Competições esportivas
Projeto de Lei que proíbe atletas trans em competições esportivas femininas é aprovado em Cuiabá
O texto estabelece o sexo biológico como critério para a formação das equipes deverá ser o sexo biológico.
Esporte | 20 de Agosto de 2025 as 08h 30min
Fonte: Redação G1-MT

O Projeto de Lei que proíbe a participação de atletas trans em competições esportivas femininas oficiais foi aprovado durante segunda votação realizada na Câmara Municipal de Cuiabá, nesta terça-feira (19). O projeto segue agora para sanção do Executivo.
A proposta de autoria do vereador Rafael Ranalli (PL) teve 19 votos favoráveis. O texto estabelece o sexo biológico como critério para a formação das equipes deverá ser o sexo biológico, ficando proibida a atuação de atletas transgêneros em categorias destinadas ao sexo oposto.
Durante a votação, Ranalli afirmou que o objetivo é assegurar a igualdade competitiva entre os atletas. A medida foi apoiada pela presidente da Câmara, vereadora Paula Calil (PL), que defendeu o projeto alegando não se tratar de questão ideológica, mas de critério fisiológico.
Em caso de descumprimento, federações, entidades ou clubes poderão ser multados no valor de R$ 5 mil. Além disso, caso a atleta omita ser trans, a ação poderá ser enquadrada como caso de doping e a atleta será banida da competição.
Há diferenças no desempenho físico?
Homens e mulheres são avaliados separadamente na maioria dos esportes. Em 2023, cientistas fizeram uma declaração conjunta que consolidou esse entendimento:
"Em eventos atléticos e esportes que dependem de resistência, força muscular, velocidade e potência, os homens normalmente superam as mulheres devido a diferenças sexuais fundamentais ditadas por seus cromossomos sexuais e hormônios sexuais na puberdade, em particular a testosterona".
Mulheres trans – designadas como do sexo masculino ao nascer, mas que se identificam como mulheres – também contam com essas vantagens. Se forem submetidas a terapia hormonal, as diferenças em relação às mulheres cisgênero são reduzidas. Mas mesmo assim ainda têm vantagens.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/L/K/JTgD7LSbaehtXBaQiSxA/info-trans-dw.jpg)
Infográfico mostra diferença entre os termos — Foto: Arte/DW
Além disso, a identidade trans é muito confundida no debate público com a intersexualidade. No caso das pessoas intersexuais, elas têm características sexuais masculinas e femininas desde o nascimento – que não é o caso das trans.
Notícias dos Poderes
Torneio internacional de Beach Tennis de Sinop começa nesta terça-feira
Evento BT 50 dá a largada com jogos começando às 16h locais, 17h de Brasília
19 de Agosto de 2025 as 13h55Final da Copa SBT Sempre AgTech agita a Arena Amazon nesta sexta
15 de Agosto de 2025 as 14h27Sinop receberá torneio internacional de Beach Tennis
Serão duas competições com pontos no ranking mundial entre os dias 19 e 24
15 de Agosto de 2025 as 14h07Atletas do Campus Sinop conquistam pódios nos Jogos Universitários Mato-grossenses
15 de Agosto de 2025 as 13h00Prefeitura de Sinop abre inscrições para o 33º Jogos Olímpicos e o 2º Jogos Paralímpicos
13 de Agosto de 2025 as 11h26Semi-final da Copa SBT Sempre AgTech agita a Arena Amazon nesta sexta
08 de Agosto de 2025 as 14h33Atleta sinopense embarca para o maior campeonato de atletismo da América Latina
30 de Julho de 2025 as 15h11Lucas do Rio Verde sedia etapa estadual de modalidades individuais dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses
Até domingo (27), cerca de 1.400 estudantes disputam títulos estaduais de badminton, ciclismo, judô, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez
23 de Julho de 2025 as 16h53