Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 01 de Março de 2024

Menu

Tradições

‘19º Encontro Nacional de Violeiros em Poxoréu’ reúne gerações da música caipira

Evento será realizado de 28 a 30 de abril e tem programação agitada com apresentações de mais de 25 violeiros; a entrada é gratuita

Geral | 17 de Abril de 2023 as 15h 56min
Fonte: Assessoria Sesc

Foto: Assessoria Sesc

Violeiros que representam o mais tradicional evento da música raiz se apresentam no ‘19º Encontro Nacional de Violeiros em Poxoréu’, entre 28 e 30 de abril, no Parque de Exposições do Sindicato Rural da cidade mato-grossense que dá nome ao evento. O público poderá assistir gerações de artistas durante as performances de Zé Mulato e Cassiano, Mococa e Paraíso, Belmonte e Amaraí, Gino e Geno, Jads e Jadson, George Henrique e Rodrigo, entre outros. 

A entrada é gratuita em todos os dias do evento, realizado pelo Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), Prefeitura Municipal de Poxoréu e Associação de Promoção da Viola Caipira de Poxoréu (Avicpox).

O presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, ressalta a importância do encontro no cenário brasileiro. “O evento é uma agenda nacional que traz para Mato Grosso os principais nomes da música caipira e é uma enorme honra apoiar essa iniciativa que fomenta a cultura em nosso estado”, afirma Wenceslau Júnior.

O prefeito de Poxoréu, Nelson Paim, enfatiza que a parceria entre o Sistema Fecomércio-MT, Prefeitura e Avicpox agrega ainda mais valor ao evento. “O ‘Encontro de Violeiros’ atrai milhares de pessoas para participar dessa grande festa que beneficia a cidade, o setor hoteleiro e todos os segmentos envolvidos”, diz Paim.

 

Elenco de peso

Peão Carreiro e Praiano são os primeiros a pisar no palco da concha acústica no dia 28 de abril, às 19h. A dupla dá sequência ao legado de Carreiro, pai do vocalista que faleceu em 1999. Juntos, já emplacaram sucessos nas rádios e programas pelo Brasil voltados aos ‘modões’ de viola e são figuras que sempre prestigiam o encontro em Poxoréu. 

Ainda no primeiro dia, se apresentam na concha: Pâmella Viola e Karoline, Os Altaneiros, Aurélio Miranda, Cleiton Torres e Juliana Andrade. Gino e Geno encerram a noite, no palco central, com show previsto para começar a partir da meia-noite.

Mococa e Paraíso iniciam o segundo dia de espetáculos, a partir das 19h, na concha acústica que também recebe Belmonte e Amaraí, Batô e Cleber, e o Trio Viola Raiz - grupo formado por jovens poxorenses apaixonados pelo ponteado das cordas e os passos da catira, dança folclórica, pertencente à cultura caipira. A dupla Jads e Jadson será a atração nacional da noite e se apresenta no palco central.

Os cantores e violeiros Zé Mulato e Cassiano marcam presença no último dia do evento. A dupla faz parte do elenco de artistas convidados desde o primeiro ‘Encontro Nacional de Violeiros em Poxoréu’. O figurino, o linguajar, as piadas e causos compartilhados pelos irmãos mineiros fazem fortes referências à roça e levam os espectadores a se sentirem em uma conversa com velhos amigos. Zé Garoto e Dimboré, Pedro Paulo e Paulo Vitor, e Goiano e Paranaense também estarão presentes na concha acústica.

George Henrique e Rodrigo fecham a 19ª edição. Os irmãos que são afilhados de Bruno & Marrone viralizaram nas redes sociais com músicas que se tornaram grandes sucessos como ‘Vai lá em casa hoje’ e ‘Cuida da sua vida’.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

 

Serviço

‘19º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu’

Quando: 28, 29 e 30 de abril

Onde: Parque de Exposições do Sindicato Rural (Avenida Tancredo Neves, s/n, Poxoréu – MT)

Entrada gratuita

 

Confira a programação do ‘19º encontro nacional de violeiros de poxoréu’

28 de abril – a partir das 19h

Abertura do 19° Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu I Concha Acústica

Peão Carreiro e Praiano I Concha Acústica

Pâmella Viola e Karoline I Concha Acústica

Os Altaneiros I Concha Acústica

Cleiton Torres e Juliana Andrade I Concha Acústica

Aurélio Miranda I Concha Acústica

00h - Show Gino e Geno I Palco Central

 

29 de abril – a partir das 19h

Mococa e Paraíso I Concha Acústica

Belmonte e Amaraí I Concha Acústica

Trio Viola Raiz I Concha Acústica

Batô e Cleber I Concha Acústica

00h - Show Jads e Jadson I Palco Central

 

30 de abril – a partir das 19h

Zé Garoto e Dimboré I Concha Acústica

Pedro Paulo e Paulo Vitor I Concha Acústica

Zé Mulato e Cassiano I Concha Acústica

Goiano e Paranaense I Concha Acústica

00h - Show George Henrique e Rodrigo I Palco Central