Segundo pesquisa
73% dos brasileiros discordam de falas de Lula sobre Venezuela
Geral | 31 de Julho de 2024 as 15h 03min
Fonte: Duda Teixeira - Crusoé
Uma pesquisa feita pelo instituto RealTime BigData com mil brasileiros mostrou que 73% deles discordam das falas do presidente Lula (na foto, com o ditador Nicolás Maduro) de que “não há nada grave” na Venezuela.
Somente 19% dos entrevistados concordam com a declaração do petista.
“A fala de Lula, além de ir diametralmente ao oposto do que pensa a maioria do povo brasileiro, abre um precedente perigoso de aumentar ainda mais a desconfiança que as pessoas têm no sistema eleitoral. Ao normalizar a fraude na Venezuela, Lula incentiva por osmose o brasileiro a desconfiar das já questionadas urnas e da lisura das eleições“, diz o cientista político Bruno Soller, o coordenador da pesquisa.
Em outra pergunta, o RealTime BigData descobriu que 73% dos brasileiros acreditam que o resultado que proclamou o ditador Nicolás Maduro como vencedor não foi legítimo.
Apenas 13% consideram que os dados divulgados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) são confiáveis.
Os pesquisadores também perguntaram aos brasileiros se eles achavam que a Venezuela é uma ditadura ou uma democracia.
Para 79%, a Venezuela é uma ditadura.
Somente 15% acham que é uma democracia.
As notícias sobre as eleições têm sido acompanhadas por 40% dos entrevistados, enquanto que 38% dizem que “ouviram falar“.
Nesta terça, 30, o presidente falou sobre a situação na Venezuela em uma entrevista para a TV Centro América, de Mato Grosso.
“É normal que tenha uma briga. Como resolve essa briga? Apresenta a ata. Se a ata tiver dúvida entre a oposição e a situação, a oposição entra com um recurso e vai esperar na Justiça o processo. E vai ter uma decisão, que a gente tem que acatar. Eu estou convencido que é um processo normal, tranquilo“, disse o petista.
“Na hora que tiverem apresentado as atas, e for consagrado que a ata é verdadeira, todos nós temos a obrigação de reconhecer o resultado eleitoral da Venezuela“, afirmou.
Ao comentar a nota do PT, que chamou Maduro de “presidente reeleito“, Lula disse: “O PT reconheceu, a nota do Partido dos Trabalhadores reconhece, elogia o povo venezuelano pelas eleições pacíficas que houveram. E ao mesmo tempo ele reconhece que o colégio eleitoral, o tribunal eleitoral já reconheceu o Maduro como vitorioso, mas a oposição ainda não. Então, tem um processo. Não tem nada de grave, não tem nada de assustador. Eu vejo a imprensa brasileira tratando como se fosse a Terceira Guerra Mundial. Não tem nada de anormal. Teve uma eleição, teve uma pessoa que disse que teve 51%, teve uma pessoa que disse que teve 40 e pouco por cento. Um concorda, o outro, não. Entra na Justiça e a Justiça faz”, disse.
Notícias dos Poderes
TCE-MT aponta irregularidades em contratação da SES-MT e aplica multa ao secretário estadual de saúde
Pelas irregularidades no processo licitatório, o secretário foi multado em quase R$ 1,5 mil
11 de Dezembro de 2024 as 16h40Empresários reclamam e CDL cobra Energisa por problemas no fornecimento de Energia em Sinop
11 de Dezembro de 2024 as 16h29Lançado Edital para realização do Concurso Público da Prefeitura de Sinop
Ao todo, serão 48 cargos e cerca de 600 vagas que suprirão as necessidades das secretarias que compõem a Administração Pública Municipal (Edital 001/2024), além de outras 04 específicas para a Procuradoria Jurídica
11 de Dezembro de 2024 as 16h26Adolescente é agredida, filmada pelada e jogada de barranco pelas amigas
11 de Dezembro de 2024 as 16h17WhatsApp, Instagram e Facebook apresentam instabilidade
11 de Dezembro de 2024 as 15h44Presidente do PP quer Virginia a federal e projeta Cidinho à majoritária
Paulo Araújo diz que partido está de portas abertas para Margareth e que tem conversas adiantadas com 1 federal e dois estaduais
11 de Dezembro de 2024 as 15h10Sinop: Cavalo mecânico e caminhonete pegam fogo após colisão
Não há informações de feridos
11 de Dezembro de 2024 as 11h28