Fim de Ano
ACES pede suspensão temporária de obras da AEGEA próximo a comércios durante período de festas
Geral | 04 de Dezembro de 2025 as 10h 05min
Fonte: Fim de Ano Assessoria

A Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES) protocolou, na última semana, um ofício junto à Águas de Sinop solicitando a suspensão temporária das obras de implantação das redes de esgotamento sanitário próximos a comércios durante o período de festas, considerado o mais relevante em vendas e faturamento para o varejo local. O pedido foi motivado pelo impacto direto que as intervenções podem causar ao fluxo de consumidores, à mobilidade urbana e ao desempenho das vendas de final de ano, especialmente no mês de dezembro.
No documento, a ACES destacou que este é o momento de maior movimentação do comércio, quando lojistas dependem de condições adequadas de acesso para garantir um atendimento eficiente e seguro aos consumidores. “Estamos atentos às obras e acompanhando de perto essa evolução para que o comércio não seja afetado, principalmente nesse período de festas, em em que as vendas aumentam. Para que isso aconteça, o consumidor precisa ter mobilidade e o menor transtorno possível para chegar até as lojas”, explica o Fabio Migliorini, presidente ACES Sinop.
De acordo com Miglirioni, a entidade reforçou, no documento enviado, a importância do alinhamento entre obras públicas e a dinâmica econômica da cidade, buscando assegurar equilíbrio entre o avanço da infraestrutura e a necessidade do setor empresarial.
Em resposta à solicitação, a Águas de Sinop informou que as obras encontram-se na etapa final, restando aproximadamente 2,5 km de rede para conclusão, de um total de 85 km executados. A concessionária comunicou que os trechos remanescentes, previstos para serem finalizados até 9 de dezembro de 2025, concentram-se em um conjunto reduzido de vias, o que, segundo o documento, reduz “significativamente os transtornos ao fluxo comercial durante este período”.
O cronograma atualizado prevê frentes de trabalho nas seguintes localidades:
- Rua Caviúnas – 500m (previsão: 09/12/2025)
- Av. das Itaúbas – 700m (previsão: 09/12/2025)
- Av. dos Ingás – 250m (previsão: 05/12/2025)
- Av. dos Guarantãs e Embaúbas – 150m (previsão: 03/12/2025)
- Interligações da Av. André Maggi com Av. das Palmeiras – 300m (previsão: 05/12/2025)
A Águas de Sinop também reforçou que, no caso da Av. Dom Henrique Froehlich, os serviços seguem pelo método não destrutivo (MND), com execução no canteiro central e impacto mínimo à trafegabilidade. O término desse trecho está previsto para 19 de dezembro, prazo ampliado justamente para evitar interdições.
A concessionária reconheceu oficialmente a relevância social e econômica do comércio local e assumiu o compromisso de manter diálogo diário com a ACES durante os próximos dias, buscando a melhor estratégia de convivência entre o andamento das obras e o funcionamento das lojas durante o período natalino. No documento, a empresa reafirma que está “inteiramente à disposição para esclarecimentos adicionais e para alinhar, em conjunto, a melhor estratégia de convivência”.
A ACES seguirá acompanhando o cronograma, defendendo o interesse do setor produtivo, garantindo representatividade e trabalhando para que comerciantes, consumidores e a cidade tenham o menor impacto possível neste momento crucial do ano.
Notícias dos Poderes
Prefeito de Jangada é detido pela PM por posse ilegal de arma dentro de caminhonete de luxo
04 de Dezembro de 2025 as 10h24Homem morre após ser atingido por barra de supino durante exercício em academia
academia Caso aconteceu na segunda (1º), em Olinda. Câmera de segurança registrou momento em que Ronald Montenegro é atingido.
04 de Dezembro de 2025 as 08h59Malásia retomará busca do avião do voo MH370, desaparecido há 11 anos
Boeing 777 com 239 pessoas a bordo perdeu contato com os radares em 8 de março de 2014
03 de Dezembro de 2025 as 21h50Prefeituras, TJ e UFMT têm seletivos para diferentes áreas e salários até R$ 9 mil
03 de Dezembro de 2025 as 21h39Inmet alerta para risco de granizo e ventos de até 100 km/h em Mato Grosso
Há possibilidade de queda de granizo, além de risco para alagamentos, cortes de energia, queda de árvores e danos em plantações
03 de Dezembro de 2025 as 21h10Arroz, feijão e carne Acrinorte doa 6,8 toneladas de comida
Doações foram recebidas por 17 entidades sociais do município
03 de Dezembro de 2025 as 18h12Avião cai em área rural de Juara e piloto não é encontrado
Aeronave foi achada destruída e sem vítimas no local; polícia apura causas da queda
03 de Dezembro de 2025 as 18h05