Denúncia de irregularidades
Justiça nega recurso e mantém eleição da FMF suspensa
Esporte | 09 de Maio de 2025 as 07h 28min
Fonte: Gazeta Digital

A Quarta Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) manteve a decisão que suspendeu a eleição da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), inicialmente marcada para este mês. A medida, tomada nesta quarta-feira (8), foi fundamentada em indícios de irregularidades no processo eleitoral da entidade, responsável por comandar o futebol no Estado.
O julgamento analisou um agravo de instrumento interposto pela própria FMF, que buscava reverter a suspensão do pleito e garantir a realização da eleição antes do fim do mandato da atual diretoria, previsto para o dia 25 de maio. No entanto, o pedido de reconsideração foi indeferido pelo relator, desembargadora Anglizey Solivan de Oliveira, que destacou a necessidade de assegurar a legalidade, transparência e isonomia do processo eleitoral.
“Essas constatações reforçam a necessidade de preservar o controle jurisdicional sobre o processo eleitoral, especialmente diante de possíveis afrontas a princípios basilares que regem a vida associativa e a legitimidade democrática das entidades representativas”, citou.
Entre os problemas apontados no processo estão a possível violação do estatuto da entidade quanto à limitação de reeleições, a exclusão de uma associação do colégio eleitoral sem fundamentação adequada e a ausência de contraditório e ampla defesa. A Associação Camponovense Celeiro de Futebol, autora da ação, alegou ter sido excluída de forma indevida do processo, o que comprometeria a lisura do pleito.
A decisão cita também que, embora a FMF tenha informado que, em assembleia realizada no dia 3 de maio, aprovou a inclusão da associação no colégio eleitoral e definiu nova data para a eleição, o tribunal entendeu que as irregularidades anteriores ainda justificam a suspensão.
“Ainda que a recorrente alegue que, na Assembleia Geral Ordinária realizada às 14h30 do dia 03/05/2025, tenha sido aprovada a inclusão da agravada no colégio eleitoral, esse fato não descaracteriza os fundamentos que motivaram a concessão da tutela de urgência. Persistem indícios de irregularidades no procedimento eleitoral anterior, os quais continuam aptos a justificar a medida de suspensão do pleito”, disse.
Caso seja necessário assegurar a administração provisória da entidade após o fim do mandato do atual presidente, Aron Dresch, caberá à 4ª Vara Cível de Cuiabá deliberar sobre a medida. O atual gestor concorre à reeleição. No comando da entidade desde 2017, ele busca seu terceiro mandato consecutivo. A principal oposição é liderada por João Dorileo Leal, presidente da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Mixto.
Notícias dos Poderes
Após mais de seis meses de paralisação, eleição da FMF é enfim agendada
17 de Novembro de 2025 as 16h26Autódromo de Mato Grosso é confirmado na Nascar Series Brasil de 2026
Além de Cuiabá, Chapecó (SC) também terá uma prova da Nascar Series Brasil pela primeira vez
17 de Novembro de 2025 as 08h28CBMA confirma reinício da eleição da FMF e determina novo edital em novembro
14 de Novembro de 2025 as 22h10Piquet Jr., Barrichello e Massa disputam 1ª corrida noturna do Brasil em Cuiabá
O evento entra para a história do automobilismo brasileiro por marcar a primeira corrida noturna já realizada no Brasil
12 de Novembro de 2025 as 07h45Sport Sinop inicia treinos ainda este mês e diretor promete equipe mais experiente e competitiva
04 de Novembro de 2025 as 14h06Copa Pasinha CDL de Futsal terá premiação de R$ 10 mil
Mais de 1.100 atletas disputam competição
03 de Novembro de 2025 as 14h42