Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 17 de Julho de 2024

Menu

Assistência social

3ª edição da Imersão Impulsione o Seu Futuro reúne cerca de 400 adolescentes

O evento, realizado no Tatersal, trouxe palestras e troca de experiências sobre preparação para o mercado de trabalho e incentivo à qualificação profissional

Geral | 12 de Junho de 2024 as 09h 42min
Fonte: Assecom

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (11), 400 estudantes do ensino médio, das escolas estaduais Enio Pipino e Olímpio João Pissinati Guerra, participaram da 3ª edição da imersão do Projeto Impulsione o Seu Futuro. O evento, realizado no Tatersal, trouxe palestras e troca de experiências sobre preparação para o mercado de trabalho e incentivo à qualificação profissional. 

A estudante do 1º ano do ensino médio, Géssica Kreiner, participou de uma das dinâmicas propostas na imersão.  “Acho muito importante esse tipo de evento com as escolas para incentivar os alunos a focar nos seus objetivos e garantir um futuro melhor. Até esse momento que estou aqui estou achando muito interessante, um evento motivador é importante para os adolescentes participarem de coisas assim”, relatou.

Já na reta final do ensino médio, a aluna Hellen Kethelyn Rodrigues, do 3º ano, contou um pouco sobre sua experiência com o evento. “Está sendo incrível, estou absorvendo muito conhecimento, as palestras foram ótimas, está nos motivando a querer um futuro e a desenvolver ele. Eu penso em me formar academicamente, me aprofundar, conseguir entrar no mercado de trabalho, e conquistar seu próprio negócio”, destacou. 

Presente no evento, o prefeito Roberto Dorner reforçou o compromisso do Município em promover qualificação à população. “É um trabalho que está sendo feito pela prefeitura, Assistência Social e SEDEC, para prepararmos nossos jovens para o futuro. Esse é um projeto que vem de encontro com a qualificação de pessoas para o mercado de trabalho de Sinop, que hoje está precisando de mão de obra qualificada. Esse projeto continua qualificando e orientando os estudantes para que entrem no mercado de trabalho com muita vontade de crescer na vida”, considerou. 

Além da imersão, o Impulsione o Seu Futuro também ocorre nas escolas, por meio de cinco oficinas, mediadas pela psicóloga orientadora do programa  junto aos alunos. Nesses encontros são tratados assuntos como preparação para entrevista de emprego, comunicação, rotinas de trabalho e habilidades comportamentais. 

A coordenadora da pasta do trabalho, Cátia Toresan, reforçou a importância desse formato diferente do programa. “A imersão é um momento intenso de treinamento, onde a gente traz treinadores gabaritados, pessoas de sucesso, que vem aqui transmitir para eles uma mensagem de que realmente eles podem fazer a diferença na sociedade, não importa onde eles estão hoje, mas onde eles querem chegar. A imersão vem definindo essa visão para o jovem, do empreendedorismo, da importância da universidade”, enfatizou. 

Os programas de qualificação profissional gratuitos, ofertados pela Prefeituras, são ferramentas que contribuem para a redução do quantitativo de famílias em situação de vulnerabilidade social, permitindo a elas o acesso a empregos com melhor remuneração. “Ter a oportunidade de estar num evento desse representa transformação na vida dessas pessoas, transformação social e até mesmo econômica, porque estamos preparando eles para serem os futuros empresários empresários do nosso município, futuros gestores e realmente proporcionar, para pessoas que, na grande maioria das vezes, não tem acesso a um treinador, que ela tenha a oportunidade de melhorar o seu futuro”, mencionou a secretária de Assistência Social, Scheila Pedroso.