Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 04 de Dezembro de 2025

Menu

Fim de Ano

ACES pede suspensão temporária de obras da AEGEA próximo a comércios durante período de festas

Geral | 04 de Dezembro de 2025 as 10h 05min
Fonte: Fim de Ano Assessoria

Foto: Assessoria

A Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES) protocolou, na última semana, um ofício junto à Águas de Sinop solicitando a suspensão temporária das obras de implantação das redes de esgotamento sanitário próximos a comércios durante o período de festas, considerado o mais relevante em vendas e faturamento para o varejo local. O pedido foi motivado pelo impacto direto que as intervenções podem causar ao fluxo de consumidores, à mobilidade urbana e ao desempenho das vendas de final de ano, especialmente no mês de dezembro.

No documento, a ACES destacou que este é o momento de maior movimentação do comércio, quando lojistas dependem de condições adequadas de acesso para garantir um atendimento eficiente e seguro aos consumidores. “Estamos atentos às obras e acompanhando de perto essa evolução para que o comércio não seja afetado, principalmente nesse período de festas, em em que as vendas aumentam. Para que isso aconteça, o consumidor precisa ter mobilidade e o menor transtorno possível para chegar até as lojas”, explica o Fabio Migliorini, presidente ACES Sinop.

De acordo com Miglirioni, a entidade reforçou, no documento enviado, a importância do alinhamento entre obras públicas e a dinâmica econômica da cidade, buscando assegurar equilíbrio entre o avanço da infraestrutura e a necessidade do setor empresarial.

Em resposta à solicitação, a Águas de Sinop informou que as obras encontram-se na etapa final, restando aproximadamente 2,5 km de rede para conclusão, de um total de 85 km executados. A concessionária comunicou que os trechos remanescentes, previstos para serem finalizados até 9 de dezembro de 2025, concentram-se em um conjunto reduzido de vias, o que, segundo o documento, reduz “significativamente os transtornos ao fluxo comercial durante este período”.

O cronograma atualizado prevê frentes de trabalho nas seguintes localidades:

  • Rua Caviúnas – 500m (previsão: 09/12/2025)
  • Av. das Itaúbas – 700m (previsão: 09/12/2025)
  • Av. dos Ingás – 250m (previsão: 05/12/2025)
  • Av. dos Guarantãs e Embaúbas – 150m (previsão: 03/12/2025)
  • Interligações da Av. André Maggi com Av. das Palmeiras – 300m (previsão: 05/12/2025)

A Águas de Sinop também reforçou que, no caso da Av. Dom Henrique Froehlich, os serviços seguem pelo método não destrutivo (MND), com execução no canteiro central e impacto mínimo à trafegabilidade. O término desse trecho está previsto para 19 de dezembro, prazo ampliado justamente para evitar interdições.

A concessionária reconheceu oficialmente a relevância social e econômica do comércio local e assumiu o compromisso de manter diálogo diário com a ACES durante os próximos dias, buscando a melhor estratégia de convivência entre o andamento das obras e o funcionamento das lojas durante o período natalino. No documento, a empresa reafirma que está “inteiramente à disposição para esclarecimentos adicionais e para alinhar, em conjunto, a melhor estratégia de convivência”.

A ACES seguirá acompanhando o cronograma, defendendo o interesse do setor produtivo, garantindo representatividade e trabalhando para que comerciantes, consumidores e a cidade tenham o menor impacto possível neste momento crucial do ano.