Decisão do STF
Ação da Abraji tirou PGR, sob Gonet, da inércia no caso das emendas PIX
Órgão de fiscalização só moveu ação no STF após repercussão positiva em decisão favorável em outra ação movida pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji)
Geral | 13 de Agosto de 2024 as 10h 53min
Fonte: Alexandre Aprá - Redação IssoÉNotícia

A ação judicial impetrada no último dia 25 de julho pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) questionando as emendas PIXs conseguiu não só uma decisão favorável do ministro Flavio Dino, mas também tirou a Procuradoria-geral da República (PGR) da inércia.
Isso porque o órgão comandado por Paulo Gonet resolveu questionar a já conhecida falta de transparência das tais emendas junto ao STF há dois dias, após os resultados positivos da ação da Abraji.
A ação de Gonet pede a suspensão imediata dos trechos da Constituição que autorizam as chamadas “emendas PIX ” e que, ao final do julgamento, eles sejam declarados inconstitucionais. Para o PGR, o sistema impede a transparência, a publicidade e a rastreabilidade dos recursos federais, além de ofender vários princípios constitucionais.
Ainda cita um relatório recente que indica o aumento expressivo dos valores destinados a esse tipo de emenda parlamentar. Em 2022, o total chegou a R$ 3,32 bilhões e, no ano seguinte, o valor duplicou, atingindo R$ 6,75 bilhões.
Quando nada, o episódio reforça a importância do ativismo judicial de entidades da sociedade organizada, como a Abraji, em temas sensíveis e de interesse público, principalmente quando os órgãos de fiscalização, como a PGR, mostram certa morosidade ao agir.
Notícias dos Poderes
Professora morre depois de ser atacada a facadas por aluno em faculdade de Porto Velho
Suspeito foi preso em flagrante depois de ser contido por outros alunos. Juliana foi atingida com facadas nos seios e morreu antes de chegar ao hospital.
07 de Fevereiro de 2026 as 14h15Ministro diz que lobista "simulou" doença e vota para manter prisão
Defesa de Andreson de Oliveira Gonçalves busca a concessão de prisão domiciliar humanitária
07 de Fevereiro de 2026 as 10h16Com mais de 70 toneladas, eixo da roda-gigante chega ao Parque Novo Mato Grosso
Novas peças devem chegar ao empreendimento nos próximos meses. Ao todo, cerca de 80 carretas trarão materiais importados da China
07 de Fevereiro de 2026 as 08h11Influenciador Henrique Maderite morre aos 50 anos em Minas Gerais
06 de Fevereiro de 2026 as 19h04Mato Grosso terá tempestades em todas as regiões, diz Inmet
06 de Fevereiro de 2026 as 16h53Vigilante dorme com cigarro na boca, provoca incêndio e causa prejuízo milionário em Goiás
Homem inicialmente alegou ter sido rendido por assaltantes, mas investigações desmentiram essa versão
06 de Fevereiro de 2026 as 15h30Veja o que diz a PF sobre a saúde de Bolsonaro
Segundo o relatório, o ex-presidente apresenta sinais e sintomas neurológicos que aumentam o risco de novos episódios de queda, o que demanda investigação diagnóstica especializada.
06 de Fevereiro de 2026 as 14h48Servidores do Judiciário de MT não terão corte de penduricalhos com decisão do STF
Conforme a decisão, os pagamentos de verbas que não estejam previstos em lei deverão ser imediatamente suspensos no prazo de até 60 dias
06 de Fevereiro de 2026 as 12h32