site Criança Segura Brasil indicam que acidentes são a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no país. Por ano, mais de 3,3 mil morrem e outras 112 mil são hospitalizadas em estado grave. As principais causas são os acidentes de trânsito, afogamentos e sufocação, nesta ordem.
A delegada Mariell Antonini Dias, titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande, enfatiza que a Constituição Federal, em seu artigo 226, estabelece que é responsabilidade dos pais cuidarem dos filhos enquanto não alcançam a maioridade. Qualquer imprudência ou negligência pode gerar responsabilização criminal e, por isso, é instaurado um inquérito policial pelo homicídio culposo. Mariell lembra que na esfera judicial pode ser aplicado o perdão, mas antes ocorre a investigação policial.
Números da Superintendência do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Estado e Segurança Pública (Sesp), apontam que em Várzea Grande, este ano, foram registradas 3 mortes por afogamentos e 5 por acidentes de trânsito, com vítimas com idade inferior a 14 anos. No ano de 2020 foram 3 afogamentos, um homicídio culposo e duas vítimas do trânsito.
A delegada informa que entre os casos mais recorrentes estão as crianças vítimas de sufocação. São mães e pais que dormem com os filhos na mesma cama e durante o sono acabam matando as crianças por asfixia. “Claro que pai e mãe não quer, na maioria das vezes, a morte do seu filho. Têm situações de homicídio doloso sim. Mas na maioria das vezes vemos é culposo, sem intenção de matar. Mas é a inobservância de um dever de cuidado que acaba acarretando a morte”.
Prevenção
O site Criança Segura monitora regularmente os dados relacionados a acidentes que acontecem no Brasil, por meio da plataforma de dados do Ministério da Saúde, o Datasus. Especialistas apontam que 90% dos acidentes podem ser evitados com medidas simples de prevenção.
É o que orienta o delegado Claudio Vitor Freesz, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Capital. Com medidas simples de proteção vidas podem ser salvas.
Cita o caso de dispositivos, como sensores de ondas, que instalados em piscinas disparam alarmes quando crianças ou animais domésticos movimentam a água. “São equipamentos interessantes que, aliados a redes e grades de proteção que podem ser instaladas junto às piscinas, protegem crianças e evitam tragédias”.
Notícias dos Poderes
Homem morre após levar descarga elétrica em Sinop
17 de Setembro de 2025 as 22h07Cervejas brasileiras ficam entre as melhores do mundo em competição internacional; veja quais
O European Beer Star, sediado na Alemanha, é considerado um dos concursos cervejeiros mais prestigiados do mundo
18 de Setembro de 2025 as 07h14SES e TCE reúnem gestores e profissionais de saúde em encontro para debater prevenção ao suicídio
Evento foi realizado nesta quarta-feira (17), com o objetivo de debater melhorias e soluções para a área da saúde mental em Mato Grosso
17 de Setembro de 2025 as 17h22Vice-prefeito articula com ministro novas UBSs para fortalecer rede da atenção primária de Sinop
17 de Setembro de 2025 as 15h47Bolsonaro está com câncer de pele, diz médico
17 de Setembro de 2025 as 15h27Prefeito sanciona lei que proíbe atletas trans em competições esportivas femininas em Cuiabá
17 de Setembro de 2025 as 15h09Aluno de 12 anos de escola militar morre após parada cardíaca
Ele passou mal e foi levado ao Hospital Regional, mas não resistiu e morreu em Alta Floresta
17 de Setembro de 2025 as 12h36