Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 02 de Maio de 2025

Menu

Escolinhas

ADESIN resgata a força das práticas esportivas em Sinop

Além de revelar talentos, escolinhas inserem crianças e jovens em vulnerabilidade social no mundo dos esportes e formam grandes cidadãos

Esporte | 15 de Agosto de 2022 as 14h 29min
Fonte: Assessoria ADESIN

Foto: Assessoria ADESIN

Um por todos e todos por um. É com esse lema que surgiu a ADESIN (Associação Desportiva de Sinop), entidade que reúne diversas modalidades esportivas em busca dos mesmos objetivos: lutar por melhorias, revelar talentos e trazer oportunidades para crianças e jovens em vulnerabilidade social no município.

Desde a sua criação, em 2021, a principal proposta da ADESIN é apoiar o esporte para os sinopenses e para montagem e desenvolvimento das Escolinhas Esportivas de Sinop.

A presidente Elen Zavitoski Deon conta que a proposta da associação sempre foi, desde sua criação, resgatar o desenvolvimento dessas escolinhas, por meio das modalidades esportivas, nos bairros. “Foi idealizada pelos grandes representantes das modalidades esportivas de Sinop ao longo dessas últimas décadas, que vivenciaram e vivem o esporte, tendo ciência da importância do papel social que essas práticas trazem aos envolvidos”.

Essa união dos esportes contribui para fortalecer as parcerias com os setores público e privado, como explica o gerente de esportes da Secretaria Municipal de Educação, Gabriel Vasconcelos. “A ADESIN apresenta as principais demandas para que a Administração possa atende-las. Um exemplo é quando se trata dos espaços públicos desportivos municipais, em que o conserto ou manutenção de uma só quadra pode beneficiar vários esportes que ali são praticados”.

 

Atletismo, vôlei e basquete

Diferentes bairros de Sinop já são beneficiados, por isso, vamos citar alguns dos esportes. O atletismo se destaca no Boa Esperança e adjacentes: está há mais de uma década atendendo crianças a partir dos 7 anos de idade – a maioria em vulnerabilidade socioeconômica. De acordo com o treinador da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), Emerson Rodrigues dos Santos, a escolinha prepara esses jovens para competições em nível regional, estadual e nacional.

“O atletismo é a mãe de todos os esportes, porque auxilia na formação e desenvolvimento de todas as capacidades físicas do ser humano, podendo ser transferida para todas as outras modalidades esportivas”.

O projeto já formou não apenas atletas, mas profissionais que atuam com maestria no mercado, como professores, fisioterapeutas, advogados, dentistas, entre outros. “E mesmo os que não seguiram necessariamente uma carreira acadêmica, trabalham com dignidade e são excelentes cidadãos”, completa Emerson. “O projeto trabalha para diminuir a situação de exposição dos jovens ao mundo do crime e da violência”, emenda.

Outro esporte com relevância social coletiva é o vôlei, cuja escolinha é coordenada pela professora Claodete Hasselstrom Neves. As aulas são realizadas na Escola Estadual Rosa dos Ventos, atendendo meninos e meninas de 11 a 14 anos, entre 17h e 18h, tanto do Jardim Imperial quanto de outros bairros mais afastados.

“É o esporte que vai fomentar aprendizados na vida desses jovens, através de orientação, motivação, superação de desafios e convivência em grupos. O aprendizado pelo esporte vai torna-los adolescentes e adultos mais saudáveis, em todos os sentidos, contribuindo com a sociedade”, afirma Claodete.

E para quem gosta de basquetebol, a escolinha é desenvolvida em parceria com a ADESIN e com a Escola Estadual Olímpio João Pissinatti Guerra. Com o apoio do Rotary Club de Sinop Teles Pires e dos atletas da equipe master, foi possível subsidiar a pintura e reforma da quadra da unidade, além da instalação de uma tabela ‘vitally’ (oficial do esporte). Crianças de 11 a 17 podem participar, sempre das 17h às 18h. Às segundas e quartas são os meninos, e às terças e quintas, as meninas.

No total, entre 30 e 40 jovens participam da escolinha. E os resultados começam a ser colhidos. “Alguns dos nossos alunos vão participar de um campeonato em Primavera do Leste, entre 25 e 27 de agosto, para adolescentes de 12 a 14 anos”, conta a professora Joana de Paula São José, responsável pela escolinha de basquete.

Os exemplos demonstram que a ADESIN veio para somar e fortalecer cada vez mais essa união entre professores e esportes, e o esporte é a principal ferramenta no processo educacional e formação integral do ser humano.  “Queremos resgatar a força das modalidades esportivas em Sinop e contribuir para essa prática através das escolinhas nas extremidades da cidade. Buscamos trazer esse jovem para o convívio social, de uma forma saudável, que com certeza trará frutos como bons atletas”, reforça Elen.

Como isso por de ser feito? Como dissemos nas primeiras palavras do texto, através da união de forças. “Estamos fortalecendo parcerias com empresas, buscando recursos junto ao Ministério do Esporte. Estamos mostrando aos parceiros que subsidiar esses projetos trará um enorme benefício social, pois trazemos os jovens para o mundo do esporte”, conclui a presidente da ADESIN.