Estadual de Futebol
Escalação de jogar irregular pode custar pontos ao Luverdense
Equipe colocou em campo atleta que foi registrado no mesmo dia da partida
Esporte | 03 de Fevereiro de 2026 as 17h 18min
Fonte: Jamerson Miléski

Um possível erro técnico pode tirar o Luverdense do topo da tabela do Campeonato Estadual de Futebol. A esquadra que soma 14 pontos na competição, o mesmo que o Mixto, líder do torneio, pode cair para baixo do meio da tabela se o TJD-MT (Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso), julgar procedente uma denúncia a respeito da escalação de um jogador irregular.
O caso foi levantado pelo Sport Sinop e Primavera Atlético Clube que protocolaram no Tribunal um requerimento pedindo a apuração de possível irregularidade na escalação do atleta Íkaro Gabriel da Silva Rodrigues, do Luverdense.
O pedido se refere à partida válida pela 6ª rodada da competição, realizada no dia 28 de janeiro, no Estádio Gigantão do Norte, em Sinop, entre Sport Sinop e Luverdense. De acordo com a súmula oficial da Federação Mato-grossense de Futebol (FMFMT), Íkaro Gabriel foi escalado como titular pelo Luverdense e atuou normalmente, sendo substituído aos 14 minutos do segundo tempo.
No entanto, segundo os clubes requerentes, o registro do atleta no Boletim Informativo Diário da CBF (BID) foi publicado apenas às 16h03 do próprio dia da partida. O Regulamento Específico do Campeonato Mato-grossense de 2026 estabelece que somente podem atuar jogadores cujos nomes tenham sido publicados no BID até o último dia útil anterior ao jogo.
A publicação no mesmo dia do confronto não atende à exigência regulamentar, o que tornaria o atleta automaticamente irregular para aquela partida.
Os clubes pedem que o TJD-MT reconheça a infração prevista no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata da utilização de atleta em situação irregular. A penalidade prevista inclui a perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória, independentemente do resultado da partida, além de multa. No pior dos cenários o Luverdense perderia os 3 pontos que conquistou na partida contra o Sinop, mais 3 pontos como punição. Nesse caso computaria 8 pontos no torneio o que colocaria o time de Lucas do Rio Verde na 7ª posição – com risco de não classificar para os playoffs.
O pedido de apuração foi oficializado nesta segunda-feira (2). O Tribunal de Justiça Desportiva deverá analisar o pedido e decidir sobre a abertura do processo disciplinar.
Atualização
O que diz o clube?
Em nota a imprensa, Luverdense Esporte Clube (LEC), negou a irregularidade. “O LEC confia plenamente na correta aplicação das normas desportivas pelos órgãos competentes e reitera seu compromisso com a ética, a legalidade e a lisura das competições, mantendo-se à disposição para todos os esclarecimentos necessários”, diz trecho da nota.
Sobre as alegações da denúncia, o clube sustenta que Íkaro Gabriel da Silva Rodrigues estava em situação regular, apto a ser escalado.
O argumento é de que o atleta teve seu vínculo não profissional regularmente publicado no Boletim
Informativo Diário - BID em 25/09/2025, encontrando-se, desde então, regularmente inscrito e com plena condição de jogo, nos termos do Capítulo VIII do Regulamento Geral de Competições da CBF (RGC).
O registro do dia 28 de janeiro, véspera do jogo, defende o LEC, foi referente apenas a publicação de sua profissionalização, igualmente pelo mesmo clube, sem qualquer tipo de descontinuidade do vínculo desportivo.
Para os dirigentes, o próprio regulamento afasta qualquer interpretação no sentido de que a profissionalização posterior implique perda, suspensão ou necessidade de nova aquisição da condição de jogo. “A profissionalização ocorrida em janeiro de 2026 não constitui novo registro impeditivo, tampouco caracteriza irregularidade, mas sim mera evolução do status contratual, expressamente admitida e regulada pelo RGC. Dessa forma, inexiste qualquer violação às normas desportivas, não havendo que se falar em escalação irregular, infração disciplinar ou aplicação de penalidade ao Luverdense Esporte Clube”, relata a nota.
Notícias dos Poderes
Sport Sinop joga em casa neste domingo e convoca torcida para decisão no Gigantão
06 de Fevereiro de 2026 as 15h04TJD arquiva denúncia contra Luverdense: ‘jogou como amador’
Justiça Desportiva declarou regular condição do atleta inscrito no BID no dia do jogo
05 de Fevereiro de 2026 as 15h30Campeonato Mato-grossense terá VAR pela primeira vez na história
Tecnologia será utilizada nas semifinais e finais do Estadual 2026 após articulação da FMF junto à CBF
28 de Janeiro de 2026 as 11h56Sport Sinop anuncia Fransérgio, atleta com carreira internacional, como reforço para o Estadual 2026
Para a sequência do Campeonato Mato-grossense de Futebol 1ª Divisão 2026, a diretoria do Sport Sinop acaba de anunciar a contratação de Fransérgio, volante (meio-campista) com passagem pelo futebol europeu.
15 de Janeiro de 2026 as 19h11Sinop Premier League eleva o nível do futebol amador em Mato Grosso
24 de Dezembro de 2025 as 10h16Brasil encerra 2025 em 5º lugar no ranking da Fifa; conheça o caminho na Copa 2026
Espanha lidera a lista mundial; Seleção estreia em junho contra o Marrocos, atual 11º colocado no ranking
23 de Dezembro de 2025 as 09h00Federação de Kung Fu impulsiona atletas a destaque internacional por MT
O projeto conta com cursos gratuitos intensivos por especialistas nacionais a atletas, técnicos e academias de Cuiabá, Várzea Grande, Juína, Aripuanã e Cáceres
20 de Dezembro de 2025 as 17h26Nomes de destaque do skate inauguram o maior complexo da América Latina
Entre quarta (17) e domingo (21), Arena Skate Plaza recebe competições nacionais das modalidades Park e Street
16 de Dezembro de 2025 as 16h38