Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 18 de Julho de 2025

Menu

Herbicida no campo

Abertas inscrição para Audiência Pública que discutirá limites do uso do glifosato em MT

TRT-MT marca audiência pública antes de decidir sobre uso do glifosato no campo

Geral | 18 de Julho de 2025 as 15h 10min
Fonte: Aline Cubas – TRT-MT

Foto: eleonimages

O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) realizará, em 19 de agosto, uma audiência pública para debater a legalidade do uso de glifosato em lavouras no estado, no contexto das relações de trabalho. A medida foi determinada pelo relator do Incidente de Assunção de Competência (IAC), desembargador Aguimar Peixoto, como etapa prévia ao julgamento da tese pelo Pleno do Tribunal.

A audiência pública foi convocada tendo em vista a complexidade e repercussão social e econômica da questão, de modo a garantir o amplo debate. “A audiência possibilitará colher contribuições técnicas e científicas, incluindo depoimentos de especialistas, antes da formação de um precedente sobre o tema”, explicou o relator.

O Incidente de Assunção de Competência é um desdobramento de uma Ação Civil Pública ajuizada em 2019 que busca proibir o uso do herbicida glifosato no estado. A ação é movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Ministério Público do Estado (MPMT) em face de três entidades representativas do setor agrícola: a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e a Associação Mato-Grossense do Algodão (Ampa).

A controvérsia jurídica gira em torno de dois pontos principais: a possibilidade de o Judiciário trabalhista decidir sobre a proibição do uso de um produto autorizado pela Anvisa e a amplitude da legitimidade passiva em ações "duplamente coletivas", como a presente — ou seja, se os efeitos da decisão podem estender-se a todos os produtores representados pelas entidades, mesmo que não sejam partes diretas na ação.

 

Inscrições

Entidades e pessoas interessadas em participar como expositores da audiência pública podem se inscrever até 30 de julho encaminhando e-mail com os pontos que pretendem abordar para o endereço: mailto:gab-aguimarpeixoto@trt23.jus.br.

Confira aqui o despacho com os pontos a serem abordados.

Conforme definido pelo relator, o deferimento da habilitação levará em conta a representatividade e a expertise dos interessados, bem como a pertinência das contribuições para o esclarecimento do tema. A relação dos habilitados será divulgada a partir de 10 de agosto. Especialistas de notório saber também poderão ser convidados a participar dos debates.

 

Riscos à saúde

Na Ação Civil Pública, os MPs alegam que, mesmo com a adoção de normas de segurança e uso de EPIs, o contato com o glifosato apresenta riscos à saúde dos trabalhadores, podendo causar doenças crônicas. Argumentam, também, que o uso do produto em ambiente aberto impossibilita o controle da contaminação, expondo trabalhadores e consumidores aos seus efeitos nocivos.

A ação se baseia, entre outros documentos, em estudos da International Agency for Research on Cancer (IARC), da Organização Mundial da Saúde (OMS), que classificam o glifosato como “provável agente cancerígeno”. Os MPs citam ainda a Convenção 170 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), segundo a qual substâncias químicas perigosas devem ser vetadas quando não é possível garantir sua manipulação segura.

As instituições também propuseram a via da autocomposição, sugerindo o estabelecimento de metas para reduzir gradualmente o uso do glifosato na agricultura mato-grossense.

O que: Audiência pública sobre o uso do herbicida glifosato nas lavouras de Mato Grosso

Porta voz do TRT/MT - Juíza auxiliar da Presidência Leda Borges de Lima.

Inscrições para expositores: Até 30 de julho, pelo e-mail gab-aguimarpeixoto@trt23.jus.br

Processos: PJe 0000680-48.2019.5.23.0003 (ACP) e 0000187-70.2025.5.23.0000 (IAC)

situs toto

slot thailand

slot togel

kembangtoto

situs kembangtoto

situs toto

toto 4d

slot pulsa

situs toto

toto 4d

toto togel

togel thailand

deposit 5000

situs toto

deposit pulsa

situs toto

slot depo 5k

situs toto

toto togel

slot toto

slot pulsa

toto togel

Slot Deposit Qris

toto 4d

situs toto slot

situs toto

situs toto

Bandar togel

slot toto

slot toto

slot toto

Slot depo 5k

deposit 5000

Toto togel

Slot deposit 5000

Situs slot resmi

situs toto

toto 4d

kembangtoto

situs toto

deposit 5000