Ano tempestuoso
A cada dia, 50 mil raios caíram em Mato Grosso
Monitoramento da Energisa registrou 18,5 milhões descargas atmosféricas em 2021
Geral | 13 de Janeiro de 2022 as 18h 07min
Fonte: Redação com Assessoria

Noi foi apenas a pandemia e a inflação dos alimentos que colocaram medo no mato-grossense em 2021. Nesse ano turbulento, o clima também deu sua contribuição para o caos. É o que mostra o painel de monitoramento do clima contratado pela Energisa – concessionária de energia em Mato Grosso.
De acordo com o relatório da empresa, em 2021 foram registrados mais de 18,5 mil quedas de raio no Estado - uma média de 50,8 mil descargas por dia. O número é 40% mais do que em 2020. De acordo com o mapeamento, o aumento na incidência é resultado do choque de massas de ar quente com a umidade, principalmente entre os meses de setembro e novembro, quando todo o estado foi impactado por temporais, com a queda de mais mil postes por ventanias.
O acompanhamento do clima é usado pela Energisa como apoio nas ações de operação, prevendo, por exemplo, se há necessidade de estar em atenção em um período de forte instabilidade, como vem ocorrendo desde o fim do ano na região do Araguaia. Em dezembro, uma forte chuva isolou algumas propriedades da região de Canarana e Santa Terezinha. As estradas viraram rios, o que impediu o atendimento rápido aos moradores. E neste mês a MT-427 vem sendo interditada por causa da cheia do rio Culuene. A estrada liga Canarana a Gaúcha do Norte.
A Energisa também está monitorando a situação em Marcelândia, no Norte do estado, e Paranatinga, no Sudeste. Em Marcelândia as equipes estão enfrentando áreas de alagamento para chegar a regiões que precisam de reparo na rede. “Hoje, por exemplo, um dos nossos focos é Paranatinga que está em estado de emergência. E é muito importante que a população siga as orientações de segurança. Se tiver raio, se proteja, não fique exposto e não tente fazer reparos em redes elétricas. Além disso, em caso de tempestades, retire todos os aparelhos eletrônicos das tomadas e evite contato com objetos de estrutura metálica que estejam ligados à eletricidade, como fogões, geladeiras e torneiras. Além disso, vendo algum cabo partido, saia de perto e nos acione, indicando para os nossos operadores que há risco a vida, que vamos atender como prioridade”, afirma o gerente de operações da Energisa, José Nelson Quadrado Junior.
Notícias dos Poderes
Corpo de Bombeiros combate suspeita de incêndio criminoso em residência
Militares impediram que o fogo se alastrasse por toda a edificação; ninguém ficou ferido
05 de Julho de 2025 as 14h19Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada
04 de Julho de 2025 as 16h14Justiça Federal de Sinop tem 2,4 mil processos esperando sentença há mais de 30 dias
Destes, 587 estão prontos para receber a sentença do juiz há mais de 180 dias
04 de Julho de 2025 as 16h05Motociclista italiano é morto por ursa após tirar selfie com os animais em famosa estrada da Romênia
Omar Farang Zin foi arrastado por mais de 55 metros de uma ravina íngreme e não resistiu aos ferimentos
04 de Julho de 2025 as 14h44Energisa explica como vai funcionar a Nova Tarifa social
Mais famílias poderão ser beneficiadas com descontos nas contas que podem chegar a 100% do consumo de energia
04 de Julho de 2025 as 14h34Evermat recebe Licença Ambiental para instalação de sua 1º unidade em Mato Grosso
04 de Julho de 2025 as 11h14CNJ anula edital do TJ e proíbe contratações temporárias de oficiais de justiça em MT
03 de Julho de 2025 as 18h55Seplag disponibiliza sistema para servidores solicitarem verificação de consignados
Sistema vai permitir verificação da existência de operação e de contrato, autorização e também eventuais ofensas aos direitos do consumidor
04 de Julho de 2025 as 06h53