Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 01 de Maio de 2025

Menu

Esporte

Com descontração, atletas preparam a futura geração do Handebol de Sinop

Torneio reuniu crianças de 5 a 13 anos de idade em uma tarde de competição e diversão

Esporte | 05 de Junho de 2023 as 18h 37min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: GC Notícias

Um projeto promovido pela prefeitura de Sinop, com forte participação da Associação Atlética Sinopense de Handebol, encontrou uma forma frutífera de difundir o esporte entre as novas gerações. Realizada neste sábado (3), no Estádio José Carlos Pasa, a Copa Kids reuniu cerca de 50 crianças – mas não se limitou a ser um torneio de handebol.

O evento foi destinado a crianças nascidas entre 2010 e 2018. Na quadra, estavam desde iniciantes atletas de 4 ou 5 anos de idade, até pré-adolescentes já engajados com o handebol, com seus times pré-formados na escola. Os organizadores dividiram os atletas por categoria, fechando em 7 equipes.

Na maioria dos torneios desse tipo, enquanto duas equipes jogam, as demais esperam. A inovação desse evento foi agregar ao handebol outras atividades, preparadas pelos organizadores. Quando não estavam em quadra, os atletas competiam no cabo de guerra ou no arremesso ao alvo. Havia um espaço para desenho e pintura, jogos de mesa, peteca; também uma "estação de conversa com o tecnico" e outra chamada “sala de entrevista”, em que um dos atletas adultos simulava uma entrevista com os pequenos atletas. As equipes iam rodando em cada estação, sempre orientadas por um dos atletas adultos da Associação Sinopense de Handebol, que fazem parte do time adulto da modalidade.

No meio da tarde as crianças receberam um lanche e doces – geladinho e pirulito. E no final do dia, as crianças foram apresentadas ao “monstro” Maicon Bylyboy – alcunha do goleiro da seleção adulta de handebol. Cada um dos iniciantes podia desafiar o goleiro titular do time de Sinop, fazendo um arremesso na marca dos 7 metros. Aos menores foi concedida uma “colher de chá”, permitindo um arremesso na marca da área.

Bylyboy não estava lá para fazer o papel do pai que deixa a criança marcar para ficar feliz. O goleiro defendeu a meta com rigor. O que proporcionou uma alegria genuína aos poucos atletas que conseguiram estufar a rede.

E entre esses iniciantes que vazaram Bylyboy estava a pequena Cattarina Mileski, de 6 anos de idade, que por acaso é a filha desse pai coruja que redige essa reportagem. Com um arremesso particular, Cattarina mandou a bola no lado esquerdo do gol, confundindo o defensor.

E aqui embaixo está o vídeo para provar.

A Copa Kids é bancada pela prefeitura de Sinop, e faz parte dos projetos para difusão do esporte e formação de novos atletas. O município conta com escolinhas de outras modalidades que fazem um trabalho similar.