Competição
Sinop conquista 6 das 8 vagas da etapa estadual dos Jogos Abertos Mato-grossense
Esporte | 06 de Outubro de 2025 as 07h 54min
Fonte: Assecom

Das oito equipes sinopenses, masculinas e femininas, que competiram nos Jogos Abertos Mato-grossense - etapa regional -, seis conseguiram classificação para as finais que ocorreram na tarde de hoje (05). Três ginásios do município receberam estes jogos que definiram os campeões e vice-campeões nas quatro modalidades disputadas: voleibol, handebol, basquetebol e futsal.
A equipe feminina de handebol de Sinop entrou em quadra, às 15h, contra a equipe de Peixoto de Azevedo e conquistou o título de campeão regional na modalidade. O time fez 16 cestas contra 12 da equipe adversária. O jogo aconteceu no Ginásio Olímpico José Carlos Pasa, no Jardim Botânico.
A capitã do time, Elen Machado, muito contente, diz que a conquista é resultado de um trabalho bem construído. “É uma sensação ótima [ser campeã]. Isso mostra que nós fizemos nosso trabalho, em casa, muito bem feito”, disse ela ao receber o troféu. Sobre a etapa estadual conquistada pela equipe, Elen diz que é momento de foco e muito treino. “É, agora é zerar. Começar os treinos novamente, retornarmos aos treinos firmes e fortes para gente chegar no estadual e brigar pela vaga no brasileiro”, completou ela.
No handebol masculino, disputado no mesmo ginásio, a equipe entrou em quadra contra a equipe de Sorriso e por dois pontos de diferença, conquistou o vice-campeonato na modalidade. Sinop marcou 26 bolas e Sorriso 28 e esteve muito próximo de virar o jogo no final do tempo normal. Para o atleta do time sinopense, Vitor Lima, faltou melhorar a finalização para conseguir a vitória. “Eu acho que nos momentos decisivos a gente pecou na finalização, pecou na cabeça de tomar punições e isso custa muito caro no handebol, principalmente no minuto-chave, nos últimos cinco minutos, no finalzinho da partida”, comentou.
A técnica do time, Elen Machado, comemorou a classificação para próxima fase do campeonato, e disse que os esforços é em buscar sanar os erros e conquistar a classificação para o nacional, em Sorriso. “Infelizmente, o título não veio, mas a vaga veio. Esse era o objetivo inicial desde o começo. Almejamos aí uns jogos bem bacanas no estadual. E vamos com uma equipe um pouquinho mais forte para jogar essa fase do estadual e, quem sabe, conquistar uma vaga para o nacional. Agora vamos ajustar os erros para chegar na etapa estadual e ir atrás do título”, comentou ela.
No voleibol, a equipe feminina abriu a disputa em uma partida contra a equipe de Vera e se consagrou vice-campeã na modalidade. A equipe masculina de vôlei entrou em quadra logo após, contra Ipiranga do Norte. A disputa foi acirrada, inclusive, com direito a set desempate. Sinop também ficou com o vice-campeonato. Ambas as equipes estão garantidas na competição estadual. Os jogos aconteceram no Ginásio Benedito Santiago, localizado na avenida dos Jacarandás, Setor Residencial Sul.
“A gente tem a intenção de estar organizando um descanso essa semana, para dar uma recuperada no final de semana, mas depois, um tempo firme de treinamento e também de organização, porque as atletas das outras cidades que não puderam, podem reforçar também a nossa equipe, assim como as outras cidades reforçam. Mas, o principal, nós mantemos na nossa equipe 100% de atletas do município, para ver a quantidade e a qualidade dos atletas que nós temos aqui dentro do voleibol. E para a próxima fase é isso, é treinar firme que a gente pode melhorar bastante”, comentou a treinadora da equipe feminina sinopense de voleibol, Claodete Hasselstrom.
Isabela Oliveira, atleta do time de Sinop, também está animada com a classificação e se compromete empregar esforços para a próxima etapa. “Pelo desempenho acredito que a gente jogou muito bem, o desenvolvimento do time foi muito bom, agora, que venha o estadual. Graças a Deus a gente conseguiu a vaga, passamos segundo lugar, e agora é focar no estadual”, comentou.
No basquetebol, a equipe feminina disputou a final contra Sorriso e ficou com o vice-campeonato. A partida foi disputada no Ginásio Antonio Evaristo Gomes, localizado no Jardim Primaveras. A equipe também garantiu vaga para etapa estadual.
No futsal, a equipe feminina se classificou para as finais. O jogo aconteceu no Ginásio Olímpico José Carlos Pasa, contra equipe de Santa Carmem. O tempo normal de jogo terminou em 1 a 1. A decisão foi nos pênaltis. Sinop não conseguiu acertar o gol e terminou como vice-campeã na modalidade, quebrando uma sequência de invencibilidade, mas também garantiu vaga na etapa estadual.
O treinador, Jonatas Wiedemann, enaltece a equipe e ressalta que todo o time é formado por sinopenses. “Temos uma equipe fortíssima. Santa Carmem trouxe 10 meninas de fora, de todo o estado, para representar a cidade, e nós temos aqui nossas pratas da casa, como a goleira Aline, que foi seleção brasileira, que hoje defende Sinop, com muito amor, com muita alegria. Fez um trabalho durante muito tempo e hoje ela representa Sinop com todo o orgulho de ser sinopense”, comentou.
Sinop foi o município sede dessa fase do campeonato para os municípios da região norte e centro norte de Mato Grosso. A competição reuniu 16 municípios, 592 atletas e 87 profissionais da comissão técnica e apoio ao evento, divididos em 57 equipes que duelaram em busca de uma vaga na segunda fase da competição, que é a estadual.
Todas as equipes sinopenses que disputaram a final, neste domingo, estão na etapa estadual do campeonato. Para as modalidades de basquetebol e voleibol, a competição acontecerá entre os dias 14 e 16 de novembro em Lucas do Rio Verde. Para as equipes das modalidades de futsal e handebol, a competição será entre os dias 21 e 23 de novembro em Sorriso.
Campeonato
O campeonato, etapa regional, foi realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, em conjunto com a Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. A competição recebeu as seguintes inscrições: no basquetebol foram inscritas 10 equipes masculinas (100 atletas) e três femininas (30 atletas); no futsal disputaram oito equipes masculinas (80 atletas) e nove femininas (90 atletas); no handebol foram seis equipes masculinas (72 atletas) e cinco femininas (60 atletas). Já no voleibol disputaram a vaga oito equipes masculinas (80 atletas) e oito femininas (80 atletas).
Notícias dos Poderes
Sinop sedia etapa regional dos Jogos Abertos Mato-grossenses
Realizada pela Secel, competição reunirá mais de 700 atletas das regiões esportivas Centro Norte e Norte Cida Rodrigues
02 de Outubro de 2025 as 16h50Delegação de MT embarca para a disputa da etapa nacional da Taça das Favelas em SP
Os jovens talentos do estado irão representar Mato Grosso na etapa nacional da Taça das Favelas, o maior campeonato de futebol de campo entre favelas do mundo
01 de Outubro de 2025 as 13h51Associação entra na Justiça contra lei que proíbe atletas trans em competições esportivas
23 de Setembro de 2025 as 13h10Sinopenses se destacam no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2025
22 de Setembro de 2025 as 14h15Com liderança do ranking mundial de salto triplo, Mato Grosso termina 1º bloco no Top 10 dos Jogos da Juventude
Estado está em 9º lugar na competição nacional organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que vai até 25 de setembro
16 de Setembro de 2025 as 16h06Sinop vai sediar etapa regional dos Jogos Abertos Mato-grossenses 2025; inscrições seguem até dia 26
16 de Setembro de 2025 as 13h06Estudante de MT é bicampeão da prova de Potência Máxima do ciclismo nos Jogos da Juventude
Jackson Ferreira, de Marcelândia, conquistou duas medalhas de ouro nos jogos realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil
11 de Setembro de 2025 as 07h44Inscrições para os 1ºs Jogos Olímpicos da Rede Estadual de MT são prorrogadas
Estudantes regularmente matriculados poderão participar de 11 modalidades e ganhar até R$ 10 mil, além de uma viagem nacional
10 de Setembro de 2025 as 09h47