Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Domingo 11 de Maio de 2025

Menu

Sempre na história

20 anos sem o colonizador de Sinop, Enio Pipino

Geral | 16 de Junho de 2015 as 10h 20min
Fonte: Diario de Sinop

Vinte anos sem Enio Pipino, foi em 16 de junho de 1995 que o colonizador de Sinop nos deixou, porém deixou uma cidade próspera que cresce a cada dia.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, o IBGE, Sinop tem pouco mais de 126 mil habitantes e sua economia local vem crescendo dia após dia.

Para homenagear esse grande ícone da nossa cidade, o DS foi em busca de alguém que sabe dizer o legado que Enio Pipino deixou para Sinop, alguém que conviveu com o colonizador e que retratou um pouco de tudo isso em um livro. O professor Luiz Erardi Ferreira dos Santos, autor do livro Raízes da História de Sinop, atuou em cargos públicos, acompanhou e contribuiu para o desenvolvimento da cidade e em conversa com Diário de Sinop falou um pouco sobre o colonizador.

"O colonizador Enio Pipino fundou quatro cidades e deu a três delas o nome de mulher: Vera, Santa Carmem, Claudia. As vias de acesso que ele abriu e as estradas rurais também levam nome de mulher: Ruth, Nanci, Roberta, e as Comunidades Selene, Adalgisa dentre outras. Durante uma conversa que tive com o Senhor Enio Pipino, ele revelou: 'Eu admiro e respeito demais às mulheres. Pena que não posso ter filhos. Então minhas filhas são as cidades e as estradas que eu ponho nome de mulher.' Das quatro cidades fundadas, uma seria a principal e que se localizava no eixo da BR. Era o caso de Sinop. Então escolheram as iniciais da colonizadora para o nome do município".

Para o escritor Luiz Erardi a cidade de Sinop é o que é hoje por tudo que o colonizador fez durante o processo de colonização e claro todo amor dele por Sinop também foi fundamental. “Costumo dizer que seu Enio não apenas idealizou a cidade, ele acompanhou, se dedicou e sofreu por Sinop”. Ressaltou Erardi.

Erardi acredita que atualmente empresas grandes e até mesmo a UFMT estão em Sinop graças ao legado de seu Enio “Ele ia atrás para buscar crescimento, tinha acesso ao governo do estado sonhava com grandes realizações para Sinop e isso pode ver hoje em dia, o resultado está ai, não podemos esquecer o legado que meu amigo Enio deixou aqui na terra, ele foi fundamental para o crescimento da cidade, ele buscava sempre o melhor”, finalizou Luiz Erardi.

Enio Pipino faleceu em Bebedouro-SP no dia 16 de junho de 1995, aos 78 anos de idade, logo após ter participado do sepultamento do seu amigo e sócio João Pedro Moreira de Carvalho.