Sempre na história
20 anos sem o colonizador de Sinop, Enio Pipino
Geral | 16 de Junho de 2015 as 10h 20min
Fonte: Diario de Sinop
Vinte anos sem Enio Pipino, foi em 16 de junho de 1995 que o colonizador de Sinop nos deixou, porém deixou uma cidade próspera que cresce a cada dia.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, o IBGE, Sinop tem pouco mais de 126 mil habitantes e sua economia local vem crescendo dia após dia.
Para homenagear esse grande ícone da nossa cidade, o DS foi em busca de alguém que sabe dizer o legado que Enio Pipino deixou para Sinop, alguém que conviveu com o colonizador e que retratou um pouco de tudo isso em um livro. O professor Luiz Erardi Ferreira dos Santos, autor do livro Raízes da História de Sinop, atuou em cargos públicos, acompanhou e contribuiu para o desenvolvimento da cidade e em conversa com Diário de Sinop falou um pouco sobre o colonizador.
"O colonizador Enio Pipino fundou quatro cidades e deu a três delas o nome de mulher: Vera, Santa Carmem, Claudia. As vias de acesso que ele abriu e as estradas rurais também levam nome de mulher: Ruth, Nanci, Roberta, e as Comunidades Selene, Adalgisa dentre outras. Durante uma conversa que tive com o Senhor Enio Pipino, ele revelou: 'Eu admiro e respeito demais às mulheres. Pena que não posso ter filhos. Então minhas filhas são as cidades e as estradas que eu ponho nome de mulher.' Das quatro cidades fundadas, uma seria a principal e que se localizava no eixo da BR. Era o caso de Sinop. Então escolheram as iniciais da colonizadora para o nome do município".
Para o escritor Luiz Erardi a cidade de Sinop é o que é hoje por tudo que o colonizador fez durante o processo de colonização e claro todo amor dele por Sinop também foi fundamental. “Costumo dizer que seu Enio não apenas idealizou a cidade, ele acompanhou, se dedicou e sofreu por Sinop”. Ressaltou Erardi.
Erardi acredita que atualmente empresas grandes e até mesmo a UFMT estão em Sinop graças ao legado de seu Enio “Ele ia atrás para buscar crescimento, tinha acesso ao governo do estado sonhava com grandes realizações para Sinop e isso pode ver hoje em dia, o resultado está ai, não podemos esquecer o legado que meu amigo Enio deixou aqui na terra, ele foi fundamental para o crescimento da cidade, ele buscava sempre o melhor”, finalizou Luiz Erardi.
Enio Pipino faleceu em Bebedouro-SP no dia 16 de junho de 1995, aos 78 anos de idade, logo após ter participado do sepultamento do seu amigo e sócio João Pedro Moreira de Carvalho.
Notícias dos Poderes
STJ nega levar médica a júri popular por morte de verdureiro em Cuiabá
10 de Maio de 2025 as 18h47Sinop: Mulher morre atropelada por carreta
10 de Maio de 2025 as 11h44Inquérito sobre relação de lobista de MT e ministro é arquivado
ndreson de Oliveira Gonçalves é investigado em operação sobre suposta venda de sentenças
09 de Maio de 2025 as 16h26Mato Grosso completa hoje 277 anos
09 de Maio de 2025 as 16h02Escolhida Rainha da Exponorte 2025
09 de Maio de 2025 as 15h22Eleição da presidência do TRE/MT é anulada
TSE afirmou que resultado viola a lei da Magistratura
09 de Maio de 2025 as 13h24Usina de trituração de pneus é flagrada furtando energia
A ligação feita na rede de alta tensão de forma irregular colocava a vida de pessoas e animais em risco
09 de Maio de 2025 as 13h19TCE-MT dá 15 dias para Governo do Estado explicar situação dos consignados e anuncia auditoria
Entre as informações requeridas estão a relação nominal dos servidores com descontos em folha e a identificação das instituições financeiras autorizadas a operar no estado
09 de Maio de 2025 as 12h21