Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Segunda Feira 27 de Setembro de 2021

Geral

A luta das mulheres do Agronegócio contra o preconceito dos homens

O lugar da mulher no Mundo Rural de Mato Grosso é o tema de debate acadêmico do podcast desta semana.

| 21 de Março de 2021 as 10h 20min
Fonte: Pedro Pinto de Oliveira/PNB Online

A aluna de mestrado do Programa de Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) da UFMT, Julia Gabriella Nogueira Munhoz, conversa com a fisioterapeuta, esposa de produtor rural, idealizadora e presidente do Movimento Agroligadas, Geni Schenkel. Ela fala sobre as motivações que levaram um grupo de mulheres a criar o movimento Agroligadas, as condições do seu surgimento e seus objetivos.

Geni Schenkel explica ainda o que pensa sobre Feminismo e se o movimento se propõe a discutir questões de gêneros. A presidente do Agroligadas é convidada neste podcast a falar sobre os tipos de preconceitos; as dificuldades que as mulheres enfrentam para ocupar o seu espaço no agronegócio em Mato Grosso e sobre a ideia que as mulheres desse movimento, de modo geral, tem de Feminismo. 

O conteúdo do podcast é parte do projeto de pesquisa de Julia Munhoz no ECCO, com o título “As novas formas de cultura de comunicação do agronegócio: um estudo de caso sobre o movimento agroligadas”. E a realização do podcast acadêmico é uma experiência do uso desse formato de comunicação aplicado ao processo de construção de conhecimento acadêmico.

O podcast de construção científica tem uma dupla utilidade: para as pesquisadoras e pesquisadores, serve como referência na captação de depoimentos, coleta de dados para a pesquisa. E para o público que ouve, além dos pares da academia, serve para conhecer temas do cotidiano que estão sendo estudados, dando a ver/ouvir do que se ocupam os cientistas.